Ubuntu 12.04 Verificando Disco toda vez o Sistema Reinicia

Iniciado por Ch@rles, 30 de Abril de 2012, 22:55

tópico anterior - próximo tópico

Ch@rles

Olá,

Pessoal passei  aqui para ver se alguém pode me ajudar. Fiz uma instalação do ubuntu 12.04 em um HD novo que comprei para o meu notebook. Fomatei o HD, particionei e instalei o Ubuntu em dual boot com o Windows 7.  O problema é que toda vez que entro no Ubuntu, ou reinicio o sistema, ele verifica o disco. O Windows 7 funciona normalmente sem problemas. Após verificar o disco o Ubuntu também opera normalmente. O HD é novo e acredito que não tenha problemas. Alguém tem idéia do que pode ser? 

Valeu!

eliseu_carvalho

Se fosse num PC de mesa eu perguntaria se porventura não houve queda de luz durante a instalação e/ou atualização do sistema, mas como foi num notebook, isso é bem improvável - a menos que a carga da bateria dele já estivesse próxima do zero e não houvesse como usar a fonte dele por algum motivo.
Da próxima vez que iniciar o Ubuntu, entra no site http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk e vê aí o que pode ser feito.

Ch@rles

Olá,

Obrigado pelo retorno! Não teve problemas com energia não. Ele tava no cabo. O tesdisk eu já utilizei com o CD Redo Backup para verificar. Não encontra nenhum problema. Será que é um bug desta versão?
Att,

sigur

Ele checa a partição que tem o ubuntu ou que tem o win?
Pode ser que a partição do win está sendo montada automaticamente e com opção para checar na montagem.
Não é no fstab que se mexe nisso? Creio que sim. Procure aqui por fstab.

Ch@rles

Olá,

Ele verifica quando seleciono o sistema ubuntu. Ai aparece um percentual até concluir. Acredito que é a partição do ubuntu mesmo.

sigur

Citação de: Ch@rles online 03 de Maio de 2012, 21:28
Olá,

Ele verifica quando seleciono o sistema ubuntu. Ai aparece um percentual até concluir. Acredito que é a partição do ubuntu mesmo.

coloque aqui o conteúdo de cat /etc/fstab

kevinaugusto70

Pessoal estou com o mesmo problema do nosso amigo e depois de executar o comando cat /etc/fstab eu obtive

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=74b7024a-af4c-4184-8da4-f96befe81c47 /               ext2    errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=b274eca3-4a27-4bd2-85e7-cdd1e066b2de none            swap    sw              0       0

Sou novato no Ubuntu e queria saber como resolver isso!
Agradeço desde já!

andpensador

Amigos, aqui no meu desktop tem ocorrido exatamente a mesma coisa desde que atualizei para o 12.04 LTS há algumas semanas.
Segue resultado do comando cat /etc/fstab:

"# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# / was on /dev/sda3 during installation
UUID=5fd75a15-efec-47e7-8668-494f3acf9ced /               ext2    errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda4 during installation
UUID=10b74236-7a52-42b8-934f-4ac102239859 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0
"

Alguma sugestão?

andpensador

Citação de: Ch@rles online 30 de Abril de 2012, 22:55
Olá,

Pessoal passei  aqui para ver se alguém pode me ajudar. Fiz uma instalação do ubuntu 12.04 em um HD novo que comprei para o meu notebook. Fomatei o HD, particionei e instalei o Ubuntu em dual boot com o Windows 7.  O problema é que toda vez que entro no Ubuntu, ou reinicio o sistema, ele verifica o disco. O Windows 7 funciona normalmente sem problemas. Após verificar o disco o Ubuntu também opera normalmente. O HD é novo e acredito que não tenha problemas. Alguém tem idéia do que pode ser? 

Valeu!

Ch@rles, será que a situação que estamos enfrentando não seria na verdade no desligamento do computador, como no seguinte caso?

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,93294.0.html

O problema é que não entendi bem o que o cara fez para resolver...

Encontrei também essa outra discussão:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/vivaolinux/Verificacao-de-disco-no-boot-do-ubuntu-1204

Nessa última, um dos caras orienta a resolver "através de uma instalação limpa, já que meras atualizações podem provocar esse tipo de erro."
Agora, devido ao meu conhecimento limitado nesta área, não sei se a formatação e reinstalação do sistema seria mesmo a solução mais adequada.
[]