Utilizar duas placas de rede

Iniciado por tfsone, 23 de Maio de 2012, 09:52

tópico anterior - próximo tópico

tfsone

Olá, tudo bem?

Sei que o título do tópico sugere assuntos já abordados no fórum mas, enquanto pesquisei, percebi que as perguntas relacionadas ao assunto partiam da iniciativa de criar um servidor. No meu caso é uma máquina cliente onde tenho acesso à rede interna e, através de outra placa, acesso à internet.

Preciso tirar a dúvida sobre como configurar tanto para acessar a rede interna quanto para navegar ao mesmo tempo, sem precisar desconectar uma placa de rede no Network Manager.

Em primeira tentativa, deixei tudo em DHCP (e ambas as conexões funcionam normalmente assim salvo quando as duas estão ativas. Se desativar uma, a outra funciona normalmente). Tentando uma segunda vez, coloquei IP fixo para a rede interna e mesmo assim não consegui acessar a internet através da outra placa (a rede interna tem limitações por proxy).

Então, a minha dúvida é esta: O que fazer para, com as duas placas ativas, ter acesso tanto à rede interna quanto à internet.

Grato.

Tota

Olá,

Citação de: tfsone online 23 de Maio de 2012, 09:52
percebi que as perguntas relacionadas ao assunto partiam da iniciativa de criar um servidor

Se sua maquina tem duas placas de rede e elas farão funções independentes, esta máquina já é um servidor.

Para maior visualização do forum estou movendo para => Internet, Redes e Segurança

[]'s

zekkerj

Citação de: TotaSe sua maquina tem duas placas de rede e elas farão funções independentes, esta máquina já é um servidor.
Hmmmm... não é bem assim não, Tota. "servidor" é uma máquina que executa serviços pra outras máquinas. O que ele quer fazer é uma "estação multi-homed".

Não é muito simples de fazer não... uma coisa é certa: você não pode ter as duas placas em dhcp --- pelo menos uma delas vai ter de ter ip fixo. Também não pode ter as duas placas na mesma sub-rede, ou o computador não vai saber qual das duas usar pra cada acesso.

Vou precisar de mais informações das duas redes, pra poder te recomendar como proceder. Execute os comandos abaixo com as duas redes conectadas e cole o resultado aqui.

ifconfig -a
route -n
cat /etc/resolv.conf
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D