Como usar a versão 11.10 em modo Clássico

Iniciado por Bitrate, 23 de Abril de 2012, 20:44

tópico anterior - próximo tópico

Bitrate

Minha filha está sentindo dificuldade no uso em Unity da versão 11.10, instalada na máquina dela.
Como poderia converter a instalação, já atualizada, para uso em modo Classico ?.
Agradeço orientar-me se é possivel. Bitrate

sigur

procure aqui no forum por gnome shell, se não me engano. ou por trocar unity.

Bitrate

Citação de: sigur online 23 de Abril de 2012, 20:51
Caro sigur : Sua sugestão acima citada, foi improficua !
                    Desejo saber como mudar de Unity para Classico, tal como é possivel na versão 11.04.
                    Usei a mesma sistemática no 11.10 e não funcionou, porisso desejava saber se era possivel mudar e qual
                    a sistemática aplicavel na versão 11.10.
Permaneço com a dúvida pendente e aguardo orientação para dirimi-la, a quem se dispôr ajudar-me !
Confiante, aguardo, mais breve possivel. Bitrate                 

linuser104

Citação de: Bitrate online 24 de Abril de 2012, 20:41
Citação de: sigur online 23 de Abril de 2012, 20:51
Caro sigur : Sua sugestão acima citada, foi improficua !
                   Desejo saber como mudar de Unity para Classico, tal como é possivel na versão 11.04.
                   Usei a mesma sistemática no 11.10 e não funcionou, porisso desejava saber se era possivel mudar e qual
                   a sistemática aplicavel na versão 11.10.
Permaneço com a dúvida pendente e aguardo orientação para dirimi-la, a quem se dispôr ajudar-me !
Confiante, aguardo, mais breve possivel. Bitrate                

No Ubuntu 11.04 ainda era usado o Gnome da versão 2.x e mesmo com o aparecimento do Unity ainda era possível usar a forma clássica do Gnome. A partir do Ubuntu 11.10 o Gnome passou para a versão 3 e ele ainda está em fase de desenvolvimento, mas não existe um modo clássico tal e qual você conhece. O que existe é o chamado Gnome Shell, além do Unity.

É possível, no entanto, usar o gnome 3 com uma forma bem parecida, mas não igual, ao que você conhece chamada acho que gnome-session-fallback, portanto procure no Synaptic por esse nome de pacote ou algo parecido com isso.

Como estou usando o Ubuntu 12.04 beta2 não sei precisar se o nome do pacote é esse, mas caso não seja, instale o gnome-shell no ubuntu que acho que o modo clássico também é instalado por tabela como dependência do gnome-shell.

Depois disso na tela de login onde você escolhe o usuário e digita a senha, e antes de entrar, clique num ícone de uma engrenagem e escolha a opção que fala em gnome ou gnome clássico. Acho que lá seria apresentado gnome, Ubuntu 2D, Ubuntu (que seria o Unity 3D) e gnome shell se esta última opção fosse instalada.

PS: Já que não tem mais volta o ideal seria tentar se adaptar a essa nova forma de usar o Ubuntu, ou melhor, ver se a dificuldade encontrada não seria algo passageiro. Você ou sua filha poderia tentar entender mais o que é o Unity e somente se não tivesse jeito mesmo, então voltar a usar a forma clássica que num futuro não muito distante creio que será retirado do gnome já que o Gnome Shell tende a funcionar em PCs com placas de vídeo mais modestas.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Bitrate

Caro linuser104:
Excelente resposta; dirimiu todas as minhas dúvidas,
orientando de forma completa, sucinta e academica.
Parabéns e imensamente agradecido pela atenção.
Um abraço do Bitrate.