Vale a pena instalar o Ubuntu 10.04 server para ter atualizações até 2015?

Iniciado por nilojpa, 04 de Maio de 2012, 22:16

tópico anterior - próximo tópico

nilojpa

Olá pessoal, boa noite.

Estou com uma dúvida com relação a qual versão do Ubuntu deixar no meu netbook, um Acer AOA-110, processador atom e 1GB de memória. O principal problema dele é o SSD de 8GB extremamente lento.

Estava usando o Ubuntu 10.04 desktop sem qualquer efeito, e tinha um desempenho razoável e suficiente para minhas necessidades, e só queria mudar a versão para outra LTS. Assim que saiu a 12.04 fiz a instalação limpa, e começaram a surgir alguns problemas de performance. O Unity é inviável e o Unity-2D é irritante. Instalei o Gnome-clássico, deixei sem efeitos, então comecei a ter um desempenho próximo do que tinha com o 10.04. Testei o xfce e ficou bom. Mas o meu problema é com o boot, que antes era de cerca de 30 segundos, agora chega perto de 1 minuto e meio, o que me irrita pois tenho que ligar o netbook várias vezes durante o dia, boa parte delas para uso imediato.

Gostaria então de voltar para o Ubuntu 10.04, mas gostaria de ter as atualizações pelo mesmo tempo do servidor, ou seja, até 2015 e não apenas até o fim do suporte ao desktop no ano que vem (já que espero que ele morra com o 10.04 ainda recebendo as atualizações daqui a uns bons anos).

Então gostaria de saber se é viável instalar o Ubuntu Server, e depois colocar um ambiente gráfico (gnome ou xfce) e instalar meus programas. Nesse caso gostaria de saber também se o Ubuntu Server com o ambiente gráfico fica mais pesado que o Desktop.

Desde já agradeço a ajuda.

garfo

Se você instalar o Ubuntu 10.04 server, o que vai acontecer é o mesmo que acontece com a versão 8.04 LTS: os programas (firefox, vlc, transmission, rhuthmbox, etc.) não são mais atualizados, tendo versões beeeeemm antigas. Entretanto, arquivos de servidores e o kernel ainda são atualizados no Ubuntu 8.04 LTS (p. ex.: apache, samba, php...).

Ou seja, o sistema vai funcionar beleza, mas vai ficar desatualizado na parte desktop. Se isso não te incomoda, então pode instalar a versão 10.04 server tranquilo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

Se quiser os programas atualizados, pode baixar a ISO do Ubuntu 12.04 Minimal, que não é nada mais que o núcleo do sistema, sem nada pré-instalado, depois escolher o ambiente gráfico que achar melhor.

nilojpa

Obrigado Garfo e Eliseu pela ajuda. Vou testar o Ubuntu Minimal, colocar o ambiente gráfico, e ver se o boot se torna mais rápido. Se não gostar vou ficar com o 10.04 desktop mesmo, até terminar o suporte daqui a um ano. Depois eu vejo se atualizo para o 12.04 ou se fico com ele desatualizado, isso se não comprar outro pc até lá... =]

abdo

Nilo

Tenta o Lubuntu, talvez seja uma boa solução para o seu caso.
Eu tenho no meu netbook o Lubuntu em uma partição e o Ubuntu em outra partição e a diferença entre eles é gritante.

abcs
abdo

Nilo uma pergunta, este jpa no seu nick se refere a João pessoa/PB?
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

nilojpa

Oi Abdo...

Agora que você falou me veio uma dúvida... eu instalei o xfce (não testei o lxde) e ficou bom o desempenho. Mas o que está me fazendo repensar voltar para o 10.04 é o tempo de boot. Se eu instalar diretamente por uma live usb o Xubuntu ou o Lubuntu o boot fica mais rápido do que fazer como eu fiz que foi instalar o Ubuntu e depois colocar outro ambiente gráfico (xfce ou lxde)?

Ah, o jpa é de João Pessoa sim... =] ... conhece essa terra bonita?

Abraço.

abdo

oi Nilo

Seguramente, se você instalar o Lubuntu diretamente o boot será mais rápido, quanto ao xubuntu não posso te dizer porque não estou utilizando no momento.

Mas instalar o lubuntu é melhor do que instalar o ubuntu e depois instalar a interface lxde ou xfce.

Quanto a jampa, sou carioca mas adoro jampa, vivi aí bons 15 anos trabalhando com guia de turismo e bugueiro
tempo bom... saudades

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

nilojpa

Valeu pelas dicas Abdo. Já baixei o xubuntu e vou instalar pra ver. Adorei o visual e o desempenho do xubuntu 12.04 pelo pendrive, agora vou ver como fica o tempo de boot depois de instalado... nunca usei, mas também darei uma olhada no lxde pra ver se gosto.

Ah, morar em Jampa com essa profissão é tudo de bom... =)

Abraço.

clodoaldops

Eu troco minhas LTS , no pc de trabalho,à cada 2 anos, ou seja,  à cada lançamento de uma nova LTS.