[Dúvida] - Sobre segurança no Ubuntu.

Iniciado por EysK, 16 de Abril de 2012, 11:42

tópico anterior - próximo tópico

EysK

Dirijo esta dúvida para o pessoal do suporte técnico e para quem utiliza Linux nos trabalhos diários.

Pessoal, gostaria de saber quais são os programas que vêm por padrão no Ubuntu e que por ventura podem oferecer risco à segurança.

Eu fiz uma lista do que acho: Vinagre, Vino, Zeitgeist

Estes acima estão presentes na instalação padrão. Na opinião de vocês, são perigosos no sentido de enfraquecer a segurança?

Vocês poderiam me explicar com exatidão o que é o Zeitgeist e o que ele realmente faz?

Gostaria também de saber a opinião de vocês sobre os: rkhunter e chkrootkit

São mesmo eficientes em escanear o sistema e encontram mesmo, rootkits conhecidos e desconhecidos, backdoors, sniffers e exploits? Em síntese, os rkhunter e chkrootkit funcionam mesmo?

Estou fazendo um trabalho aqui e quero compor um sistema o mais seguro possível, utilizando como base o Ubuntu. E necessito da opinião de vocês à respeito.

Vocês poderiam me fazer uma lista das configurações ideais que posso fazer no hosts.deny ou em outros scripts para aumentar a segurança? E uma lista dos programas ou firewalls e suas configurações que realmente tranquem o sistema para não receber nenhum acesso externo?

Muito grato à quem puder ajudar.

clodoaldops

"Os usuários do Windows que migram para o Linux às vezes têm crises de pânico por causa da ausência de programas focados na segurança. A verdade é que a questão é muito simples e sem graça. Não há necessidade de exagerar na proteção. Invista os ciclos do seu cérebro naquilo que te diverte. Simples assim"
http://www.hardware.com.br/artigos/taticas-seguranca-linux/

EysK

Citação de: clodoaldops online 16 de Abril de 2012, 11:46
"Os usuários do Windows que migram para o Linux às vezes têm crises de pânico por causa da ausência de programas focados na segurança. A verdade é que a questão é muito simples e sem graça. Não há necessidade de exagerar na proteção. Invista os ciclos do seu cérebro naquilo que te diverte. Simples assim"
http://www.hardware.com.br/artigos/taticas-seguranca-linux/

Valeu amigo...

haereticus

Se as milhares de empresas de antivirus, antispy que fazem programas para windows fossem viver do linux para vender suas tralhas iam falir. O "janelas" é cheio de janelas abertas kkkk.

;D Viva o linux.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Creto

Uma boa alternativa para essa bateção de cabeça parar de vez é tão simples como:

sudo ufw enable

Citarcreto10@creto10-MS-7529 ~ $ sudo ufw enable
Firewall está ativo e habilitado na inicialização do sistema
creto10@creto10-MS-7529 ~ $

Remédio para dores de cabeça.

T+

jkmsjq

Citação de: Creto online 17 de Abril de 2012, 17:46
Uma boa alternativa para essa bateção de cabeça parar de vez é tão simples como:

sudo ufw enable

Citarcreto10@creto10-MS-7529 ~ $ sudo ufw enable
Firewall está ativo e habilitado na inicialização do sistema
creto10@creto10-MS-7529 ~ $

Remédio para dores de cabeça.

T+

Complementando o que Creto disse
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

garfo

Mantenha o sistema atualizado, e cuidado onde clica (principalmente em ads).

Só essas duas coisas já faz seu Ubuntu ficar bem seguro.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

EysK

gustavopaulinno

Ainda bem que eu já deixei essa paranóia.
gustavopaulinno