Servidor IBM RS/6000 F50

Iniciado por Vitor Oliveira, 14 de Maio de 2012, 22:57

tópico anterior - próximo tópico

Vitor Oliveira

Olá caros amigos, boa noite.

Recentemente o "patrão" ganhou esse Servidor da IBM RS/6000 F50 e até agora tá lá na empresa parado sem nenhuma utilidade. Não entendo muito desse tipo de servidor e gostaria de colocar ele pra funcionar.

Agora, eis a questão, o que posso fazer com ele? Ele aceita Windows e Linux, como uma máquina normal ou não? O que posso rodar nele? Tem bastante potência, é "forte"?

Desde já agradeço.

Fico no aguardo.

Vitor

cpaynes

Ola amigo.

Esses servers são bem velinhos! se não me engano foram fabricados la por 91/92...
Acredito que você não vá conseguir muita coisa com ele.
A IBM nunca foi forte em questões de HW, hoje com BI ela tem um grande potencial!

zekkerj

Vitor, vc consegue uma descrição do hardware dessa máquina?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Tota

Ola

CitarThe Model F50 server base offering includes a 166MHz PowerPC 604e processor, 128MB of Error Checking and Correcting (ECC) SDRAM memory (expandable to 3GB), 32KB of both instruction and data Level 1 (L1) cache, an ECC X5 L2 cache comprised of 256KB per processor in an 8-Way Set Associative implementation, a 4.5GB SCSI-2 Fast/Wide disk drive, dual integrated SCSI-2 Fast/Wide controllers, an Ethernet** 10Base5/T controller, an 8X CD-ROM, and a 3.5-inch diskette drive. Its SMP design allows easy expandability through the addition of a second, third or fourth 166MHz processor each with its own L1 and L2 cache.

The Model F50 includes a 1-2 user, full function AIX Version 4.2.1 package at no additional charge.

http://www-01.ibm.com/common/ssi/cgi-bin/ssialias?infotype=dd&subtype=sm&appname=pseries&htmlfid=897/ENUS7025-F50

Como pode ver em negrito, ele jä vem com Unix instalado. Mantenha o sistema e experimente atualizar o kernel e um ou outro pacote.

Se ele tiver apenas um processador power Pc com 166 mHz e 128 megas de ram vai ser osso...

-------------------------------------------------------------------

Para um servidor, na boa, só para descontrair (perco o amigo mas não a piada...):

Citação de: Vitor Oliveira online 14 de Maio de 2012, 22:57
Agora, eis a questão, o que posso fazer com ele?

Pode usar para segurar a porta ou como peso de papeis.  ;D

O que posso rodar nele?

O AIX/Unix que veio nele  ::)

Tem bastante potência, é "forte"?

O gabinete dos IBM são bem fortes.  ;D

-------------------------------------------------------------------

Para "brincar" dá para colocar o Ubuntu para power Pc com LXDE ou XFCE.

Para "trabalhar" ele pode servir como firewall e/ou um servidor de e-mail aí na empresa instalando mais uma placa de rede nele.

[]'s

Movido para a sessão => Café com Ubuntu

Vitor Oliveira

Olá amigos, bom dia.

Pelo jeito não vai ter muita serventia esse "caixote" que já é bem velhinho né.....rsrsrsr....

Como eu não entendo muito desse tipo de máquina, não sei lhes dizer a configuração exata, mas pelo que vi ele todo o hardware dele é em formato de placas que se encaixam na placa mãe.

Tem duas placas de processador, uma placa de memória que pelas minhas contas da 1 GB, deve ter uns 10 HD SCSI de 10 GB no máximo cada um, leitor de cd, disquete, portas e conectores padrão, e é muuuuiiiiiittttooooo pesado, e pões pesado nisso, pelo amor de Deus.....

Quanto ao Sistema Operacional dela, vocês me disseram que ele já um vem com LINUX, certo? Não dá pra trocar, colocar outro? Tipo instalar um server da vida só pra ver como que funciona?? E o processador dele, alguém sabe me dizer qual a velocidade?

Obrigado a todos.

Até mais.

Vitor.

Tota

Ola

Eu não disse que vem com Linux, eu disse ( aliás a IBM disse) que ele vem com o Unix AIX, são sistemas diferentes. AIX é pago e é Unix. Linux ( Linux Is Not Unix ).

Eu disse também que dá para instalar mas voce tem que baixar para arquitetura Power Pc.

Acho que voce pode não ter visto, então vou duplicar:
Citar166MHz PowerPC 604e processor

Traduzindo: Processador Power Pc 64 bits com velocidade de 166MHz. ( Lembra dos Pentium3 que tinham 166 MHz ? é quase isto, um pouco melhor, mas quase isto.)

[]'s

zekkerj

Se for pesado igual aos IBM XSeries 236 que temos lá no serviço... 40Kg ou mais, cada.  Duas fontes de 1,5KVA cada... 8 ventoinhas... tivemos vários incidentes de tomadas derretidas, quando a sala do datacenter esquentava. Imagine seis servidores desses, com as ventoinhas à toda [o barulho insuportável], puxando 3KVA cada um...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Vitor Oliveira

Olá, boa noite.

Com relação a esse servidor da IBM RS/6000 F50 acho que vou deixar ele quetinho do jeito que tava mesmo....rsrsrsrsr.... não vai me trazer grandes possibilidades de implantar ou experimentar novos recursos aqui no serviço.

Agora, tem também outros dois servidores da IBM um o "8668-21x" e o "outro 8658-51y", o primeiro com 2 processadores e o segundo com um só, mas ambos com pentuim III 900 MHz e 1,2 MHz. Utilizam memória dimm e hd scsi. Será que consigo rodar um servidor de TS com eles? Acho que a memória é  o que "peca" na história, 512 MB somente.

Será que posso colocar outros pentes qualquer ou tem que ser específico para estes servidores?... tipo memórias da própria IBM e tal... me parece que as memórias são ECC.

Obrigado a todos.

Até mais.

Vitor.