É necessaria a instalação de Antivirus

Iniciado por FeUnix07, 17 de Maio de 2012, 21:17

tópico anterior - próximo tópico

FeUnix07

Olá pessoal, estou com uma dúvida cruel: instalei o ubuntu 12.04 há pouco tempo atrás e não tenho muita intimidade com esse sistema operativo, tenho ele em dual boot com o winXP e, já ouvi muitos usuarios de Linux dizer que o sistema é seguro e não há a necessidade da instalação de programas antivirus. Outras já dizem que se há o windows em dual boot é bom instalar um antivirus, então o que devo fazer, instalar ou não instalar o tal antivirus? AH!!! ouvi falar que o Ubuntu já vem com firewall, mas não vem habilitado como faço pra habilitar? o firewall também se faz necessario pra uma rede residencial ou também é desnecessario? (o antivirus que pretendo instalar no Ubuntu é o AVG, pois já tenho ele instalado no winXP e me dou muito bem com ele) Grato  ;)

zekkerj

Pelo Amor de Deus,

Mesmo com a gente falando e repetindo que não há nenhuma necessidade de antivírus, você ainda tem "dúvida cruel"???

Cara, você quer instalar o antivírus, instala. Vai ser inútil, mas você não se convence com o que a gente fala...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Henrique1977

Olá,  FeUnix07,  não  há  nenhuma  necessidade  de  se  usar  antivírus  no  linux.  Não  precisa  se  preocupar  com  isso  no  linux.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

haereticus

Citação de: FeUnix07 online 17 de Maio de 2012, 21:17
Olá pessoal, estou com uma dúvida cruel: instalei o ubuntu 12.04 há pouco tempo atrás e não tenho muita intimidade com esse sistema operativo, tenho ele em dual boot com o winXP e, já ouvi muitos usuarios de Linux dizer que o sistema é seguro e não há a necessidade da instalação de programas antivirus. Outras já dizem que se há o windows em dual boot é bom instalar um antivirus, então o que devo fazer, instalar ou não instalar o tal antivirus? AH!!! ouvi falar que o Ubuntu já vem com firewall, mas não vem habilitado como faço pra habilitar? o firewall também se faz necessario pra uma rede residencial ou também é desnecessario? (o antivirus que pretendo instalar no Ubuntu é o AVG, pois já tenho ele instalado no winXP e me dou muito bem com ele) Grato  ;)

Quando vier para o mundo linux esqueça os virus lá no windows;  ;D
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

rjbgbo

Citação de: zekkerj online 17 de Maio de 2012, 22:47
Pelo Amor de Deus,

Mesmo com a gente falando e repetindo que não há nenhuma necessidade de antivírus, você ainda tem "dúvida cruel"???

Cara, você quer instalar o antivírus, instala. Vai ser inútil, mas você não se convence com o que a gente fala...

há 487.000 tópicos nesse fórum falando sobre a falta de necessidade desse uso no linux. bastava pesquisar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

NexusX

Cara só uso o Anti-vírus para escanear a partição do Windows, fora isso ele é desnecessário só fica ocupando espaço no HD.
A respeito do Firewall de uma pesquisada no Fórum que você acha "foi assim que achei".
Notebook Dell INSPIRON 1545  - Core 2 Duo 2.20 GHz / 3Gb RAM DDR2 / HD 500 Gb / Xubuntu 12.04

garfo

Já que você tem uma partição Windows, então é melhor instalar um mesmo. Se fosse só o Ubuntu no HD, não haveria necessidade nenhuma.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

rodrigo.miguel

Sobre vírus: só é necessário para scanear arquivos do Windows.

Exemplo: se você quiser scanear um arquivo antes de mandar pra alguém que você sabe que vai abrir no Windows, etc.

Sobre o FireWall, instale o gufw. É tudo o que você precisa pra ficar seguro - desde que você não instale por contra própria algum script malicioso...

FeUnix07

Valeu rapaziada, por terem me esclarecido essa duvida. Peço desculpas pra alguns usuarios que já se sentem ofendidos com esta pergunta de antivirus no Linux, mas é que eu migrei pro Linux a pouco tempo, então usando o Windows há muito tempo agente acaba ficando neurotico com a  questão de segurança de dados e etc.