Olá fdrtec, realmente o aplicativo sem bug faz falta no 12.04, a solução de usar o aplicativo na versão Windows dentro do VirtualBox não foi muito feliz, pois nem sempre o "janelas" virtualizado reconhecia meu drive de DVD, as vezes sim e as vezes não, ficou muito incômodo tornando o uso inviável desse jeito.
Pra não ficar sem o aplicativo instalei o antigo 10.04 numa outra partição recém criada (lembrando que o aplicativo devede está funcionando perfeitamente no Ubuntu 10.04), não abri mão do novo LTS 12.04, ele continua sendo meu sistema principal, quando preciso do aplicativo devede eu recorro ao 10.04 instalado na outra partição que criei aqui, assim fica mais fácil o uso de pendrives ,HD externo e partições exclusivas de arquivos de multimídia, coisa que fica complicada usando sistema virtualizado como eu estava fazendo antes, dessa maneira ficou bem mais fácil.
Sugiro um outro aplicativo que também dá pra criar DVDs personalizados, DVD Styler, está disponível pela central de programas, não é tão intuitivo quanto o devede mas estudando e testando um pouco seus recursos se aprende muita coisa, a desvantagem dele é que ele não aceita áudio no projeto, aliás aceita sim mas danifica o resto do projeto, então criar menu musical no aplicativo DVD Styler não dá certo, mas dá sim pra fazer belos projetos de gravação com ele, no mais é esperar por uma atualização positiva do devede, reportei o bug lá no site oficial, se bem que usei um inglês estilo Joel Santana
, mas pelo menos estou com a consciência tranquila de ter feito a minha parte.