problemas para instalar impressora DNP DS40

Iniciado por c_daniel, 12 de Abril de 2012, 10:51

tópico anterior - próximo tópico

c_daniel

Olá a todos.

Sou iniciante em ubuntu mas no entanto estou quase totalmente rendido a este extraordinário sistema operativo.

Instalei os aplicativos necessários. Até o photoshop instalei e recomendo. Até aqui tudo muito bem.

O problema é para instalar a impressora a impressora.

A impressora que tenho é uma que faz exclusivamente fotografia que é o meu ramo de atividade. A impressora é uma DNP DS40 http://dye-sub-printers.co.uk/
e existem drivers para windows e mac. Não consigo é instalar no meu ubuntu 11.10. Já tentei várias maneiras, até instalar o drive do windows 7 pelo wine que até faz a instalação mas a impressora ainda assim não aparece instalada e volta a pedir os driveres quando a ligo. Alguém me pode ajudar? Será que existe maneira de instalar a impressora? Eu acho q há e ficava muito triste se tal não fosse possível. Se alguém me poder ajudar agradeço muito.

navegantesdailusao

Ola, a impresso quando conecta

reconhece? Tenho uma Epson e reconhece

tudo nativamente....

abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Tota

Citação de: c_daniel online 12 de Abril de 2012, 10:51
Será que existe maneira de instalar a impressora? Eu acho q há e ficava muito triste se tal não fosse possível.

Ola,

Olhando aqui => http://rpmfind.net/linux/RPM/opensuse/11.3/x86_64/gutenprint-5.2.4-11.1.x86_64.html

Vi que os drivers gutenprint suportam sua impressora

Citar/usr/share/cups/model/gutenprint/stp-dnp-ds40.5.2.ppd.gz
/usr/share/cups/model/gutenprint/stp-dnp-ds40.5.2.sim.ppd.gz
/usr/share/cups/model/gutenprint/stp-dnp-ds80.5.2.ppd.gz
/usr/share/cups/model/gutenprint/stp-dnp-ds80.5.2.sim.ppd.gz

Olhando em packages Ubuntu => http://packages.ubuntu.com/search?keywords=gutenprint&searchon=names&suite=oneiric&section=all

Pode-se ver que o gutenprint é mais recente que o link do OpenSuSe, então basta instalar como gutenprint que ela deveria aparecer.

Como não tenho esta impressora, é no que posso ajudar.

[]'s

c_daniel

muito obrigado já vejo então que é possível.

mas como devo proceder para a instalação? como instalo gutenprint? já vi os links que mandou e até já saquei mas depois de os ver na pasta de arquivos não sei se e qual devo executar.

e depois ligo a impressora e instalo normalmente?

c_daniel

Após algumas pesquisas encontrei este site que parece mt bom para este assunto

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Passos-essenciais-para-configurar-sua-impressora-no-Linux

instalei estes pacotes excepto este hal-cups-utils 
O pacote que permite detecção automática de sua impressora. Este não instalei porque o centro de programas não conhece e não apresentou nenhum.

Ainda voltei a tentar instalar a impressora e depois de fazer os passo manualmente a impressora até apareceu e ao fazer seguinte apareceu a mensagem de
"erro no servidor cups"

o link que enviou do gutenprint como disse saquei mas depois de abrir na pasta de arquivos não instalei nada e não sei se devo instalar e qual o executavel

c_daniel

consegui já está. obrigado.
depois de seguir o que estava no link que lhe mandei continueu a ler e fui ao link "ativando o cups" e depois digitei no navegador localhost:631/admin e aqui apareceu a impressora depois escolhi um  dos modelos e à segunda tentativa ficou bem instalada e a trabalhar.

obrigado agora sim estou totalmente rendido ao linux.

c_daniel

bem, outro problema.

na tal lista apareceu vários modelos para instalar e depois de instalar 1 deles ao mandar imprimir uma imagem ela sai tudo preto. sem imagem tudo em preto. fiz delete e voltei a instalar desta vez  otro modelo de instalação e depois ficou bem. desliguei o pc e quando liguei o pc e a impressora depois de mandar imprimir voltou a sair tudo preto.
Será que não apaguei bem a anterior?Tem ideia que possa ser?

Acho melhor desinstalar. Diga-me como instalo como disse num tópico atrás pelo gutenprint. obrigado