Ubuntu 11.10 enxerga Windows 7 na rede mas o contrário não ocorre

Iniciado por Lord Avallon, 13 de Abril de 2012, 18:25

tópico anterior - próximo tópico

Lord Avallon

Olá para todos!

Sempre acompanho o fórum como leitor, me registrei e este é meu primeiro post.

Estou tendo um problema conforme descrito acima, tenho uma rede doméstica composta por meu computador com o Ubuntu 11.10 e um notebook com o Windows 7.
No meu computador, pelo Ubuntu, enxergo a rede, meu micro e o notebook normalmente, acesso pastas, copio, colo e deleto arquivos, o problema é no notebook, não
consigo visualizar o meu computador por ele, já pesquisei em vários lugares, inclusive aqui no fórum, e não achei nenhuma solução para isto, o arquivo smb.conf já está
editado corretamente, os dois micros estão no mesmo grupo de trabalho, tem o mesmo IP, o suporte do Windows no Samba está ativado, mas não consigo de nenhuma
forma resolver esta situação.

Me lembro que quando instalei o Ubuntu 11.10 pela primeira vez tentei de tudo quanto foi forma e não consegui, um belo dia, quando fui acessar o notebook, ele estava
enxergando a rede normal com os dois micros, aí tive de formatar meu micro e reinstalar o sistema, agora o notebook não o enxerga mais. Fiquei intrigado do porque de
uma hora para a outra o problema ser resolvido, aparentemente sozinho, mas, quando eu configuro tudo certo, a coisa não acontece.

Minha Internet é a banda larga do Speedy de 1 MB, que funciona perfeitamente nos dois computadores, o problema é só este que descrevi mesmo.

Alguém sabe qual a causa disto estar acontecendo?

Desde já agradeço!

selvaking

Citação de: Lord Avallon online 13 de Abril de 2012, 18:25
os dois micros estão no mesmo grupo de trabalho, tem o mesmo IP,

Como assim? Os dois teem o mesmo IP?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

zekkerj

Caso típico pra instalar o pacote samba completo. Mas é preciso esclarecer essa questão do IP primeiro...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Lord Avallon

Olá!

Muito obrigado pelas respostas.

selvaking, com respeito aos dois micros terem o mesmo IP, é o seguinte, eu vi em um outro tutorial uma pessoa falando que para um micro ter acesso ao outro, no caso um com o Linux e o outro com Windows, os dois deveriam estar no mesmo grupo de trabalho e terem o mesmo IP, como eu já tinha configurado os dois para o mesmo grupo de trabalho, fui no site meu ip, tanto no notebook quanto no meu micro e verifiquei que ambos tem o mesmo número, por isso disse que os dois tem o mesmo IP, não sei o que isso tem a ver, nem se o que esta pessoa falou procede, mas, creio que pelo fato dos dois computadores estarem compartilhando o mesmo provedor de Internet o número é o mesmo, não? Sei que cada micro tem um número de IP, mas confesso que não entendi muito isso, aliás, de rede não manjo muito, estou aprendendo aos poucos.

zekkerj, o que você quer dizer com instalar o pacote samba completo? Eu digitei no terminal: sudo apt-get install samba Este comando já não abrange tudo? Tem alguma coisa que fica de fora? Há algum outro comando para a instalação completa?

Mais uma vez agradeço pela ajuda!

zekkerj

Citarzekkerj, o que você quer dizer com instalar o pacote samba completo?
É que a instalação padrão do Ubuntu traz apenas parte do pacote samba. Uma das formas de instalar o pacote completo é justamente pelo comando que você usou.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

selvaking

Citação de: Lord Avallon online 16 de Abril de 2012, 15:26
com respeito aos dois micros terem o mesmo IP, é o seguinte, eu vi em um outro tutorial uma pessoa falando que para um micro ter acesso ao outro, no caso um com o Linux e o outro com Windows, os dois deveriam estar no mesmo grupo de trabalho e terem o mesmo IP, como eu já tinha configurado os dois para o mesmo grupo de trabalho, fui no site meu ip, tanto no notebook quanto no meu micro e verifiquei que ambos tem o mesmo número, por isso disse que os dois tem o mesmo IP, não sei o que isso tem a ver, nem se o que esta pessoa falou procede, mas, creio que pelo fato dos dois computadores estarem compartilhando o mesmo provedor de Internet o número é o mesmo, não? Sei que cada micro tem um número de IP, mas confesso que não entendi muito isso, aliás, de rede não manjo muito, estou aprendendo aos poucos.
Os micros devem ter o IP diferente, mas fazerem parte da mesma rede.
O IP que vc visualizou no "meu IP" foi o IP de algum gateway do Speedy.

