Criar rede wifi com WPA

Iniciado por mekemba, 26 de Maio de 2012, 23:15

tópico anterior - próximo tópico

mekemba

No Ubuntu 12.04 tento criar uma rede wireless segura, mas ele soh me deixa criar rede com WEP
Como tenho que fazer pra criar com WPA ?

zekkerj

Você não cria a rede no Ubuntu, vc cria a rede no roteador --- a menos que esteja tentando criar uma rede AdHoc, e nesse caso você precisa que o driver da placa de rede seja capaz de trabalhar no modo AdHoc com criptografia WPA, o que poucos são capazes.

Mas de qualquer forma, veja no outro tópico que vc abriu sobre a sugestão de fazer uma instalação limpa em sua máquina, e da outra vez usar o driver nativo de sua placa de rede, que é o que vem funcionando com todo mundo aqui...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

sigur

não tem um tal pacote wpa-supplicant? ou coisa do tipo?

zekkerj

Ele faz parte da instalação padrão.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

TEM CERTEZA de que não quer tentar usar os drivers padrão? São três pacotes a instalar, supondo que vc tem outra conexão é um instante...

sudo apt-get install bcmwl-kernel-source
sudo apt-get remove bcmwl-kernel-source
sudo apt-get install b43-fwcutter firmware-b43-installer bcmwl-kernel-source

sudo modprobe -rv b43
sudo modprobe -rv wl
sudo modprobe -v b43

dmesg | tail -20

zekkerj

Parece estranho eu mandar instalar/remover/instalar de novo o pacote bcmwl-kernel-source, mas eu tenho visto que no Ubuntu Precise tem sido comum que esse pacote só funcione na segunda vez em que é instalado...

mekemba

Sim, o wpa-supplicant vem instalado por padrão, porém ele só habilita vc usar o WEXT com o wicd. Se selecionar o nl80211, que é o mais novo,  não conecta.
E sim, eu queria fazer uma rede ad hoc entre netbooks
E como o vascaino falou, parece que o drive que vem no Ubuntu não funciona mesmo. Vc ativa ele e nada. Porém na segunda instalação ele funciona.

zekkerj

Isso só é necessário no Ubuntu 12.04 Precise... nas versões anteriores não há essa necessidade.