Qual distribuição escolher ??

Iniciado por Raphael Carvalho, 06 de Maio de 2012, 17:23

tópico anterior - próximo tópico

Raphael Carvalho

??? Tenho uma duvida  ???

Eu tenho um Laptop Acer Aspire 3100 com as seguintes configurações:

Memoria: 448 Mb
video: 64 Mb
Processador: Atlhon 64 K8
HD: 80GB

Eu instalei nele o Xubuntu 12.04 e não fiquei satisfeito com o resultado o SO
está com desempenho lento e algumas vezes trava.

Gostaria da opnião do Forum para ajudar a escolher um SO Linux para meu Laptop
também pesso que indiquem um SO não muito complicado que pretendo deixar este
Laptop com minha mãe

Mais detalhes no link da acer
http://support.acer.com/acerpanam/notebook/0000/Acer/Aspire3100/Aspire3100sp2.shtml

Obrigado a todas as opiniões foi decretado a morte deste Notebook vou desmonta-lo.

eliseu_carvalho

Pra essa configuração creio que, dentre as versões atuais do Ubuntu, apenas o Lubuntu 12.04 32-bit funcione sem problemas, pois é a versão mais leve de todas.

clodoaldops

Henrique1977

Nesse  caso  eu  recomendo  que  use  Lubuntu  12.04  32  bits.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

zekkerj

Não espere milagres. Sua máquina é lenta, tem pouca memória (abaixo dos 512MB que são considerados o mínimo, hoje em dia, pra qualquer SO) e o vídeo, pelo que entendi, é um daqueles que compartilha memória com a memória principal --- o que significa que o chipset foi feito pra ser barato, e não pra ter desempenho.

Qualquer distribuição que vc instale vai ficar lenta, até mesmo se vc transformar seu note em terminal leve.

Acredito que o melhor resultado que vc vai ter será com alguma distribuição que use pouca memória; mesmo uma que faça o ajuste dos pacotes ao seu ambiente, como o Gentoo, vai sofrer com a pouca memória e com o baixo desempenho do vídeo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Raphael Carvalho

Citação de: zekkerj online 07 de Maio de 2012, 11:21
Não espere milagres. Sua máquina é lenta, tem pouca memória (abaixo dos 512MB que são considerados o mínimo, hoje em dia, pra qualquer SO) e o vídeo, pelo que entendi, é um daqueles que compartilha memória com a memória principal --- o que significa que o chipset foi feito pra ser barato, e não pra ter desempenho.

Qualquer distribuição que vc instale vai ficar lenta, até mesmo se vc transformar seu note em terminal leve.

Acredito que o melhor resultado que vc vai ter será com alguma distribuição que use pouca memória; mesmo uma que faça o ajuste dos pacotes ao seu ambiente, como o Gentoo, vai sofrer com a pouca memória e com o baixo desempenho do vídeo.

Concordo eu usei o cd do DSLinux e ele respondeu bem usando apenas 50 MB de Memoria mas o processador eu fiquei surpreendido devido usar 90% mostrando que o mesmo se encontrava super carregado agora a melhor opção é desmontar o notebook e reaproveitar as peças

henriquegil

Citação de: eliseu_carvalho online 06 de Maio de 2012, 17:30
Pra essa configuração creio que, dentre as versões atuais do Ubuntu, apenas o Lubuntu 12.04 32-bit funcione sem problemas, pois é a versão mais leve de todas.

no meu, a versão 11.04 ficou mais rápida que o 12.04LTS

Sergio Benjamim

Citação de: henriquegil online 18 de Maio de 2013, 23:37

A 11.04 não tem mais suporte, tome cuidado ao indicar essas versões antigas para os outros, só dá dor de cabeça.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Teeckot

Citação de: Sergio Benjamim online 19 de Maio de 2013, 00:22

A 11.04 não tem mais suporte, tome cuidado ao indicar essas versões antigas para os outros, só dá dor de cabeça.

Depende do uso que ele for fazer da máquina, se conseguir configurar tudo e não precisar mexer em mais nada depois dá para utilizar bem com sistemas mais antigos, pois o hardware é antigo também, e talvez seja a melhor solução.

O problema é fazer a configuração inicial, pois se não instalar algum driver proprietário vai ficar mais difícil resolver, mas meu note Acer Aspire 3000 desde o ubuntu 8.04 só apresentou alguns problemas com a placa wi-fi, mas era só conectar na rede com fio e mandar instalar os drivers proprietários. O desempenho sempre foi superior ao do Windows Xp de longe. Hoje ele não tem hd e roda com o lubuntu mini instalado em um pendrive, chamo ele carinhosamente de Penote. (o desempenho ta ruim mas é devido a porta usb ser mais lenta que o hd)

zekkerj

Citação de: Sergio Benjamim online 19 de Maio de 2013, 00:22

Melhor ainda seria pensar 2x antes de responder um tópico de mais de um ano atrás.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

FernandoMDB

Olá amigos, tenho também um Aspire 3000. Ele vem com umwindows XP, esse também foi descontinuado, é muito vulnerável. Não utilizo o notebook para muitas coisas complexas, trabalho com ele em LibreOffice (pesadinho e muito bom), internet...

Estou desde a última sexta-feira tentando instalar uma distribuição Ubuntu (Lubuntu, Xubuntu, Kibuntu) com interface completa ou xfe, lxfe... durante os quatro dias me dediquei quase exclusivamente a isso, estou como ombro machucado e de molho então tive tempo, nenhuma deu certo.

Fui até ver memória RAM, mas é DDR 333mhz... imagina, achei uma de 1 Gb e 40mhz que o cara jurou que dava certo por 149,00... não tive coragem

Já usei Ubuntu 9 em um notebook LG há uns 4 anos, gostei muito. Mas desta vez desisto.

(Um dia eu volto)

Fernando MDB

zekkerj

haereticus

Juro que não entendi o que o @FernandoMDB falou.

Não conseguiu instalar ? Mesmo sendo usuário ubuntu ?

Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

jkmsjq

Citação de: FernandoMDB online 02 de Julho de 2013, 14:18
[...] estou como ombro machucado e de molho então tive tempo, [...]

Efeito dos medicamentos... :D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz