[Resolvido] Criar novo usuário pelo shell

Iniciado por cerebro, 19 de Junho de 2012, 13:45

tópico anterior - próximo tópico

cerebro

Olá pessoal, esse é meu primeiro tópico aqui no fórum.
To recém chegado no ubuntu assim como no linux e pelo que li por ai pela net achei mais seguro criar um novo usuário que não possui-se os privilégios que tenho como adm e root, e como estou querendo aprender como o SO funciona para posteriormente me tornar um usuário avançado usei o shell ao invés da interface gráfica, e digitei (logado como root);
sudo useradd novouser
//para criar o novouser
e depois digitei
sudo passwd novouser
// para definir uma senha, isto funcionou blz
e depois
sudo usermod -s /bin/false novouser
//para desbloquear o novouser, também funcionou
seguindo um exemplo que vi na net
So que quando eu reiniciei a máquina e selecionei o novouser e digitei sua respectiva senha aparece uma tela preta muito rápida (aproximadamente 1 s) e volta para a tela de login, nessa tela preta apare algo parecido com; mysql server startap....
obs:
1 Eu tenho o mysql instalado em minha maquina sim.
2 o usuário que eu criei quando instalei meu SO loga normalmente, e é com ele que eu uso e instalei meu MySQL e Apache
3 meu SO ubuntu 11.10
4 não diz que a senha esta incorreta
By Cerebro Vasconcelos

selvaking

Dá uma olhada no manual pois existem dois comandos pra se criar usuário.
1º   useradd
2º   adduser

Este que vc usou só cria o diretório do usuário de for colocado a opção "-m"
Sem diretório do usuário vc não consegue logar no sistema.

vc pode remover este usuário criado e recria-lo novamente com as opções corretas.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

zekkerj

Citação de: cerebro online 19 de Junho de 2012, 13:45
Olá pessoal, esse é meu primeiro tópico aqui no fórum.
To recém chegado no ubuntu assim como no linux e pelo que li por ai pela net achei mais seguro criar um novo usuário que não possui-se os privilégios que tenho como adm e root, e como estou querendo aprender como o SO funciona para posteriormente me tornar um usuário avançado usei o shell ao invés da interface gráfica, e digitei (logado como root);
sudo useradd novouser
//para criar o novouser
e depois digitei
sudo passwd novouser
// para definir uma senha, isto funcionou blz
e depois
sudo usermod -s /bin/false novouser
//para desbloquear o novouser, também funcionou
seguindo um exemplo que vi na net
So que quando eu reiniciei a máquina e selecionei o novouser e digitei sua respectiva senha aparece uma tela preta muito rápida (aproximadamente 1 s) e volta para a tela de login, nessa tela preta apare algo parecido com; mysql server startap....
obs:
1 Eu tenho o mysql instalado em minha maquina sim.
2 o usuário que eu criei quando instalei meu SO loga normalmente, e é com ele que eu uso e instalei meu MySQL e Apache
3 meu SO ubuntu 11.10
4 não diz que a senha esta incorreta

Ele fez exatamente o que deveria ter feito. Afinal você criou um usuário que não pode se logar!!! (*)

A tal tela preta nada mais é que o seu console de texto, que fica "por trás" do console gráfico. Quando a sessão fecha, você vê de relance o console de texto, antes do console gráfico retornar e te pedir um  novo login.

Você quer criar um usuário comum? Apague esse, crie-o novamente com o comando

[]bsudo adduser fulano[/b]

(*) Esse é o objetivo do "sudo usermod -s /bin/false novouser".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

cerebro

Ok, obrigado pessoal o problema foi resolvido, o erro era quê o usuário criado por mim não tinha sua home/ e por isso não logava, (acredito que só por isso).
Como descobri? eu entrei no terminal como root e listei os subdiretório de home/ e não encontrei nenhum com o nome de "novouser" (é claro que eu só fiz isso por causa da ajuda de vocês).
Aí eu criei um novo usuário com o comando adduser e pronto.
Obrigado e até mais.
By Cerebro Vasconcelos