LibreOffice ou OpenOffice para Linux e Windows?

Iniciado por Bruno Aquino, 15 de Abril de 2012, 11:11

tópico anterior - próximo tópico

Bruno Aquino

Na empresa onde eu trabalho, o Sistema é baseado em Windows, por este motivo tenho os dois sistemas operacionais na minha máquina.

Recentemente a empresa solicitou que quem quiser trabalhar com seus notebook pessoais, será necessário adquirir a licença do Windows e Office.

Do Windows eu tenho, pois quando comprei o Notebook paguei pela licença também, mas do Office não, e nem pretendo comprar.

Agora vem minha duvida, para o Windows 64 bits, quando é o melhor LibreOffice ou OpenOffice?

O LibreOffice eu conheço, pois tenho ele instalado no Ubuntu 11.10 da minha máquina, mas o OpenOffice eu não conheço.

Para o Linux vale apena testar o OpenOffice também?

Grato.
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

garfo

Os dois são a mesma coisa, só que feito por pessoas/organizações diferentes. Não há muita diferença (perceptível). Recomendo o Libreoffice, pois este parece ser mais atualizado.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Adriano R.N.

Recomendo fortemente que você use o libreoffice 3.5.2 (e posteriores), no último ano o libreoffice passou por profundas mudanças e limpeza do código fonte, está mais rápido, tem mais recursos, maior compatibilidade com o msoffice. Veja algumas novidades:

http://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/3.5/pt-br

Entenda um pouco da história do LibreOffice:

http://pt.wikipedia.org/wiki/LibreOffice
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

xluisfernando

Particularmente, vejo o libreoffice como um aplicativo muito superior ao MS word. Tanto pelas ferramentas de exportação para PDF (quem escreve artigos científicos ou acadêmicos sabem bem a importância disso), quanto pela correção ortográfica que já incorporara as novas regras de hifenização.

Sem contar o fato de que os menus do MS word são muito confusos
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

luizjunior

Amigo, pelo que sei o Libreoffice teve origem de um projeto independente, e incorporou funções do Openoffice, e tem muitas melhorias. Por ser utilizado hoje pela maioria da comunidade, recomendo o Libreoffice.
Usuários de Outros SO também utilizam-o e garantem que é melhor que a suite MS.
Uma dica para utilizar o Calc (planilha) é baixar a tradução completa, assim as fórmulas ficam traduzidas, facilitando a utilização (para quem é acostumado com xls).
"Amar e mudar as coisas me interessa mais..." (Engenheiros do Hawaii)

xluisfernando

Citação de: luizjunior online 15 de Abril de 2012, 16:01
Amigo, pelo que sei o Libreoffice teve origem de um projeto independente, e incorporou funções do Openoffice, e tem muitas melhorias. Por ser utilizado hoje pela maioria da comunidade, recomendo o Libreoffice.
Usuários de Outros SO também utilizam-o e garantem que é melhor que a suite MS.
Uma dica para utilizar o Calc (planilha) é baixar a tradução completa, assim as fórmulas ficam traduzidas, facilitando a utilização (para quem é acostumado com xls).
OpenOffice é um aplicativo de escritório desenvolvido a partir do StarOffice, da Sun Microsystens. Depois que essa empresa foi incorporada a Oracle, a equipe de desenvolvedores teve um racha e a maioria deles resolveu a questão criando uma independente, chamada LibreOffice.

Atualmente, o LibreOffice é um aplicativo mais estável e atualizado que o OpenOffice, que permanece vinculado a Oracle.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Adriano R.N.

OpenOffice é um aplicativo de escritório desenvolvido a partir do StarOffice, da Sun Microsystens. Depois que essa empresa foi incorporada a Oracle, a equipe de desenvolvedores teve um racha e a maioria deles resolveu a questão criando uma independente, chamada LibreOffice.

