Qual o upgrade ideal para essa máquina rodar bem o Unity?

Iniciado por fatecano, 12 de Maio de 2012, 17:22

tópico anterior - próximo tópico

fatecano

Olá Ubuntuntistas, tudo bem?

Tenho uma máquina antiga e que rodava razoavelmente bem no Gnome clássico mas no Unity ela fica muito lenta.
Foi assim no Ubuntu 11.10 e está sendo até pior no 12.04 LTS.

Como a máquina é antiga e o dinheiro está curto, estou pensando em gastar até no máximo R$ 200,00 nela para deixar minimamente "usável".

O que vocês sugerem, levando em conta as características abaixo e as do Ubuntu 12.04 LTS, já que no Windows 7 Professional ela roda bem?

-Computer-
Processor              : 2x Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.06GHz
Memory         : 993MB (481MB used)
Operating System   : Ubuntu 12.04 LTS
HD                    : ATA SAMSUNG HD082GJ

-Display-
Resolution               : 1280x1024 pixels
OpenGL Renderer   : Gallium 0.4 on llvmpipe (LLVM 0x300)
X11 Vendor      : The X.Org Foundation

-Multimedia-
Audio Adapter      : VIA8237 - VIA 8237

-BIOS-
Date                      : 06/26/2007
Vendor         : American Megatrends Inc. (www.ami.com)
Version         : 080012

-Board-
Name         : P4M800PRO-M
Vendor         : ECS

Estava pensando em colocar dois pentes de RAM (2 x 1GB ou 2 x 2GB), mas nem sei se ela suporta.

Embora um HD espaço seja bom, o que me importa de verdade é que a máquina não continue lenta do jeito que está.

O uso dela é bem básico: navegar na internet, música, filmes, LibreOffice e coisas do tipo.

[ ]'s

niquelnausea

não tenho grandes conhecimentos técnicos, mas meu palpite é memoria. sugeriria também diminuir a resolução para 1024x768, num pc antigo meu isso ajudou bastante.

fatecano

Vou fazer algumas perguntas estupidas, mas é que não entendo quase nada de hardware.  ;D

A memória RAM que eu tenho instalada no slot #1 é uma DDR2 1024MBytes (333 MHz).
Será que tem como colocar essa outra no slot #2?
Memória 1024MB DDR2 533 Mhz

Quanto a Placa Gráfica, tenho essa aqui:

Monitor
   Nome   L1753T em Standard VGA Graphics Adapter
   Resolução usada   1280x1024 pixels
   Resolução de trabalho   1280x984 pixels
   Estado   activar, primário, Dispositivos de saída suportados
, Compatibilidade VGA
   Largura do monitor   1280
   Altura do monitor   1024
   Monitor BPP   32 bits por pixel
   Frequência do monitor   1 Hz
   Dispositivo   \\.\DISPLAY1\Monitor0
Standard VGA Graphics Adapter
   Tipo de memória   2
   Versão da driver   6.1.7600.16385

Será que essa outra seria compatível ou não tem nada a ver?

Placa de Vídeo VGA EVGA 512MB 8400GS DDR3 PCI-E 512-P3-1300-LR

fatecano

Citação de: niquelnausea online 12 de Maio de 2012, 17:59
não tenho grandes conhecimentos técnicos, mas meu palpite é memoria. sugeriria também diminuir a resolução para 1024x768, num pc antigo meu isso ajudou bastante.

niquelnausea, acabei de reduzir a resolução de 1280x1024 para 1024x768, mas a tela ficou toda desfigurada.  :-\

niquelnausea

fatecano

Citarda uma olhada http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Placa-Mae-ECS-P4M800PRO-M/1260

Opa! Obrigadão pelo link niquelnausea!

Ele está sendo bem útil aqui.  ;)

Pelo o que entendi até agora, ela aceita DDR 533 sim e, portanto, aceitaria essa memória sim.

Será que a diferença de frequência entre o pente que já tenho de 333 MHz e o de 533 MHz (que estou pensando em comprar) daria algum problema?
Como essa ECS-P4M800PRO-M só suporta 2 gigas de RAM, eu evitaria comprar os dois de 533 MHz e sim apenas um.

Se o slot da minha placa-mãe é AGP, então a placa em oferta não seria compatível, pois ela é PCI.
Correto?
Então essa VGA Zogis 256MB GeForce FX5500 AGP - ZO55-DAGP seria compatível?

Será que 256 MB não é muito pouco para o Unity?

Não sou fan de games, mas as vezes assisto filmes/documentários.

fatecano

Citartalvez uma placa de video off board possa te ajudar também

Não entendi essa parte ...  ;D

Vou dar uma pesquisada nisso e depois volto aqui.

Edit:

Aahh taaa ... entendi!  :D

Placas de vídeo em AGP ou PCI são placas off board.  ;D

Sim, a minha ideia seria comprar uma placa dessas pra ver se melhora alguma coisa.