Faltou alguns detalhes que vc não citou.

Aonde chega a banda larga do Speedy?
Vc tá usando roteador?

Coloca a saída dos comandos:
no linux
sudo ifconfig

No windows

ipconfig /all
ou ipconfig /tudo
Dependendo de qual versão vc usa

Citação de: Lord Avallon online 16 de Abril de 2012, 15:26
zekkerj, o que você quer dizer com instalar o pacote samba completo? Eu digitei no terminal: sudo apt-get install samba Este comando já não abrange tudo? Tem alguma coisa que fica de fora? Há algum outro comando para a instalação completa?
Foi isto que ele quis dizer em instalar o pacote samba completo, exatamente o que vc fez.

Linux User #323049

Lord Avallon

O que exatamente você quer dizer com aonde chega a banda larga Speedy? Em que cidade estou ou em que lugar da casa? Estou em Atibaia, o Speedy fica no escritório, os dois computadores estão bem próximos um do outro, a rede é com cabos e utilizo roteador da marca D-Link, modelo DI-604.

As saídas dos comandos que você disse deram o seguinte:

No Linux:

editado

No Windows 7:

editado

zekkerj

CitarO que exatamente você quer dizer com aonde chega a banda larga Speedy?
(...)utilizo roteador da marca D-Link, modelo DI-604.
Essa é a informação necessária.

selvaking

Os dois micros estão na mesma rede.
deveriam se ver.

usuario@descartes:~$ ipcalc 192.168.0.159/24
Address:   192.168.0.159        11000000.10101000.00000000. 10011111
Netmask:   255.255.255.0 = 24   11111111.11111111.11111111. 00000000
Wildcard:  0.0.0.255            00000000.00000000.00000000. 11111111
=>
Network:   192.168.0.0/24       11000000.10101000.00000000. 00000000
HostMin:   192.168.0.1          11000000.10101000.00000000. 00000001
HostMax:   192.168.0.254        11000000.10101000.00000000. 11111110
Broadcast: 192.168.0.255        11000000.10101000.00000000. 11111111
Hosts/Net: 254                   Class C, Private Internet

usuario@descartes:~$ ipcalc 192.168.0.189/24
Address:   192.168.0.189        11000000.10101000.00000000. 10111101
Netmask:   255.255.255.0 = 24   11111111.11111111.11111111. 00000000
Wildcard:  0.0.0.255            00000000.00000000.00000000. 11111111
=>
Network:   192.168.0.0/24       11000000.10101000.00000000. 00000000
HostMin:   192.168.0.1          11000000.10101000.00000000. 00000001
HostMax:   192.168.0.254        11000000.10101000.00000000. 11111110
Broadcast: 192.168.0.255        11000000.10101000.00000000. 11111111
Hosts/Net: 254                   Class C, Private Internet

Na sua configuração só vi isto de errado:
Servidores DNS. . . . . . . . . . . . . . . : 192.168.1.1

Vc tem mesmo um servidor DNS com este IP? Ou isto é uma informação falsa!
Seguinte. Não vai dá pra eu te ajudar por uns tempos, pois estou saindo com minha esposa pra que ela faça uma cirurgia e vou ficar uns dias desplugado.
Mas adianta esta informação:
Seu Windows 7 consegue ver o compartilhamento feito nele?
Vc compartilhou alguma pasta no Ubuntu?

Mano zekkerj continua ajudando o mano Lord Avallon.

Linux User #323049

Lord Avallon

Olá!

Tem algum lugar que eu possa ver o endereço do servidor DNS mesmo? Na verdade, eu sempre vejo esta sigla, mas não sei bem o que é um servidor DNS.

selvaking eu agradeço à vocês por estarem me ajudando muito e que Deus abençoe e corra tudo bem na cirurgia de sua esposa!

