[Resolvido] Compartilhar HD externo com notebook via WLAN

Iniciado por eliseu_carvalho, 06 de Maio de 2012, 23:29

tópico anterior - próximo tópico

eliseu_carvalho

Pessoal, tenho um HD externo no meu PC de mesa, com todos os meus arquivos e tal, e gostaria de saber se existe alguma forma de compartilhar essa unidade com o meu notebook, preferencialmente via WLAN, pra que eu possa acessar os arquivos por wifi. Ambas as máquinas estão com o Ubuntu 12.04 LTS 64-bit.

zekkerj

Olá eliseu_carvalho,

Instale o samba completo na máquina que vai hospedar os arquivos, depois acesse no gerenciador de arquivos com o URL "smb://<endereço do desktop>/compartilhamento".

Outra alternativa é instalar o ssh no hospedeiro dos arquivos, e acessar com o URL "fish://<endereço>/diretório".

Note que acessar compartilhamentos hospedados em uma máquina que tem conexão wireless é muito mais lento do que acessar em uma que tem conexão cabeada.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

eliseu_carvalho

Pronto, consegui fazer o que eu queria, usando o "samba" (tem certeza que não era "cumbia" ou "candombe"? hehe  :P ). Agora dá pra acessar o meu HD externo via wifi - e bem rápido, ao contrário do que foi comentado aqui.