Distribuição Linux ultracompacta para netbook com HD de apenas 2GB

Iniciado por eliseu_carvalho, 06 de Junho de 2012, 20:39

tópico anterior - próximo tópico

eliseu_carvalho

Gente, um conhecido meu possui um netbook já meio antigo, com HD (ou seria SSD?) de apenas 2GB (!!!), e está afim de instalar um sistema operacional o mais compacto possível, baseado em Linux, de preferência Ubuntu ou Debian. Alguma sugestão?

OBS.: a única forma de conexão desse netbook é via wifi, portanto, não pode ser o Ubuntu Minimal Install, pois a instalação dele exige conexão cabeada (LAN).

Leandro (Física UFMG)

Estou pensando em comprar um Netbook para as aulas de Física...

(para fazer contas de matemática, para ler arquivos PDF, etc.)

É praticamente indispensável ter um computador compacto... Eu vou comprar novo, mas pensei em comprar usado... não comprei usado porque não vale a pena, novo é melhor e a diferença de preço é pequena.

Eu vou comprar um Asus... muito bom.

Uma distribuição que eu indico é o Fedora, que é mais leve que o Ubuntu...

Eu tenho uma cópia do Fedora 13... é bem leve. A última versão é a 17.

Leandro (Física UFMG)

Citação de: eliseu_carvalho online 06 de Junho de 2012, 20:39
Gente, um conhecido meu possui um netbook já meio antigo, com HD (ou seria SSD?) de apenas 2GB (!!!), e está afim de instalar um sistema operacional o mais compacto possível, baseado em Linux, de preferência Ubuntu ou Debian. Alguma sugestão?

OBS.: a única forma de conexão desse netbook é via wifi, portanto, não pode ser o Ubuntu Minimal Install, pois a instalação dele exige conexão cabeada (LAN).

Uma versão antiga do Fedora... Acho a versão 13 muito boa...

rudregues

Eliseu, dê uma pesquisada pelo puppylinux e pelo slitaz
http://puppylinux.org/main/Overview%20and%20Getting%20Started.htm
http://www.slitaz.org/
Ambos são leves e fáceis de usar, além de bastante atualizados. A instalação limpa do Slitaz por exemplo ocupa por volta de 80MB no HD e do puppy 350MB.
Talvez alguém te recomende DSL ou você encontre-o pela net, mas toma cuidado porque o projeto parou faz anos, num tem uma atualização desde 2008 se não me engano.

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Henrique1977

Eliseu,  eu  já  recomendo  puppy linux  nesse  caso  ou  slitaz. 
rudregues  nem  sabia  que  o  Damm Small Linux (DSL)  estava  com  o  projeto  parado  e  que  não  tinha  atualização  desde  2008.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

eliseu_carvalho

Esse SliTaz eu já tinha visto antes, mas nunca pesquisei mais profundamente a respeito. O Puppy não tem uma boa tradução para português, segundo o dono do netbook relatou.
Eu também dei uma olhada no Peppermint OS, que, segundo consta, é bastante leve e ocupa pouco espaço. Inclusive sugeri essa distribuição para ele.
E aquele Ubuntu Mini Remix?

rudregues

Então Eliseu, no caso do seu amigo o que dificulta é o tamanho do HD, então sugeri as distros minimalistas que conheço e que realmente usam pouco espaço no HD. No caso do peppermint os, o mínimo recomendado é de 2GB http://peppermintos.com/guide/install/ mas é o mínimo, o que vai dar pra fazer se quiser instalar algumas coisinhas a mais? 
Sobre o ubuntu-mini-remix infelizmente não sei nada sobre ele, talvez fosse uma boa você testar no virtualbox ou então falar pra ele testar pra ver.

Citação de: Henrique1977 online 06 de Junho de 2012, 21:54
rudregues  nem  sabia  que  o  Damm Small Linux (DSL)  estava  com  o  projeto  parado  e  que  não  tinha  atualização  desde  2008.
Atenciosamente,  Henrique1977.
Realmente é uma pena isso Henrique, era uma das melhores distros minimalistas para pc's modestos que já conheci. Mas pelo menos alguns desenvolvedores partiram pra um outro projeto interessante chamado "Tiny Core Linux", mestre Morimoto explica bem aqui

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

eliseu_carvalho

Acabei de ver esse Tiny Core Linux. Parece o ideal  ;D
Assim que o cara estiver online de novo, vou mostrar pra ele.