Quanto ao que você me perguntou, então, quando eu entro na rede pelo notebook eu só vejo ele nela e acesso a pasta compartilhada dele na rede, agora pelo meu computador, micro com o Ubuntu, eu vejo ambos, acesso as pastas compartilhadas dos dois sem problemas, tanto que quando eu quero compartilhar um arquivo entre eles eu uso a pasta compartilhada do notebook, eu copio algo nela pelo meu micro e acesso no notebook sem problemas, e vice-versa, pelo notebook copio um arquivo na pasta compartilhada dele e acesso ela pelo meu computador, agora, se eu copiar um arquivo para a minha pasta compartilhada (no micro Ubuntu), não consigo acessá-lo pelo notebook, é uma via de uma mão só, de lá para cá, beleza, agora de cá para lá, não consigo, realmente isto me deixa muito intrigado.

Me lembro que quando eu tinha instalado o Ubuntu 10.04.3 LTS foi de primeira, os dois se enxergaram sem eu precisar fazer nada.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda!

zekkerj

DNS significa "Domain Name System". A função do DNS é traduzir nomes (p.ex. "www.google.com" ou "ubuntuforum-br.org") em endereços IP (91.189.89.88 ou 97.107.142.88).

É pelo DNS que você sabe onde entregar um email, ou seja, é pelo DNS que vc sabe que pra entregar um email para alguém "@gmail.com" vc tem que abrir uma conexão para a máquina "gmail-smtp-in.l.google.com".

O DNS também pode ter outros usos; numa rede Samba ele pode ser usado como auxiliar pra traduzir nomes de máquinas em endereços também. Mas note que nesse caso ele é auxiliar, não a fonte principal de tradução.

Como suas máquinas se enxergam, e você acessa a internet normalmente (ou vc teria reclamado disso, não?), não acho que vc precise se preocupar com a configuração de DNS. Mesmo que você tenha postado aqui valores alterados (tem gente que não gosta de divulgar informação sensível como essa), podemos assumir que esteja correta.

Pelo que eu estou entendendo, vc consegue localizar o computador e abrir o compartilhamento em ambos os computadores, correto? Você não estaria conseguindo é, quando acessa a partir do Windows, gravar arquivos no Linux. É isso?

Lord Avallon

Opa, valeu zekkerj por esclarecer o que é o DNS!

Com certeza, sei que são informações complicadas, mas sei que a comunidade tem muita gente boa e disposta a ajudar, e isso vai servir para muitas outras pessoas também, porque eu não vi em nenhum lugar uma dúvida deste tipo, só vi o contrário, quando o Windows enxerga os micros e o Ubuntu não, e olha que eu revirei tudo quanto é canto!

Sim, acesso a Internet nos dois computadores, quanto a isso está tudo ok.

Com respeito aos micros, bom pelo notebook (Windows 7), olhando a rede, eu só vejo o notebook, acesso a pasta compartilhada dele, sem problemas, pelo meu micro (Ubuntu 11.10), olhando a rede, eu vejo os dois, tanto o notebook quanto o meu micro e acesso as pastas compartilhadas de ambos, entendeu? Se eu quiser compartilhar alguma coisa entre os dois, tem que ser pela pasta compartilhada do notebook, pois é a única que tanto o notebook quanto o meu micro acessam, já não é possível por minha pasta compartilhada, pois eu acesso ela do meu micro, mas peloo notebook não.

zekkerj

Eu preciso entender melhor o que acontece aí.

O quê, exatamente, você não consegue fazer?
CitarPelo que eu estou entendendo, vc consegue localizar o computador e abrir o compartilhamento em ambos os computadores, correto? Você não estaria conseguindo é, quando acessa a partir do Windows, gravar arquivos no Linux. É isso?

Lord Avallon

Eu, usando o notebook que tem o Windows 7, não consigo visualizar o meu micro, que tem o Ubuntu 11.10, na rede, já usando o meu micro com Ubuntu 11.10, consigo enxergar os dois na rede, ele mesmo e o notebook com o Windows 7. O que eu quero é poder enxergar os dois micros na rede pelo notebook com o Windows 7.

zekkerj

CitarEu, usando o notebook que tem o Windows 7, não consigo visualizar o meu micro que tem o Ubuntu 11.10
OK, agora ficou mais claro.

Primeiro confirme que o samba está em execução no Ubuntu.

sudo service smb restart
sudo service nmb restart

Veja se depois disso a máquina Linux pode ser visualizada no windows.