ATI Radeon HD 5400 Series

Iniciado por radpuga, 08 de Junho de 2012, 21:44

tópico anterior - próximo tópico

radpuga

Boa noite pessoas,

tenho um HP Pavilion dm4 com placas de vídeo ATI Radeon HD 5400 Series (tem a Intel integrada ao processador também). O Ubuntu reconhece que há drivers adicionais (proprietários), mas se eu mando instalar, apesar de funcionar, o Catalyst não abre alegando problema no driver, as configurações feitas com Usettings são "ignoradas" e por fim, acaba que o sistema não fica legal. Baixei o driver direto no site da ATI, instalei o .run e rodei o aticonfig --initial, chequei e vi que ele gerou o arquivo /etc/X11/xorg.con direitinho, porém ao reiniciar o X dá erro e eu tenho que deletar o xorg.conf e aí então o X fica igual à instalação feita pelo próprio Ubuntu, tá instalado mas tá zuado. Alguém aqui já conseguiu instalar esse driver corretamente?

Grato.
"Dados olhos suficientes, todos os erros são triviais."

EdvaldoSCruz

Citação de: radpuga online 08 de Junho de 2012, 21:44
Boa noite pessoas,

tenho um HP Pavilion dm4 com placas de vídeo ATI Radeon HD 5400 Series (tem a Intel integrada ao processador também). O Ubuntu reconhece que há drivers adicionais (proprietários), mas se eu mando instalar, apesar de funcionar, o Catalyst não abre alegando problema no driver, as configurações feitas com Usettings são "ignoradas" e por fim, acaba que o sistema não fica legal. Baixei o driver direto no site da ATI, instalei o .run e rodei o aticonfig --initial, chequei e vi que ele gerou o arquivo /etc/X11/xorg.con direitinho, porém ao reiniciar o X dá erro e eu tenho que deletar o xorg.conf e aí então o X fica igual à instalação feita pelo próprio Ubuntu, tá instalado mas tá zuado. Alguém aqui já conseguiu instalar esse driver corretamente?

Grato.

Veja esse tópico, se lhe ajuda: Não reconhece controladora gráfica Intercalável
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

radpuga

Pelo que li desse tópico e de vários outros tópicos relacionados, não se enquadra ao meu problema. Não estou tendo problemas com a inicialização do Ubuntu devido ao driver, minha VGA padrão é a Radeon, consigo instalar o driver proprietário, mas o mesmo não funciona adequadamente. Vi outro tópico do kriador sobre GPU comutável, meu kernel já é 3.2 e seguinte o script dele, não tenho o diretório do kernel para o vgaswitcheroo (além do que, pelo que li, não tem como usar essa função com driver proprietário). Acho que não me resta opção a não ser usar o driver padrão.
"Dados olhos suficientes, todos os erros são triviais."

Metalbobolic

Aqui está funcionando parcialmente com drivers livre radeon

Parte do meu xorg

Section "Device"
Identifier  "aticonfig-Device[0]-0"
Driver      "radeon"
Option     "AccelMethod" "XAA"
Option     "EnablePageFlip" "true"
Option     "TripleBuffer" "true"
Option     "ColorTiling" "true"
Option     "XAANoOffscreenPixmaps" "true"
BusID       "PCI:1:0:0"
EndSection

brunnux

Citação de: radpuga online 08 de Junho de 2012, 21:44
Boa noite pessoas,

Grato.

Estou tendo exatamente o mesmo problema que você, inclusive minha placa é a mesma, 5400 e Intel. Estou a dias me dedicando a resolver este problema, já segui vários tutoriais e nada. Não tenho nem pista do que possa ser o problema, simplesmente não funciona. Se conseguir me avisa. Caso eu conseguir eu também te aviso.
Siga também estes outros tópicos:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84528.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,101608.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,103589.0.html