Como impedir alterações não autorizadas no Ubuntu? E como recuperar o Ubuntu?

Iniciado por linuxsca, 09 de Junho de 2012, 02:16

tópico anterior - próximo tópico

linuxsca

Uso o Ubuntu 12.04 LTS, gostaria de saber se existe algum software ou configuração para o Ubuntu, que só permita fazer alterações no Ubuntu através de apresentação de senha, seja alteração de configurações, ou instalação de software, ou armazenamento de documentos ou arquivos (como fotos, planilhas, documentos de texto e etc.)?

E se há alguma forma de recuperar o sistema operacional, sem o Live CD para não ter que ficar reinstalando o Ubuntu do zero, e tendo que atualizar?

Pois não dá para baixar e gravar um Live CD toda hora que for necessário, além de reinstalar e atualizar demora muito, o que torna difícil uma reinstalação na hora que um computador para ou passa a apresentar mal funcionamento, principalmente para quem precisa do seu computador no dia-a-dia.

Agradeço quem puder me ajudar...

EdvaldoSCruz

Citação de: linuxsca online 09 de Junho de 2012, 02:16
Uso o Ubuntu 12.04 LTS, gostaria de saber se existe algum software ou configuração para o Ubuntu, que só permita fazer alterações no Ubuntu através de apresentação de senha, seja alteração de configurações, ou instalação de software, ou armazenamento de documentos ou arquivos (como fotos, planilhas, documentos de texto e etc.)?

E se há alguma forma de recuperar o sistema operacional, sem o Live CD para não ter que ficar reinstalando o Ubuntu do zero, e tendo que atualizar?

Pois não dá para baixar e gravar um Live CD toda hora que for necessário, além de reinstalar e atualizar demora muito, o que torna difícil uma reinstalação na hora que um computador para ou passa a apresentar mal funcionamento, principalmente para quem precisa do seu computador no dia-a-dia.

Agradeço quem puder me ajudar...

Veja esse tópico, se lhe ajuda: Como bloquear a interface do Ubuntu 11.04 para que ninguém possa desconfigurar

Espero que supra as suas necessidades.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D

e vamos que vamos.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

linuxsca

Olha EdvaldoSCruz eu li o tópico que você me indicou, mas preciso de um software ou uma configuração seja capaz de restabelecer todo o ubuntu ao estado de um sistema recém instalado (Ou seja uma forma de restaurar o Ubuntu, sem ter que desinstalar o ubuntu e instalar novamente e ainda atualizar.). E um software ou uma configuração que solicite senha para realizar qualquer alteração no Ubuntu 12.04 seja salvar ou baixar arquivos ou programas ou alterar qualquer coisa no Ubuntu.

Quanto a aparência do Ubuntu vou tentar fazer o que você me indicou, porque realmente e muito chato desfazer alterações que um desavisado fez na aparência do computador...

EdvaldoSCruz

Citação de: linuxsca online 09 de Junho de 2012, 17:52
Olha EdvaldoSCruz eu li o tópico que você me indicou, mas preciso de um software ou uma configuração seja capaz de restabelecer todo o ubuntu ao estado de um sistema recém instalado (Ou seja uma forma de restaurar o Ubuntu, sem ter que desinstalar o ubuntu e instalar novamente e ainda atualizar.). E um software ou uma configuração que solicite senha para realizar qualquer alteração no Ubuntu 12.04 seja salvar ou baixar arquivos ou programas ou alterar qualquer coisa no Ubuntu.

Quanto a aparência do Ubuntu vou tentar fazer o que você me indicou, porque realmente e muito chato desfazer alterações que um desavisado fez na aparência do computador...

Infelizmente só conheço para restaurar o Cd/DVDLive ou pendrive. No Windows há essa possibilidade ?
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

cajaboy

Citação de: EdvaldoSCruz online 09 de Junho de 2012, 18:27
Citação de: linuxsca online 09 de Junho de 2012, 17:52

Infelizmente só conheço para restaurar o Cd/DVDLive ou pendrive. No Windows há essa possibilidade ?

É tem razão Edvaldo, isso é mais pra windows e o ubuntu não vive com problemas não e em caso de instalar e fazer alterações, só é possível se você der sua senha pessoal do usuário.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5