Sinal Wireless muito fraco!

Iniciado por Vitor Oliveira, 25 de Março de 2012, 22:58

tópico anterior - próximo tópico

Vitor Oliveira

Olá pessoal, boa noite a todos...

Comprei um ap e uma antena wireless com a intenção de aumentar o alcance da rede sem fio aqui do trampo, mas a coisa não está funcionando de vento em popa!...rsrsr

Access Point...
http://www.fullwireless.com.br/produto/R%C3%A1dio/Access%20Point/Smart%20Lan/SPEED%20ROUTER%20APRIO150
http://www.smartlan.us/index.asp?dep=9994&marca=4&pdcat=&nomec=&idProd=448

Antena...
http://pt.tp-link.com/support/download/?model=TL-ANT2415D

O Access Point é um Smart Lan 150 com função router, ap, cliente, bridge, etc e pelo que vi é de 400 mW. Já a antena é uma TP-LINK de 15 dBi para ambiente externo, ela deve ter mais ou menos 1,5 metro de altura e acredito que seja de alto desempenho. Ela está ligada no ap por meio de um pig tail de 30 cm (no máximo), ou seja, sem perdas né!?

Bom, a antena não está em ambiente externo, mas acredito que pelas configurações era pra funcionar bem, muito bem. O ap está configurado como router (conexão ppoe) e na função de AP (wireless). Ele funciona beleza, conecta e tem internet normal. A questão é, o sinal wireless está muito curto, ao menos na minha opinião, acho que no máximo uns 150 metros, estourando hen!

Alguém saberia me dizer onde está o problema? Em qual configuração estou errando?

Desde já agradeço a todos.

Até mais.

zekkerj

Citarou seja, sem perdas né!?
Não é assim que funciona. A antena omnidirecional cria uma área de recepção em forma de toróide (mais conhecido como "câmara de ar de caminhão"), o que significa que uma antena de alto ganho cria uma área de baixa recepção justamente na redondeza da antena. O efeito então é que, mesmo aumentando o alcance do sinal, você acaba perdendo o sinal a curta distância.

Além disso, não adianta você querer jogar o sinal do seu AP na lua: você precisa que seu notebook lunar seja capaz de enviar o sinal de volta pra terra, não?

Eu sou da opinião de que, muito melhor do que gastar dinheiro com antenas gigantes de 15, 20 ou 50dBi, vale mais a pena usar mais de um AP, de potência menor, posicionados estrategicamente pelo ambiente. Assim você tem uma recepção mais homogênea, com sinal bom a ótimo, em toda a área em que esse sinal pode vir a ser necessário, minimizando a área de sombra, e aumentando a disponibilidade, já que no caso de um dos aparelhos sair de operação, sua célula pode ser servida pelos outros.
Outra vantagem do enfoque distribuído é que as células wireless, menores, terão menos estações associadas. E como você deve saber, a banda do canal wireless é compartilhada entre as estações; não é preciso pensar muito pra perceber que mais estações é sinônimo de rede mais lenta, assim se vc puder usar um esquema que minimize as estações, só tem a ganhar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Vitor Oliveira

Bom dia amigo...

Entendi o que você quis dizer, mas me diga uma coisa, por que não consigo sinal então dessa minha rede quando estou longe da antena? Pelo que entendi, com essa antena, o sinal é melhor com maior distância do que com menor, certo?

Obrigado.

Até mais.

zekkerj

Não foi isso que eu disse. Eu disse que há uma área no entorno da antena que fica com sinal fraco. Isso pode ser um raio de alguns centímetros, ou alguns metros, dependendo da potência ou do ganho da antena. Quanto a não ter sinal a grande distância, perceba que não basta vc receber o sinal, tem que poder mandar de volta...

Volto a dizer que você teria um resultado melhor usando mais de um aparelho, em vez de tentar a antena mais forte.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Vitor Oliveira

Amigo, aproveitando o problema em questão, poderia me explicar como que essas redes de venda de internet alcançam longas distâncias? Aqui no trampo consigo visualizar várias com o note e com sinal bom por todo canto que ando, só não conecta já que não pago o serviço...rsrsr..... Mas queria fazer algo do tipo aqui sabe, mas qualquer coisa vou fazer o que me recomendou mesmo... fazer o que né...rsrsr.....

Até mais.

Obrigado.

zekkerj

CitarAmigo, aproveitando o problema em questão, poderia me explicar como que essas redes de venda de internet alcançam longas distâncias?
Antenas direcionais, aparelhos de alta potência, sobreposição de antenas (alto/médio/baixo) ganho.

Outra resposta possível, encharcado de sarcasmo, seria "Mal, muito mal".

Tota