sudo chmod 700 no diretório errado

Iniciado por synamics, 14 de Junho de 2012, 17:05

tópico anterior - próximo tópico

synamics

Galera, não me xinguem por ser burro eu já nasci assim...
:'(
Mas vamos tentar corrigir isso...

Eu executei um chmod 700 */*/*..etc
na pasta do /root e na minha pasta /home

Agora quando ele inicia diz:
"Ubuntu is running in low-graphics mode..."
Provavelmente é porque o usuário não tem acesso ao arquivo do Xorg.

Eu penso que devo "setar" as permissões anteriores mas como fazer isso?
Eu nem consigo shell no sistema, ele "exita" antes de eu conseguir digitar um comando.

Penso que devo colocar um "live cd" e dar um "chroot" e assim "setar" as permissões,
ou até mesmo ir no directório com o "root" do "live cd" e "setar" por ele mesmo sem "chroot".

Oque faço?
Isso seria correto?

irtigor

Não vejo a menor possibilidade desse glob ser expandido pra algo do /etc partindo do /root e /home. Não com o shell/opções padrão.
De qualquer forma, pegue um livecd, no terminal dele rode novamente, mas no lugar do chmod, use ls -l. Salve a lista gerada e aplique as permissões mostradas no sistema instalado.

synamics

Amanhã eu vou conseguir colocar o live cd no pendrive mas eu tenho um live cd do 9.04 Ubuntu aqui e to olhando as permissões...
O negócio é:
Não expandiu para /etc/

Os arquivos que tiveram suas permissões alteradas foram os do /root
as permissões agora são:
todas ou
drwx------ dos diretorios
ou
-rwx------ dos arquivos
Não entendo porque o erro, estou vendo aqui o .bash_history, no mesmo dia (ontem), eu alterei o login.defs, mas nada de anormal nesse arquivo...

irtigor

Não fique preso, achando que aquele chmod foi o culpado. Não parece esse o caso.

synamics

Não sei não em amigo...
Eu não consigo fazer nada no sistema tudo oque eu faço o bash me responde:
Readly only archive ou filesystem não me lembro...
Será que o problema pode estar nessa alteração no login.defs que fiz?

irtigor

Me referia exclusivamente ao problema original "...Provavelmente é porque o usuário não tem acesso ao arquivo do Xorg."

Os arquivos de configuração ficam em /etc, e eu não vejo aquele glob expandindo pro /{,*} nem o /etc{,*}.

Mas duvide de tudo, vai ver você não estava no /root, tinha um alias ou outra coisa que podia interferir configurada, não digitou exatamente o que postou aqui, ou eu estou errado. Confira as permissões dos diretórios padrão.

ls -ld /{*,}

(sistema instalado X livecd/outro sistema funcional)

E reveja as outras coisas que fez. Desfazer tudo é um começo, não aponta o culpado mas elimina o erro (depois é só refazer, prestando atenção em quem causa o problema).