Xubuntu e um sistema operacional?

Iniciado por kilerbin, 19 de Maio de 2012, 04:34

tópico anterior - próximo tópico

kilerbin

estou com essa duvida ??? pra instalar o Xubuntu e preciso ter linux, o meu sistema atual e o Windows Xp e quero trocar pra um sistema ainda mais leva voces poderia min ajudar? desculpe se postei no lugar errado sou novo no forum

alersson

sim, o xubuntu é um sistema operacional.
antes de instalar o xubuntu, eu recomendaria que você fizesse um backup de todos os arquivos que achar importante(grave em dvd, pendrives ou use um serviço online como o ubuntu-one ou dropbox)

aqui tem um tutorial de como instalar o ubuntu:
http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-12-04-precise-pangolin-e-primeiros-passos
é praticamente a mesma coisa que a instalação do xubuntu
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

Adriano R.N.

Vamos lá...
O Xubuntu é o Ubuntu com o ambiente de trabalho xfce, (por padrão o Ubuntu usa gnome3+unity).

Diferente do windows no gnu/linux você pode usar diversos ambientes de trabalho, kde, gnome 2.x, gnome-shell, gnome+unity, mate, cinamon, openbox, xfce, lxde.....

O Ubuntu é uma distribuição gnu/linux, não tem nenhuma relação com o windows, muita coisa é diferente, a forma de instalar programas  e a segurança principalmente.

Te aconselho a:
1º pesquisar um pouco mais antes de sair instalando.
2º veja também vídeos no youtube.
3º Baixe e grave num cd ou pendrive de boot o ubuntu, faça testes sem instalar no pc. (isso mesmo você rodará o sistema operacional inteiro só no cd ou pendrive).

Lembre-se que você não começou com o windows do dia para a noite, teve uma curva grande de aprendizagem, logo, não espere que seja diferente no mundo gnu/linux.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

garfo

Xubuntu é uma das várias, milhares de, distros linux. Tem o Lubuntu também, que é ainda mais leve.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Adriano R.N.

Boa sorte e Muito AXÉ!!!

kilerbin

Citação de: alersson online 19 de Maio de 2012, 05:03
antes de instalar o xubuntu, eu recomendaria que você fizesse um backup de todos os arquivos que achar importante(grave em dvd, pendrives ou use um serviço online como o ubuntu-one ou dropbox)

http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-12-04-precise-pangolin-e-primeiros-passos

Pessoal obrigado a todos, ja entedi e tenho certeza de que quero ter uma experiencia com o Ubuntu, to baixando o Xubuntu aki que e 676 mb, depois vou gravar no pendrive pq meu notbook nao tem entrada pra cd/dvd e ai vou instalar.

EdvaldoSCruz

Citação de: kilerbin online 19 de Maio de 2012, 14:14

Pessoal obrigado a todos, ja entedi e tenho certeza de que quero ter uma experiencia com o Ubuntu, to baixando o Xubuntu aki que e 676 mb, depois vou gravar no pendrive pq meu notbook nao tem entrada pra cd/dvd e ai vou instalar.

Não precisa baixar tudo isso e sim só fazer como digo nesse tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,94849.msg521350.html#msg521350
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

alexandrerio

Eu baixei a isso do Xubuntu e formatei meu HD que estava com o Ubuntu 12.04 e instelei o Xubuntu do zero e tá show, voado. Estou muito feliz com o meu Xubuntu nem tenho vontade testar outras distros.

EdvaldoSCruz

Citação de: alexandrerio online 19 de Maio de 2012, 14:28
Eu baixei a isso do Xubuntu e formatei meu HD que estava com o Ubuntu 12.04 e instelei o Xubuntu do zero e tá show, voado. Estou muito feliz com o meu Xubuntu nem tenho vontade testar outras distros.

Eu pensava assim também em não testar outras distros, ma é melhor mesmo experiencia em certas coisas da vida.

Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

kilerbin

Citação de: EdvaldoSCruz online 19 de Maio de 2012, 14:21
Citação de: kilerbin online 19 de Maio de 2012, 14:14

Não precisa baixar tudo isso e sim só fazer como digo nesse tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,94849.msg521350.html#msg521350

amigo eu quero instalar o sistema operacional em si, o Xubuntu eu nao Tenho Ubuntu no meu Notebook, por isso nao quero instalar a area de trabalho Xfce, min corrija se eu estiver errado e desentendido.

Adriano R.N.

Você está no caminho certo. Baixe a .iso do xubuntu, crie um pendrive de boot e teste muito antes de instalar.
Para criar o pendrive de boot, veja no link:
http://ubuntued.info/3-maneiras-de-instalar-o-ubuntu-atraves-duma-pen-usb

Na última dica fala de como criar no windows.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

alexandrerio

Citação de: EdvaldoSCruz online 19 de Maio de 2012, 14:37
Citação de: alexandrerio online 19 de Maio de 2012, 14:28

Eu pensava assim também em não testar outras distros, ma é melhor mesmo experiencia em certas coisas da vida.

É que eu gosto de um sistema que me atenda, ver meus filminos, digitar meus textos, planilhas, apresentações, músicas, baixar tranqueiras da net, gimp e Inkscape etc...se eu tiver um sistema que me atenda nisso de formar simples não mudo e no meu caso encontrei um que faça isso tudo e mais sendo robusto e leve e o grande detalha sem ter nada pirata em todo o meu HD.

kilerbin

Citação de: Adriano R.N. online 19 de Maio de 2012, 15:37
Você está no caminho certo. Baixe a .iso do xubuntu, crie um pendrive de boot e teste muito antes de instalar.
Para criar o pendrive de boot, veja no link:
http://ubuntued.info/3-maneiras-de-instalar-o-ubuntu-atraves-duma-pen-usb

Na última dica fala de como criar no windows.

obrigado Adriano R.N. voce pode min informar se e possivel eu instalar o Xubuntu e depois de instalar apagar o windows xp?

alexandrerio

Se você não for mais usar o windows na hora da instalação formata a partição onde se encontra o windows e instalar o Xubuntu, mas não se esqueça de fazer o backup.

Mas caso queira remover depois pode também com um particionador particionador.

Adriano R.N.

Recomendo que ao instalar solicite a opção lado a lado, com isso você terá os dois sistemas na sua máquina.
Agora se quer remover de vez o windows, é só mandar usar o disco inteiro. (lembre-se de copiar todos os seus arquivos pessoais para um dispositivo seguro).

Os camaradas lhe indicaram vários link's, leia-os. Conheça melhor o gnu/linux, veja o processo de instalação, conheça nossos pontos fracos (jogos, driver proprietário para certos hardwares, instalação de aplicativos fora dos repositórios...)

Se você sobreviveu ao windows até hoje, não tem porque ter pressa, uma migração consciente será o melhor para você. Estamos aqui para contribuir no máximo de nossos conhecimentos, mas tenho certeza que você sentirá falta de algum aplicativo do windows que não tem no linux, ou tem mas é muito diferente. Acredite... você sairá da zona de conforto, e isso não é fácil.

Não estou desmotivando-o, apenas quero ser realista.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!