Atualmente, o LibreOffice é um aplicativo mais estável e atualizado que o OpenOffice, que permanece vinculado a Oracle.
[/quote]

O Openoffice está nas mãos da Incubadora Apache, a Oracle abriu mão dele. A Apache mudou a licença para os seus padrões e o apache/openoffice está em fase de desenvolvimento, parece que este ano eles lançam alguma versão.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

vinicius_aleao

Citação de: Adriano R.N. online 15 de Abril de 2012, 22:39

O Openoffice está nas mãos da Incubadora Apache, a Oracle abriu mão dele. A Apache mudou a licença para os seus padrões e o apache/openoffice está em fase de desenvolvimento, parece que este ano eles lançam alguma versão.

É isso mesmo. E o código do Lotus Symphony também foi doado ao Apache, o que significa dizer que, futuramente, o OpenOffice ficará com uma interface semelhante a do Symphony (o que muito me agrada).

luizjunior

Caras, creio que tenho um problema sério aqui. Estava eu agora fazendo uma apresentação de slides no Libreoffice 3.5.2.2 (Ubuntu 11.10 - Unity) e por 3 vezes o Libre fecha sozinho, e pior, não salva o que eu havia feito depois da última vez que mandei salvar...  :'(

Não sei se é o lugar ideal, mas alguém sabe o que pode ser?
Tô nervoso com esse trabalho...  :o

vinicius_aleao

Se começou a ocorrer depois de instalar essa última versão, dê um passo pra trás e reinstale a versão dos repositórios.

luizjunior

haereticus

O libreoffice sempre me atendeu bem, o openoffice utilizei pouco mais é bom também.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

luizjunior

Amigos, depois de ter tido problemas com o libreoffice impress (apresentação de slides), desinstalei hoje:
sudo apt-get remove libreoffice*
sudo apt-get purge libreoffice*

Instalei novamente pela Central de Programas. Queria instalar uma versão mais antiga (anterior a 3.5.2.2 - a qual fecha as janelas me fazendo perder o trabalho), mas a versão do software da Central de Programas é a mesma. Entrando no site do Libreoffice, a versão recomendada é a 3.5.2.2...?
O que será que estou fazendo errado? Será um erro de compatibilidade? Fico sem saber o que fazer... Por hora, uso Google docs, mas preciso utilizar planlhas de cálculo em algum momento que não tenho acesso a internet, então preciso de uma suite office instalada. Alguma sugestão? Pensei em instalar a 3.4, mas é impossível a 3.5 estar sendo usada por todos, e só aqui apresentar este problema...  ???

Aguardo a colaboração de alguém que possa me ajudar.

Obrigado.

Bruno Aquino

Instalei o LibreOffice 3.5.2.2, por enquanto estou gostando. Mas perde em rapidez para o Office ainda. Principalmente em documentos com várias páginas. Mas acho que tem a ver com a versão ou SO, pois tenho a versão anterior instalada no Ubuntu 11.10, e me parece mais veloz.

Citação de: luizjunior online 18 de Abril de 2012, 00:21
Amigos, depois de ter tido problemas com o libreoffice impress (apresentação de slides), desinstalei hoje:
sudo apt-get remove libreoffice*
sudo apt-get purge libreoffice*

Instalei novamente pela Central de Programas. Queria instalar uma versão mais antiga (anterior a 3.5.2.2 - a qual fecha as janelas me fazendo perder o trabalho), mas a versão do software da Central de Programas é a mesma. Entrando no site do Libreoffice, a versão recomendada é a 3.5.2.2...?
O que será que estou fazendo errado? Será um erro de compatibilidade? Fico sem saber o que fazer... Por hora, uso Google docs, mas preciso utilizar planlhas de cálculo em algum momento que não tenho acesso a internet, então preciso de uma suite office instalada. Alguma sugestão? Pensei em instalar a 3.4, mas é impossível a 3.5 estar sendo usada por todos, e só aqui apresentar este problema...  ???

Aguardo a colaboração de alguém que possa me ajudar.

Obrigado.

Cara acho que para Documentos e Planilhas o Google Docs funciona Off. De uma olhada:

http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=1628467
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Flatac

Olá

Sugestão para o luizjunior:

Você pode tentar instalar o OpenOffice, que está ainda na versão 3.3.0.

Tem uma versão .deb que pode ser instalada pelo pacote Gdebi.

Aqui o link: http://www.openoffice.org/download/other.html .

Flavio