Root / Administrador

Iniciado por musico2976, 17 de Abril de 2012, 22:56

tópico anterior - próximo tópico

musico2976

Sou novo no Ubuntu, e agora comecei a utilizar a versão 11.10.
Estou tentando instalar um tema, e, ao tentar extrair o arquivo para o usr/share/themes, o sistema diz que não posso extrair para aquele local pois não tenho as permissões necessárias.

Ao pesquisar, descobri que o Proprietário não sou eu (root), mas, entretanto, sou o administrador do sistema, já que a conta que configurei é a única do equipamento.

Como posso fazer para mudar o proprietário e poder instalar temas e ter controle total e irrestrito de meu sistema?

Grato.

Octaviano.

niquelnausea

você não é o administrador, o root é. use o sudo antes do comando, caso queira usar o ambiente grafico, digite no terminal sudo nautilus.

leia
http://www.dicas-l.com.br/arquivo/ubuntu_sudo_e_su.php#.T46XzLO301g
http://wiki.ubuntu-br.org/RootSudo

agente100gelo

Descompacte na pasta oculta .themes. Dá no mesmo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

musico2976

Citação de: agente100gelo online 18 de Abril de 2012, 10:13
Descompacte na pasta oculta .themes. Dá no mesmo.

Como disse, sou novo por aqui, e ainda estou me habituando ao sistema, principalmente com procedures e janela de terminal.

Há um jeito menos complicado, que não passe por terminal, para que eu possa mudar essas permissões e descompactar a pasta no local indicado?

Se não houver, como faço para descompactá-la?

Até descompactei-a em uma outra pasta, mas não consigo sequer copiá-la para o local indicada.

Fiz o download pelo Firefox, aí pedi para extrair, e vou pelo caminho até a pasta themes. Acabo sendo impedido de descompactar lá por causa das tais permissões. Abro uma pasta local, descompacta maravilhosamente bem.

Trata-se apenas de um tema que transforma a tela do meu Ubuntu na tela do OSX (Apple Macintosh, com o dashboard inclusive).

Nada demais.

O que posso fazer?

agente100gelo

É tudo graficamente.
Quando o sistema pedir o local para descompactar escolha: /home/seu_usuario/.themes

Ao abrir o gerenciador de arquivos, tecle Control+H que será mostrado as pastas ocultas.

Estas pastas ocultas são as configurações pessoais dos aplicativos.

musico2976

Citação de: agente100gelo online 18 de Abril de 2012, 10:48
É tudo graficamente.
Quando o sistema pedir o local para descompactar escolha: /home/seu_usuario/.themes

Ao abrir o gerenciador de arquivos, tecle Control+H que será mostrado as pastas ocultas.

Estas pastas ocultas são as configurações pessoais dos aplicativos.

Apenas o que consigo é pegar o fundo da imagem, não instalar o aplicativo por completo.

Como devo fazer para tal?

agente100gelo

Geralmente esses temas vem em pastas que devem ficar na pasta .themes e .icons.
Para aplicar você precisa de um programa específico (isso, devido à nova versão do Ubuntu).
Instale o programa gnome-tweak-tool pela central de programas.
Chame o programa e deve aparecer na seção Tema o tema gtk, tema de ícone e tema de janelas.

Ajuda se você enviar o link do arquivo baixado.

irtigor

Coloque um link pro tema, existem vários por menores que podem dificultar ou impedir a instalação, ex: pode não ser só um pacote de tema, pode ser pra um ambiente diferente do seu...