Permissões ProFTPD

Iniciado por clarcksp, 05 de Abril de 2012, 08:54

tópico anterior - próximo tópico

clarcksp

Olá.
Estou montando um servidor para recebimento de arquivos via FTP.
Estou utilizando já a versão 11.10 e instalei o ProFTPD.
Bem, minha duvida é a seguinte:
Serão múltiplos acessos vindo de múltiplos usuários, deste modo cada usuário terá uma pasta dentro de um HD secundário.
O que eu fiz:
Instalei o segundo hd e o nomeei de /hd02
Criei um usuário comum dentro do linux e dentro do /etc/passwd alterei o diretório home para /hd02/nomedousuario.
Este usuário quando conecta via FTP acessa corretamente a pasta HOME dele, porém, também tem acesso as outras pastas do linux, se ele utiliza um software como o Filezilla tem acesso a varias pastas do S.O.
Eu gostaria que o usuário tivesse apenas acesso a pasta criada para ele e nada mais.

Como faço isso?

Obrigado.

raidicar

Bom dia, se eu não estou enganado, no arquivo de configuração do ftp:
DefaultRoot ~ # Impede que os usuários saiam de sua pasta home.

Mais opções:
DefaultRoot ~ grupo_normal   # Faz com que os usuários que pertencem ao grupo_normal fiquem preso a pasta home.
DefaultRoot ~ !grupo_root      # Faz com que os usuários do grupo root possam acessar pasta níveis acima de sua pasta home. Os demais não podem.

Você pode alterar o caminho da pasta home dos usuários.
Teste e veja se funciona por que não tenho muita certeza.

Att,
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

clarcksp

Citação de: raidicar online 05 de Abril de 2012, 13:56
Bom dia, se eu não estou enganado, no arquivo de configuração do ftp:
DefaultRoot ~ # Impede que os usuários saiam de sua pasta home.

Mais opções:
DefaultRoot ~ grupo_normal   # Faz com que os usuários que pertencem ao grupo_normal fiquem preso a pasta home.
DefaultRoot ~ !grupo_root      # Faz com que os usuários do grupo root possam acessar pasta níveis acima de sua pasta home. Os demais não podem.

Você pode alterar o caminho da pasta home dos usuários.
Teste e veja se funciona por que não tenho muita certeza.

Att,

Maravilha!!!!!!!
Não acredito que era algo tão simples...
Eu estou usando o Webmin para gerenciar o FTP e lá tambem não tem nada falando disso.

Obrigado.