Impressora HP 3050 não instala no Ubuntu 12.04 LTS (resolvido)

Iniciado por Paulo R Silva, 12 de Junho de 2012, 23:43

tópico anterior - próximo tópico

Paulo R Silva

Oi, pessoal, saudações! Seguinte: no início minha impressora hp deskjet 3050 J610, instalou, quase que, automaticamente, via wi-fi no meu Ubuntu 12.04 LTS. Depois, c/ as atualizações, ela parou de funcionar. Então, excluí e reinstalei, mas não funciona mais; só via usb. Rodei um DVD-Live do Caixa Mágica 18 KDE p/ experiência, e, o Sistema a instalou automaticamente via wi-fi. Inclusive, imprimi uma folha p/ testar c/ êxito. Anotei máquina, porta, URL etc., e, inserir esses dados no Ubuntu 12.04. Consegui instalar os drivers hp, mas, ela não responde via wi-fi. Só usb! Tentei também. a segunda opção, inicialmente, via usb, depois, wi-fi, sem sucesso. Depois, via Wine rodando o cd.exe dela. Instalou legal, mas, também., não responde aos sinais. Agora, estou perdidão! Puxa, funcionava legal antes! Alguém pode me dar alguma dica ou orientação! ???
Aguardando,
ATT.
Paulo R Silva

obs: funcionava legal no Ubuntu 11.04. ???

EdvaldoSCruz

Citação de: Paulo R Silva online 12 de Junho de 2012, 23:43
Oi, pessoal, saudações! Seguinte: no início minha impressora hp deskjet 3050 J610, instalou, quase que, automaticamente, via wi-fi no meu Ubuntu 12.04 LTS. Depois, c/ as atualizações, ela parou de funcionar. Então, excluir e reinstalei, mas não funciona mais; só via usb. Rodei um DVD-Live do Caixa Mágica 18 KDE p/ experiência, e, o sistema a instalou automaticamente via wi-fi. Inclusive, imprimi uma folha p/ testar c/ êxito. Anotei máquina, porta, URL etc., e, inserir esses dados no Ubuntu 12.04. Consegui instalar os drivers hp, mas, ela não responde via wi-fi. Só usb! Tentei também. a segunda opção, inicialmente, via usb, depois, wi-fi, sem sucesso. Depois, via Wine rodando o cd.exe dela. Instalou legal, mas, também., não responde aos sinais. Agora, estou perdidão! Puxa, funcionava legal antes! Alguém pode me dar alguma dica ou orientação! ???
Aguardando,
ATT.
Paulo R Silva

obs: funcionava legal no Ubuntu 11.04. ???

Já tentou instalar os drivers dela por aqui: Impressora Multifuncional HP Deskjet 3050 - J610a
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Paulo R Silva

Oi, Edvaldo, seguinte> esse link leva à cx. de ferramentas do hplip. Eu já o tinha instalado pela Central de Programas do Ubuntu e tentado por essa via, sem êxito. Contudo, continuei tentanto, fuçando e acabei encontrando um caminho de instalação via wireless com pleno sucesso. Vou deixar expresso os procedimentos, caso outros colegas de Fórum, precisem.
Há que entrar em "Propriedades de impressora" (no meu caso, já instalada via usb) >  "impressora de rede" e lá, configurar a URL dela que é a seguinte: hp:/net/deskjet_3050_J610 series?ip=10.0.0.101 (ip do meu roteador que é o gateway)). Aí surgem os drivers dela> PPD/File: drv:/hpcups.drv/hp-deskjet-3050-j610-series.ppd, e, o "host name" = ip do roteador em uso. Clicando em "next" e pronto: está instalada essa impressora de rede em modo wireless p/ impressões locais e, ainda, em rede, abrindo o browser. Em "Configurações de Sistema"> impressoras, vamos encontrar os 2 ícones delas. Acabou sendo mole! É só a gente raciocinar e insistir sempre. Linux é aprendizado constante e gratificante! Valeu! Obrigado,
Abrs,
Paulo R Silva  :D :) ;)

eliseu_carvalho

Citação de: Paulo R Silva online 14 de Junho de 2012, 00:25hp:/net/deskjet_3050_J610 series?ip=10.0.0.101 (ip do meu roteador que é o gateway))
Comprei ontem uma dessas, e hoje comprei um novo notebook. Quero configurar a impressora pra que o notebook se conecte a ela via wifi, mas como descubro o endereço do roteador?  ???

Ioca100

"como descubro o endereço do roteador?"
Veja no manual ou pegue pela net, através do fabricante e modelo.
Desculpe-me se não for isso o que vc queria.
Usuário Linux- 449417

eliseu_carvalho

Ficou assim:

hp:/net/deskjet_3050_J610_series?ip=192.168.1.1

Mas ainda não consegui conectar. Como essa impressora HP 3050 tem suporte direto a wifi, creio que ela deva ter um IP próprio.