ubuntu com xfce ou xubuntu

Iniciado por hatsurei, 05 de Maio de 2012, 09:18

tópico anterior - próximo tópico

hatsurei

Olá,

Baixei o ubuntu 12.04 32bits, mas definitivamente a unity nao me agrada. Queria usar o xfce que é bem mais leve e ai vem a duvida.
Instalo o ubuntu 12.04 e depois instalo o xfce ou instalo o xubuntu?

Adriano R.N.

O meu está ubuntu-desktop + xubuntu-desktop, simplesmente perfeito.
Unity-2d no dia a dia.
Unity para impressionar meus alunos (cubo, fogo, explosões...)
Xubuntu para eventuais instabilidades e velocidade. (o "problema" é que não o tenho usado, o unity não deixa :D)
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

hatsurei

Citação de: Adriano R.N. online 05 de Maio de 2012, 09:26
O meu está ubuntu-desktop + xubuntu-desktop, simplesmente perfeito.
Unity-2d no dia a dia.
Unity para impressionar meus alunos (cubo, fogo, explosões...)
Xubuntu para eventuais instabilidades e velocidade. (o "problema" é que não o tenho usado, o unity não deixa :D)

minha duvida é se o sistema fica mais estavel fazendo a instalação do ubuntu e acrescento o xfce ou instalando direto o xfce? ( para pessoas que querem o xfce e não o unity)

cajaboy

O melhor é fazer uma instalação direta com a distro em questão "xfce", se você quer estabilidade, isso é com as atualizações. Mas se, tem a distro para baixar, baixe ela e instale. Eu preferiria o Lubuntu, ele também é bem leve e enxuto.
O Ubuntu exige muito do PC por causa do unity, tem que ser computador bom, senão o unity não funciona.

Lubuntu: http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/precise/release/
Xubuntu: http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/precise/release/
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

jkmsjq

Pode baixar o CD Ubuntu Minimal  e depois instala o ambiente gráfico desejado e os aplicativos que mais usa...  8)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

sigur

Eu também prefiro o Lubuntu, pois quando coloquei o ubuntu 11.10, não gostei do unity e daí instalei o xfce, mas não gostei do resultado, pois tinha as escolhas na hora de logar, qual ambiente usar. Mas o xfce instalou outros programas que não gostei, outros ficaram duplicados, etc...

Por exemplo, acabei ficando com dois programas de screenshot, quase que o mesmo, apenas com alteração em botão, sei lá... mas enfim, os dois ficaram no menu acessórios. O editor de texto, também, o mesmo problema.

Portanto, tirei tudo e instalei direto o lubuntu. Estou adorando, feliz demais.

cajaboy

Citação de: jkmsjq online 05 de Maio de 2012, 11:07
Pode baixar o CD Ubuntu Minimal  e depois instala o ambiente gráfico desejado e os aplicativos que mais usa...  8)

O que tem neste minimal de programa? Despertou a vontade de testar um PC que faz tempo que está parado aqui.
Configurações: 256mb de ram, CPU AMD de 512mhz e HD de 10Gb. kkk. vou baixar e ver se ele ainda funciona.
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

jkmsjq

Citação de: cajaboy online 05 de Maio de 2012, 11:18
O que tem neste minimal de programa?

Literalmente... nada. Após a instalação você tem que instalar o ambiente gráfico favorito (ou que queira testar) e todos os seus programas. Na instalação você apenas orienta na configuração de algumas opções, como por exemplo, a rede. O resto é na unha via linha de comando. Após ambiente gráfico instalado, você pude usar Synaptic ou terminal... é muito legal esse método. Alguns consideram que essa deveria ser a forma padrão de instalação no GNU/Linux.

eliseu_carvalho

Citação de: cajaboy online 05 de Maio de 2012, 11:18
Citação de: jkmsjq online 05 de Maio de 2012, 11:07
Pode baixar o CD Ubuntu Minimal  e depois instala o ambiente gráfico desejado e os aplicativos que mais usa...  8)

O que tem neste minimal de programa? Despertou a vontade de testar um PC que faz tempo que está parado aqui.
Configurações: 256mb de ram, CPU AMD de 512mhz e HD de 10Gb. kkk. vou baixar e ver se ele ainda funciona.

O Minimal não é mais que o básico, sem gerenciador de login, sem interface, sem programas, sem nada, apenas o mínimo do sistema. É bom pra fazer instalações bastante personalizadas do Ubuntu.
Alguns exemplos abaixo, após instalar o Ubuntu Minimal:

sudo apt-get install lightdm gnome-shell language-pack-pt language-pack-pt-base language-pack-gnome-pt language-pack-gnome-pt-base
Instala o gerenciador LightDM, a interface GNOME Shell (que também tem o modo Classic) e os pacotes de idioma português.

sudo apt-get install lxdm lubuntu-core
Instala o gerenciador LXDM e o básico do Lubuntu - a partir desse ponto é possível, em modo gráfico, escolher exatamente quais programas quer usar, sem ter um monte de coisas pré-instaladas.

sudo apt-get install lightdm kde-plasma-desktop language-pack-kde-pt language-pack-kde-pt-base
Instala o gerenciador LightDM, a interface KDE pura e seus pacotes de idioma português.

Fora outras várias combinações possíveis.

sigur

Legal hein, não sabia desses aqui:

Mas, me diga uma coisa: ao instalar o minimal, a rede irá funcionar ou teremos que configurar via terminal?

jkmsjq

Quando instalei numa VM apenas dei a permissão de configurar a conexão com a internet; via cabo foi automática.

eliseu_carvalho

Citação de: sigur online 05 de Maio de 2012, 11:33

Mas, me diga uma coisa: ao instalar o minimal, a rede irá funcionar ou teremos que configurar via terminal?

A rede é configurada durante a instalação do Ubuntu Minimal, não na hora de instalar esses pacotes, portanto, funciona sim.

sigur

Citação de: eliseu_carvalho online 05 de Maio de 2012, 11:35
Citação de: sigur online 05 de Maio de 2012, 11:33

A rede é configurada durante a instalação do Ubuntu Minimal, não na hora de instalar esses pacotes, portanto, funciona sim.

Opa, estou baixando o 12.04 amd64. Vou fazer um teste. Espero que a rede funcione na hora. Sabe se dá pra usar a rede pelo cabo usb ligando-a ao modem motorola? É que eu nunca consegui usar a internet pelo cabo de rede, mas sempre pelo usb.

sergiosk

Eu daria preferência a uma instalação direta do Xubuntu, para evitar problemas de incompatibilidade. Mas, tem certeza que não quer dar uma chance ao Unity? Fala aqui, alguém que já criticou a interface, e agora reconhece o quanto é bom.

cajaboy

Tudo que é novo, tem seus problemas, é aperfeiçoado no decorrer do tempo, é por isso que passa por varias edições, alfa1, alfa2, beta1, beta2, RC e final, e depois da final ainda contamos com as atualizações que corrigem os bugs que aparecem.