Linux vs. Computação nas nuvens

Iniciado por LeandroTelesRocha, 07 de Maio de 2012, 10:23

tópico anterior - próximo tópico

LeandroTelesRocha

Não sei se vocês sabem, mas o plano da Microsoft e principalmente do Google é o uso dos computadores pessoais PC apenas como terminais... tudo será online, "nas nuvens"...

O Panda já lançou um antivírus nas nuvens... gratuito. É sempre assim, começa gratuito, depois não é mais. Já existem diversos serviços gratuitos do Google... tanto o Google quanto a Microsoft possuem suas versões do Office (Word, Excel, Power Point, etc.) nas nuvens.

É bom abrir os olhos... Muito bonitinho a Red Hart lançar o Fedora, gratuito, o Google lançar o Android, gratuito, etc. Isso sem falar nos navegadores, Chrome, Mozilla, etc.

Eu acho, sinceramente, que um governo, como o da Venezuela, lançar sua própria versão do Linux, é uma estratégia de segurança nacional. O Linux é a única saída - para o cidadão comum - ficar longe dessas empresas. Mas as pessoas são tão idiotas, tão imbecis, que criam contas no Orkut e no Facebook. Nem o povo estadunidense - que é um povo alienado - é tão estúpido quanto o povo brasileiro.

Meu conselho: utilizar cada vez mais Software Livre.

eliseu_carvalho

Tem um derivado do Ubuntu que já segue esse caminho de computação nas nuvens, que é o JoliOS. O usuário "garfo" pode falar melhor a respeito.
O que eu sei é que, pra poder usar o sistema, tem que ter conta no Facebook. Uma vez feito o login, todos os programas previamente instalados voltam automaticamente.

rjbgbo

Citação de: LeandroTelesRocha online 07 de Maio de 2012, 10:23
....

Eu acho, sinceramente, que um governo, como o da Venezuela, lançar sua própria versão do Linux, é uma estratégia de segurança nacional. O Linux é a única saída - para o cidadão comum - ficar longe dessas empresas. Mas as pessoas são tão idiotas, tão imbecis, que criam contas no Orkut e no Facebook. Nem o povo estadunidense - que é um povo alienado - é tão estúpido quanto o povo brasileiro.

....

me parece que esses tópicos de tendências a debates políticos, não estão de acordo com as regras do fórum: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html

Citação de: LeandroTelesRocha online 07 de Maio de 2012, 10:48
Sou 100% contra computação nas nuvens.

.........

Eu sou a favor, o que precisa é o usuário ter consciência do que e como vai 'compartilhar' algo nas nuvens. E em caso de empresas, governos... existem meios técnicos para o cloud computig privativo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

agente100gelo

O Google e a Microsoft querem impor isso, como sempre fizeram. Acho que o uso da "computação nas nuvens" deve ser uma escolha pessoal e não uma imposição.

Não concordo. A MS saiu atrás e incentivas "as nuvens" por interesse de mercado.
Eu já não vivo profissionalmente sem o Dropbox, Gmail e Google Docs.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

garfo

De novo isso, cara?

Basicamente se você não tem nada a esconder (virtualmente), não precisa ficar com medo da computação nas nuvens. E sim, eles guardam muitas informações suas nos servidores deles. Você usa o Gmail? Ou o Hotmail? Pois bem, é capaz de já saberem onde você mora, quais são os conteúdos dos seus emails, pra quem você os manda, quem os recebe, etc. Ora, o próprio buscador Google é um exemplo: eles têm o histórico de *tudo* que você buscou no site, e usando dessas informações já dá pra saber seus gostos pessoais; o que você gosta ou odeia. Isso te assusta? A mim não. Se te assusta (pelo jeito sim), então é melhor se desconectar *agora* da internet e nunca mais usa-la, pois suas informações já estão nas mãos deles e o futuro é o Cloud Computing.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Ioca100

"me parece que esses tópicos de tendências a debates políticos, não estão de acordo com as regras do fórum: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html  "
+1.
Usuário Linux- 449417

agente100gelo

Citação de: LeandroTelesRocha online 07 de Maio de 2012, 10:23

Discorde, tenha sua opinião mas, para o bom andamento do fórum, evite esse tipo de discurso agressivo.
Beleza?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Tota

Sou 100% contra computação nas nuvens.
Ola

Na Inglaterra lá pelos idos de 1890, um automóvel deveria ser precedido de uma homem a pé, portando uma lanterna para avisar outros passantes e não assustar os cavalos.

Quando Marconi inventou o rádio, muitas pessoas se assustaram pois não podiam ver o dono da voz que estava dentro daquela caixa.

Quando surgiu a televisão, houveram boatos que as pessoas poderiam ser hipnotizadas por atos maldosos oriundos dos canais de TV.

A antiga União Soviética pretendia um regime eterno e o muro de Berlin caiu.

No inicio da telefonia celular todos eram contra a perda de privacidade ao se portar um aparelho destes.

O bug do milênio iria destruir todos os bancos de dados do mundo, o sistema bancario mundial poderia ir à ruina.

Eu posso não gostar de computação em nuvem, mas jamais vou afirmar que sou 100% contra, afinal, escuto radio, ando de automóvel, assisto à TV, a Alemanha é uma potência, tenho celular e não vi o bug do milênio.

[]'s

selvaking

Sinceramente até o momento não entendi porque tanta preocupação do LTR com o google, a microsoft e as nuvens.

Porque a divulgação das maravilhas do governo chaves?

um software ser uma estratégia de segurança nacional.

E tudo isto não tem nada a ver com o propósito deste fórum.

Talvez se vc puxasse este assunto em fóruns voltados pra este tipo de debate obteria melhores resultados.

Estamos cansados de polêmicas deste tipo.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Henrique1977

CitarEu acho, sinceramente, que um governo, como o da Venezuela, lançar sua própria versão do Linux, é uma estratégia de segurança nacional.
Ou  será  que  é  para  ter  algo  para  controlar  os  cidadãos  venezuelanos?
E  nem  sei  para  quê  tanta  apologia  ao  governo  Chaves.  Não  tenho  nada  contra  o  povo  da  Venezuela,  mas  ficar  fazendo  propaganda  política  do  governo  da  Venezuela  já  é  demais.
Oras,  aqui  é  para  falar  de  linux,  de  Ubuntu  ou  para  ficar  falando  de  política,   de  governos?
E  quanto  a  computação  nas  nuvens,  sou  do  seguinte  parecer:    aquilo  que  me  for  útil  da  computação  nas  nuvens  uso,  e  aquilo  que  não  me  for  útil  não  utilizo. 
E,  se  amanhã  não  quiser  utilizar  computação  nas  nuvens,  e  a  internet  já  o  é,  pois  tudo  aqui  está  em  servidores,  eu  simplesmente  saio  da  internet,  apago  minhas  contas  de  e-mails  e  todas  às  demais  contas  que  eu  tiver,  e  fico  só  offline,  como  fiquei  até  2004.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

jrkamil

na decada de 90, o cara da DELL, já dizia que o computador é a rede. só que agora  virou Nuvem. nada contra, porem como sou um dinossauro da computação
não dispenso um bom e velho HD de backup. melhor ainda um raid com espelhamento.
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Tota

Só para agregar ao assunto, já que é sobre "a nuvem":

Removam seus Linux, pois os repositórios das distros estão "na nuvem" que podem colher seu IP e utilizar suas atualizações para estatísticas

Removam também seus Windows, pois os servidores de atualização estão "na nuvem" e é sabido que o fabricante "traça" os endereços dos utilizadores

Não migrem para Apple pois esta também faz isto

Voltemos a utilizar o bom, velho e confiável Correio, escrevamos nossos textos em papel, lambamos um selo e enviamos ao destinatário onde aqui o único problema com a nuvem é se chover...

Henrique1977

Citação de: Tota online 07 de Maio de 2012, 19:37

Removam seus Linux, pois os repositórios das distros estão "na nuvem" que podem colher seu IP e utilizar suas atualizações para estatísticas

Removam também seus Windows, pois os servidores de atualização estão "na nuvem" e é sabido que o fabricante "traça" os endereços dos utilizadores

Voltemos a utilizar o bom, velho e confiável Correio, escrevamos nossos textos em papel, lambamos um selo e enviamos ao destinatário onde aqui o único problema com a nuvem é se chover...
Tota  só  para  agregar  mais  um  pouco.  Se  for  para  se  ficar  com  medo  da  "nuvem",  para  não  usar  mais  a  "nuvem",  devemos  voltarmos  a  usarmos  máquinas  de  escrever,  pois  estas,  sim,  não  estão  na  "nuvem".  E  se  for  para  enviar  cartas,  então  que  às  leve  pessoalmente.
Bom,  enfim,  devemos  termos  o  bom  senso  de  usarmos  a  "nuvem"  para  aquilo  que  nos  for  útil.  E  se  alguém  não  quer  usar  orkut  ou  facebook  não  use.  Mas  só  que  para  acessar  fórum  necessita  de  e-mail,  e  os  servidores  de  e-mail  estão  todos  na  "nuvem".  E  agora?
Pessoal,  vamos  fazermos  um  acordo  de  cavalheiros:  nada  de  ficarmos  com  paranóia  sobre  a  "nuvem",  criando  um  verdadeiro  apocalipse  sobre  o  assunto.  Sejamos  um  pouco  mais  racionais.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

PRSC

Dependendo para onde vai a carta pode ir por cima ou por baixo de nuvem também, vai de avionnnnnnnn.

Agora "lambamos um selo" foi muito engraçado, bem a moda antiga mesmo  :D

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

marcosalvesps

Citação de: Tota online 07 de Maio de 2012, 19:37

Tota você está inspirado hoje! Tudo o que disse pensei em postar, mas não com tanta eloquencia!! Cara, nós usamos a nuvem desde o momento em que nos conectamos a internet! Pelo amor de Deus! Todos os sites que visitamos, nosso webmail (mesmo que use um cliente de e-mail, eles antes ficam armazenados na nuem, antes de serem baixados).

A única diferença com o termo "nuvem", que na verdade é a rede, internet, é que hoje em dia existe a possibilidade de armazenarmos nossos arquivos pessoais na "nuvem", como planilhas, textos, etc... Quem não quiser usar, é só não usar, simples assim...
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000