Só que ainda não sei o que é mais importante para o Unity: RAM ou vídeo.

eliseu_carvalho

Tenho impressão de que a questão principal aí não é exatamente a placa de vídeo. No meu PC de mesa uso tranquilamente o Unity 3D num dispositivo de vídeo onboard (Intel G33).
Vejo que o principal aí é memória RAM. Um mínimo de 2GB é o recomendado para a interface Unity 3D (se for Unity 2D, o mínimo é 1GB). Mas isso também depende de outro fator: o tipo de memória RAM que a placa-mãe aceita. Até onde eu lembro, pentes de 2GB são DDR2; já os de 1GB podem ser encontrados tanto como DDR quanto DDR2, aí teria que abrir o PC e ver qual o tipo exato suportado, ou então digitar o seguinte no terminal:

sudo dmidecode --type 17

e, na lista de dados, procurar por "Type:" e ver o que consta lá.

fatecano

CitarVejo que o principal aí é memória RAM. Um mínimo de 2GB é o recomendado para a interface Unity 3D (se for Unity 2D, o mínimo é 1GB).

Uso o Unity 2D com 1 GB de RAM e mesmo assim é uma lerdeza.

CitarMas isso também depende de outro fator: o tipo de memória RAM que a placa-mãe aceita. Até onde eu lembro, pentes de 2GB são DDR2; já os de 1GB podem ser encontrados tanto como DDR quanto DDR2 ...

A que tenho na minha máquina é essa aqui:

CitarA memória RAM que eu tenho instalada no slot #1 é uma DDR2 1024MBytes (333 MHz).
Será que tem como colocar essa outra no slot #2?
Memória 1024MB DDR2 533 Mhz

De qualquer forma, a saída do comando sudo dmidecode --type 17 é essa:

rodrigo@notebruik-desktop:~$ sudo dmidecode --type 17
[sudo] password for rodrigo:
# dmidecode 2.11
SMBIOS 2.3 present.

Handle 0x002B, DMI type 17, 27 bytes
Memory Device
Array Handle: 0x0029
Error Information Handle: Not Provided
Total Width: 64 bits
Data Width: 64 bits
Size: 1024 MB
Form Factor: DIMM
Set: None
Locator: DIMM0
Bank Locator: BANK0
Type: SDRAM
Type Detail: Synchronous
Speed: Unknown
Manufacturer: Manufacturer0
Serial Number: SerNum0
Asset Tag: AssetTagNum0
Part Number: PartNum0

Handle 0x002D, DMI type 17, 27 bytes
Memory Device
Array Handle: 0x0029
Error Information Handle: Not Provided
Total Width: Unknown
Data Width: Unknown
Size: No Module Installed
Form Factor: DIMM
Set: None
Locator: DIMM1
Bank Locator: BANK1
Type: Unknown
Type Detail: Unknown
Speed: Unknown
Manufacturer: Manufacturer1
Serial Number: SerNum1
Asset Tag: AssetTagNum1
Part Number: PartNum1

rodrigo@notebruik-desktop:~$

eliseu_carvalho

Citação de: fatecano online 12 de Maio de 2012, 20:39Uso o Unity 2D com 1 GB de RAM e mesmo assim é uma lerdeza.

Pode não ser a interface em si, mas um bocado de processos sendo executados junto com o sistema. Já instalei o Ubuntu 12.04 com Unity 2D num PC de 512MB de RAM e não ficou tão lento assim.

linuser104

Como não sou muito entendido em harware também não me sinto muito a vontade de lhe sugerir algo, mas lembrando que você informou que seu limite é dinheiro, como a maioria dos brasileiros incluindo eu hehehe, é melhor tentar primeiro o aumento da memória ram para 2GB e caso continue com desempenho ruim, aí você pode tentar uma placa de vídeo OffBoard.

Para mim o problema é a tríade: Memória Ram, placa de vídeo e Processador. Sendo que a ordem de importância é essa aí para resolver seu problema, primeiro a ram, depois a placa de vídeo e por fim o processador. Creio que até a placa de vídeo seu problema se não tiver sido 100% resolvido, terá sido amenizado e muito.

Aqui tenho apenas 2GB de ram e o Unity 3D funciona muito bem, agora minha placa de vídeo é Intel onboard e o processador é um Core2 Duo.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

jkmsjq

CitarA P4M800PRO-M é uma placa bastante básica, com recursos simples, para processadores  Intel. Apesar de certas vantagens, como a possibilidade de usar memórias DDR ou DDR2 e o suporte a processadores com barramento de 1.066 MHz e de dois núcleos, a falta do dual channel é um grande entrave ao bom desempenho de um computador.

Primeiro problema, essa motherboard ela aceita apenas simples channel, o que reduz drasticamente o rendimento da máquina.
Exemplos de preços da memória RAM 533

CitarO fato de ser uma placa baseada no barramento AGP é outro complicador, pois num futuro bem próximo, placas de vídeo atuais baseadas nesse tipo de slot serão bastante raras, o que reduz a capacidade de atualização futura.

Outro complicador é esse barramento AGP, está defasado a pelo menos 08 anos.
Um exemplo de placas de vídeos AGP seriam essas
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

niquelnausea

uma placa de vídeo dedicada vai te ajudar bastante, até mais do que a memoria ram, já que a carga em cima do processador vai diminuir bastante, quanto a quantidade de espaço nem se preocupe muito, nunca usei 256mb da minha placa de vídeo, o problema é o barramento agp. assim como o jkmsjq disse, essa placa não suporta dual channel, sendo assim seria melhor usar dois pentes 533mhz, por que mantendo o pente 333mhz, se colocar outro 533mhz ele vai operar a 333mhz.
já pensou em usar outros ambientes gráficos (gnome 3 é pesado) ou até em outras distros? existem alguns tutoriais aqui que podem te ajudar a deixar o sistema mais leve também (por exemplo, tem um tutorial do galactus sobre como dar uma tunada no ext4 que poderia te ajudar bastante).