Monitoramento de Redes

Iniciado por Marcelo_walmart, 09 de Abril de 2012, 16:27

tópico anterior - próximo tópico

Marcelo_walmart

olá Boa tarde Pessoal
estou precisando no meu trabalho aqui um programa para fazer a seguinte coisa :
- Monitorar minhas máquinas na rede , meus servidores e estações so que vou montar uma maquina com linux para fazer o monitoramento e
os servidores e estações são todos windows
- fazer ping automatico 3 vezes por semana para os servidores e estações
- gerar relatorio ou log do ping automatico que eu possa imprimir

Agradeço desde ja a Atenção de todos

Marcelo

EdvaldoSCruz

Amigo, consulte esse site para você fazer o monitoramento de rede para cobrir as suas necessidades.

Link: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Nagios-Um-poderoso-programa-de-monitoramento-de-rede-%28parte-2%29

Espero que lhe ajude

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "RESOLVIDO" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

Viva o Ubuntu !!!!!!!  ;D

e vamos que vamos
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

zekkerj

Informe-se sobre o CACTI. Bem mais fácil de usar que o Nagios.
http://www.cacti.net/
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Marcelo_walmart

Ok Obrigado pessoal pelas idéias estarei testando ambas e postarei o resultado final
se alguém tiver mais contribuições podem continuar postando
Att:
Marcelo

raidicar

Citar- Monitorar minhas máquinas na rede , meus servidores e estações so que vou montar uma maquina com linux para fazer o monitoramento e

Se for só isso, acredito que seria uma boa oportunidade para trabalhar com shellscript e PHP.
Um script faria, sei la, 10 ping a cada minuto e gravaria o resultado final em um arquivo.
Um outro script filtraria esse resultado e geraria um arquivo que seria lido pelo PHP.
Pela web, poderia ver no gráfico se o servidor está fora ou não, em tempo real.
Um outro script, no final do dia, pega os arquivos gerados durante o dia e gera um novo com a data do dia no nome.
Esse arquivo pode ser consultado pela WEB e traz detalhado, por dia, quanto tempo o servidor ficou fora por dia, velocidade média dos pings...

Pode até automatizar o envio do e-mail.... ficaria muito bom... isso claro, caso tenha disponibilidade de tempo, do contrário, vai de cacti, nagios ou outra ferramenta.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Marcelo_walmart

Citação de: raidicar online 09 de Abril de 2012, 22:09
Citar- Monitorar minhas máquinas na rede , meus servidores e estações so que vou montar uma maquina com linux para fazer o monitoramento e

Se for só isso, acredito que seria uma boa oportunidade para trabalhar com shellscript e PHP.
Um script faria, sei la, 10 ping a cada minuto e gravaria o resultado final em um arquivo.
Um outro script filtraria esse resultado e geraria um arquivo que seria lido pelo PHP.
Pela web, poderia ver no gráfico se o servidor está fora ou não, em tempo real.
Um outro script, no final do dia, pega os arquivos gerados durante o dia e gera um novo com a data do dia no nome.
Esse arquivo pode ser consultado pela WEB e traz detalhado, por dia, quanto tempo o servidor ficou fora por dia, velocidade média dos pings...

Pode até automatizar o envio do e-mail.... ficaria muito bom... isso claro, caso tenha disponibilidade de tempo, do contrário, vai de cacti, nagios ou outra ferramenta.

Cara eu tenho disponibiliaded de tempo e até gostaria mesmo de fazer assim achei sua idéia bem original mas :
Vc teria disponibiliaded para me ensinar a fazer este scrip no shell,. pq eu não sei