Instalar Ubuntu 12.04 LTS em um laptop antigo

Iniciado por ThiagoMV, 02 de Maio de 2012, 22:45

tópico anterior - próximo tópico

ThiagoMV

Olá pessoal. Gostaria da opinião dos amigos mais experientes a respeito de uma empreitada que estou para iniciar aqui.

Recentemente consegui recuperar um antigo laptop meu, um Pentium 4 3.0GHz, com 1 GB de ram, 64 mb de vídeo e 40 GB de HD. Ele está rodando um Windows XP que veio de fábrica.

Eu quero ligar ele na TV do meu quarto pra poder assistir filmes, tanto em DVD-Rip (avi) como em HD 720p ou 1080p (mkv).

O problema é que o Windows anda engasgando com os vídeos mais pesados, e isso está começando a incomodar. Então eu gostaria da opinião dos amigos a respeito disso: Será que essa nova versão do Ubuntu rodaria mais leve que o Windows? O Ubuntu é uma boa plataforma para rodar filmes? Quero dizer quanto a codecs e afins.

Qualquer dica ou sugestão é bem-vinda!

Agradeço de antemão :D

eliseu_carvalho

Com essa configuração dá pra ter tranquilamente o Ubuntu 12.04 LTS com interface Unity 2D. Tem outras opções também, como Kubuntu (KDE), Xubuntu (XFCE) e Lubuntu (LXDE - a interface mais leve de todas as listadas). Como tem 1GB de RAM, sugiro instalar o sistema na versão 32-bit.

luiscarlos

Olá ThiagoMV, o Ubuntu 12.04 está bem leve sim e rodaria sem problemas em sua máquina mas se você deseja algo mais leve instale o Lubuntu.
Pra você conseguir rodar com perfeição estes vídeos você precisaria de uma máquina mais atualizada com entrada Hdmi por exemplo.

Abç.

Tota

Citação de: ThiagoMV online 02 de Maio de 2012, 22:45
1) ...64 mb de vídeo...

2) Eu quero ligar ele na TV do meu quarto pra poder assistir filmes, tanto em DVD-Rip (avi) como em HD 720p ou 1080p (mkv).

3) O Ubuntu é uma boa plataforma para rodar filmes? Quero dizer quanto a codecs e afins.

Ola

1) com esta quantidade de ramdac rodar dvd ou hd deve ser uma aventura... Filmes em HD rodam bem com 256 de ram no minimo.

2) É por isto que seu sistema está "engasgando"

3) É uma plataforma melhor que o windows, quanto a tudo, inclusive codecs.

GNU/Linux é bom, mas não faz milagres não.

[]'s

ThiagoMV

Grato pelas respostas pessoal.

Realmente eu acabei me passando nessa questão da saída HDMI: O meu note só tem a antiga entrada VGA mesmo. Então creio que filmes em HD estejam fora de questão.

Talvez dê pra rodar com tranquilidade os DVD-Rips e/ou arquivos online: Youtube, Netflix, etc.

Vou dar uma pesquisada sobre como instalar o Lubuntu e testar no meu note. Já fico mais tranquilo em saber que não vou ter problemas com Codecs.

Muito obrigado pessoal!

Tota

ThiagoMV