[Duvida basica] O que é o repositorio

Iniciado por rennanhma, 07 de Abril de 2012, 00:20

tópico anterior - próximo tópico

rennanhma

Bom sou iniciante se alguem pode-se me explicar de uma forma bem clara ou mandar link que eu possa ler e entender esse repositorio oq é e pra que serve.. porque adicionar as coisas a ele e tal...

pois tipo quis instalar um indicador de sistema
Bom e tutorial dizia

sudo add-apt-repository ppa:indicator-multiload/stable-daily && sudo apt-get update
sudo apt-get install indicator-multiload

Bom entendi o que? a primeira linha adiciona ao repositório e dá um update la... a segunda instala...
blz...
mais como estou sem entender pra que serve o repositório eu fiz só a segunda linha deixando essa parte de add-apt-repository para la
e o mesmo indicador instalou normalmente...
então o pq de adicionar no repositório?
O que é isso?

Obrigado  :)

cebaldocchi

No Windows quando você deseja instalar um programa você procura esse programa no google e depois baixa de algum site tipo Baixaki ou Superdownloads, etc...

No Ubuntu é diferente... você não baixa o software de um site na internet, e sim do repositório.
O repositório é tipo um "servidor" que armazena vários softwares. Quando você quer instalar tal programa você digita "apt-get install [nome_do_pacote]".

Existem vários repositórios ou seja, vários servidores que fazem isso.
Às vezes terá algum programa que você vai encontrar no servidor X mas não vai encontrar no servidor Y e assim por diante.

Outra coisa é que existem repositórios separados em "Stable" / "Instable/Testing".
Os pacotes Stable são pacotes que já foram testados várias vezes e estão funcionando (ou pelo menos deveriam) perfeitamente.
Os pacotes Instable ou Testing são pacotes que estão em desenvolvimento; são atualizados à todo instante e geralmente contém erros que o programador está corrigindo ainda.

sigur

Citação de: rennanhma online 07 de Abril de 2012, 00:20

mais como estou sem entender pra que serve o repositório eu fiz só a segunda linha deixando essa parte de add-apt-repository para la
e o mesmo indicador instalou normalmente...
então o pq de adicionar no repositório?

No seu caso então, ou você já tinha esse espelho adicionado, ou então instalou o programa de outro espelho, e por isso não deu erro. Mas se vocêqueria determinada versão do programa, que só tem nesse espelho, ou seja, nos outros a versão é outra, mais antiga, então você ainda não tem exatamente o programa que queria.

jkmsjq

Complementando o que já foi dito, os repositórios servem como forma de segurança, pois você pode baixar os arquivos e saber que não virão com vírus como pode acontecer no Windows em site não muito conhecidos... :-[
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

rennanhma

Todos me ajudaram e esclareceram minha duvida

Obrigado =) aos 3