Lançado Caixa Mágica 18 - Ubuntu c/Gnome Shell e s/Unity

Iniciado por abdo, 01 de Junho de 2012, 08:31

tópico anterior - próximo tópico

abdo

Foi lançado o Caixa Mágica 18, excelente distro portuguesa baseada no Ubuntu 12.04 com as seguintes caracteristicas.

- o CM18 é uma versão LTS (acompanhando o Ubuntu terá suporte até mai/2017)
- O CM18 tem o Gnome-Shell como interface padrão não trazendo o Unity (Gnome 3.4.1)  ;D
- Alem da versão do Gnome o CM18 pode ser baixado nas versões KDE/LXDE e Servidor (KDE 4.8.2)
- Todas as versões estão disponíveis em 32 e 64 bits

A nível global o CM18 traz:

- Kernel 3.2.0 (a versão 32 bits traz um kernel PAE, excepto a versão LXDE que é não-PAE para evitar problemas com equipamentos muito antigos);
- LibreOffice 3.5.3;
- Firefox 12;
- Chromium 18.0.1025.168;
- Nova versão do software do cartão de Cidadão Português (para 32 e 64 bits);

O download do CM18 pode ser feito diretamente daqui

O site do CM18 disponibiliza agora uma página aonde você pode instalar alguns aplicativos apenas com um clique, dentre estes aplicativos temos:
- Codecs extras de áudio e vídeo
- Oracle Java 7
- Gimp2.8 - O da janela única
- Firmware para algumas placas de som
Aqui você acessa esta página do CM18

Estou usando o CM18/Gnome em uma das duas partições que tenho em meu netbook e estou satisfeito com o desempenho. Mais rápido do que o Ubuntu com Unity, mesmo utilizando a interface GnomeShell.

Usei um tempo o CM17/LXDE e não me decepcionou, assim creio que o CM18/LXDE tambem deva corresponder.

abcs
abdo

Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

clodoaldops

abdo, eu baixei e instalei o CM18-kde no meu desktop e está muito bom.
Unico ponto negativo é o tal muon, por isso acabdo instalando o synaptic como gerenciador de pacotes.

abdo

Boas Clodoaldo

Eu realmente não sou fã do KDE, acho ele muito poluído (em termos de ter muitos aplicativos) gosto mais de um SO bem "clean".
Uso muito, e gosto do LXDE, por ser leve e rápido, e o CM18 me atraiu por ter a interface Gnome-Shell por padrão.

Gostei do Unity  mas ele é muito pesado, o Gnome Shell responde melhor, no mesmo equipamento e é diferente voce instalar o Ubuntu e depois o Gnome Shell e instalar uma distro pronta com o Gnome Shell.

O CM18 supriu esta deficiência, já que as distros derivadas do Ubuntu, ou adotaram o Unity, ou partiram para os forks do Gnome 2 como o Mate ou ainda alternativas como o Cinamom.

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

clodoaldops

abdo, estou usando o gnome-shell no fedora-17 e realmente está muito mais rápido que o unity do ubuntu e até mais rapido que o shell que tbem instalei no ubuntu.
Eu gostei muito do zorin-lite que é outra distro derivada do Ubuntu com lxde.
Meu note tem ubuntu/unity + fedora/shell + mageia/kde e o fedora é o mais rápido dos tres.

Henrique1977

Bom,  o  Caixa  Mágica  não  têm  em  outro  local  para  baixar  além  do  site  oficial  do  mesmo?  É  que  com  todas  ás  outras  distros  consigo  baixar  a  uma  média  com  240 KB/s,  mas  o  Caixa  Mágica  quando  vou  baixar  do  site  oficial  fica  a  uma  média  de  50 KB/s.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

clodoaldops

henrique1977 , eu baixei meu cm-kde de madrugada pq durante o dia foi impossivel, deixei o pc ligado e fui dormir! :-[

Henrique1977

Citação de: clodoaldops online 03 de Junho de 2012, 15:19
henrique1977 , eu baixei meu cm-kde de madrugada pq durante o dia foi impossivel, deixei o pc ligado e fui dormir! :-[
Comigo  não  importa  se  é  de  madrugada  ou  não.  Fica  na  dita  velocidade  que  citei.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

clodoaldops

CM tem um servidor que não é poderoso como o do ubuntu ou mint por isso na semana de lançamento os downloads ficam lentos como era de se esperar.
Assim temos 2 alternativas: esperar mais uma ou duas semanas ou deixar o download de madrugada como nos velhos tempos da net discada.

EdvaldoSCruz

Veja se resolve esse tópico também: Como instalar o KDE, XFCe, Gnome e Unity, todos junto do ubuntu (qualquer versões)

Depois de instalado e configurado, que é mais rápido, é só desinstalar o que você tiver instalado.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

clodoaldops

Quem deseja usar kde leve e bonito deve instalar o mageia-2-kde que está muito bom!

EdvaldoSCruz

Joseph

O Caixa Mágica está ótimo, gostei muito dele vir com o Gnome 3.4 como padrão, utilizo também o Zorin Linux com o Gnome 2 (Para impressionar meus colegas, pois ele usa o Compiz), ambos derivados do Ubuntu, desde que o Ubuntu começou a usar o Unity, perdi o gosto, acho essa interface do Unity horrível, já são duas versões lançadas, e mais uma em fase alfa, em que não percebí melhoria alguma, a não ser atualizações e mais atualizações, na minha opinião o Ubuntu está se perdendo com essa interface, tem que mudar isso, há tão boas alternativas, como o Projeto Elementary, o Cinnamon, e lógico o Gnome 3.

EdvaldoSCruz

Citação de: Joseph online 03 de Junho de 2012, 16:41
O Caixa Mágica está ótimo, gostei muito dele vir com o Gnome 3.4 como padrão, utilizo também o Zorin Linux com o Gnome 2 (Para impressionar meus colegas, pois ele usa o Compiz), ambos derivados do Ubuntu, desde que o Ubuntu começou a usar o Unity, perdi o gosto, acho essa interface do Unity horrível, já são duas versões lançadas, e mais uma em fase alfa, em que não percebí melhoria alguma, a não ser atualizações e mais atualizações, na minha opinião o Ubuntu está se perdendo com essa interface, tem que mudar isso, há tão boas alternativas, como o Projeto Elementary, o Cinnamon, e lógico o Gnome 3.

É falta de acostumar com os novos lançamentos de coisas novas.

Isso é normal aos seres Humanos.

No Ubuntu Unity, há o Gnome 3,  tendo em vista que ele faz todos os procedimentos como se estivesse o gnome-shell, isso porque estou usando o Ubuntu Unity somente, sem o Gnome-shell graficamente e funciona 100%

Joseph

clodoaldops

Quem deseja Ubuntu com gnome-shell puro ou c/  kde tem no CM uma excelente opção!
Agora se vc deseja ubuntu c/ cinnamon ou mate tem que apelar p/ o LM.