Meu Notebook é muito lento

Iniciado por luanrdeoliveira, 16 de Dezembro de 2014, 10:06

tópico anterior - próximo tópico

luanrdeoliveira

Olá pessoal. Eu tenho um notebook Itautec A7520 com as seguintes configurações:
AMD® C-60 Dual Core
2G memória DDR3
Placa de Vídeo Radeon 6200 HD
A placa mãe é uma genérica da Itautec.

Bom, eu tenho um desktop mais potente, então realmente não necessito tanto desse notebook. Todavia, gostaria de assistir uns filmes nele e navegar na internet.
O problema é: a maioria dos sistemas operacionais ficam lentos, até mesmo os linux. O ubuntu, nem preciso falar, fica muito lento. Já tentei distros mais leves, porém sempre tenho problemas com drivers.
Essa semana instalei o Antergos, que é uma distro Arch, mas estou tendo problemas na hora de instalar o driver da placa de vídeo.
Eu gostaria mesmo é de instalar um baseado em Debian, por conhecer melhor o sistema, mas todos que eu tentei ficaram lentos. Xubuntu, Elementary OS, Lubuntu, TODOS!

É normal um notebook ficar lento até com essas distros mais leves?  :'(

BrunoPT

Esse computador devia de "voar" com o Lubuntu ou o Xubuntu.
Experimentou instalar os drivers proprietários?

Caso não saiba como o fazer tem aqui um método fácil:
http://www.edivaldobrito.com.br/suporte-a-placas-graficas-da-amd-instale-o-ubuntu-amd-catalyst-install/

luanrdeoliveira

Eu já instalei sim, mas pelas configurações do sistema mesmo. Não conhecia esse método. Obrigado.

BrunoPT

Muito estranho...
Já fez um teste ao seu disco rígido? Muitas vezes são eles a causa de lentidão no sistema Veja os dados do smart com o smartctl ou se preferir com uma interface gráfica gsmartcontrol.

Anderson_Coelho

Tenho um noteboot com processador parecido (C-70), porém com 4GB de RAM. Tanto o Xubuntu 14.04 quanto o Lubuntu 14.04 rodam bem. Até o Ubuntu dá para usar, mas com uns bons engasgos.

No seu caso, não creio que o problema seja memória RAM. Mas só para saber, você chegou a ver quanto de RAM estava usando? Você instalou 32 ou 64 bits?

Detalhe: o driver de vídeo proprietário e o open source quase não dá diferença para esse processador (pelo menos para mim).

luanrdeoliveira

Eu suspeito que seja o HD mesmo Bruno. A velocidade dele é de apenas 5400 rpm. Vou rodar esse programa de testes que você me indicou para saber mais detalhes.

Anderson, instalei o 64 Bits e 32. Ambos ficaram lentos. Realmente, eu também não percebo tanta diferença assim.
Meu notebook rodava bem uns tempos atrás, mas da noite para o dia ele começou a ficar lento.  O pior que, pelo que parece, as peças parecem estar funcionando normalmente :/