Problema na Inicialização modo gráfico

Iniciado por Roberto Freitas, 18 de Março de 2012, 02:26

tópico anterior - próximo tópico

Roberto Freitas

Boa noite. sou usuário razoavelmente novo do ubuntu.
Recentemente, eu instalei o ubuntu 11.10 oneiric ocelot. não tive problemas na instalação.
hoje, o meu note Acer Aspire 4736z desligou do nada. quando eu liguei novamente o pc, ele solicitou a senha (configurada pela bios p ligar) e em seguida, a tela estava preta.
quando eu segurei o botão do power p desligar, a tela piscou e eu vi q tinha dado boot e iniciado. apenas não apareceu.
Repeti o procedimento e cheguei ateh a fazer login na minha conta de usuário (digitando a senha sem ver) e ouvi o som de quando o ubuntu inicia.
Em seguida, resolvi ligar o note em modo de recuperação de dados (o qual uso nesse instante).
Resolvi abrir o GParted e tirei o seguinte screenshot:
http://imageshack.us/f/210/capturadetelaem20120318.png/

Gostaria de saber se seria apenas problema na partição ou se o buraco é mais embaixo...

Grato desde já,
"Doctrina sed vim promovet insitam" - Horácio

zekkerj

Essa partição desconhecida sda5, pelo tamanho e posição, parece ser a partição de swap de sua máquina. A menos que vc estivesse em supensão ou hibernação, o conteúdo da área de swap não é aproveitado entre um boot e outro, assim não haveria problema em formatar novamente essa partição como swap.

No entanto, sua preocupação é plenamente justificada: em todo problema na partição, "o buraco é mais embaixo". Antes de mexer em qualquer coisa, confirme se essa é mesmo a partição de swap.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

luiscarlos

Eu também tive esse problema, quando eu pensava que não havia iniciado o sistema e apertava Ctrl+Alt+Del Ele reiniciava mas antes disso piscava a tela de login.

Roberto Freitas

Eu confirmei... corresponde à partição de swap msm... no entanto, eu a formatei novamente e dessa vez nem aparece a opção para iniciar em modo de recuperação de dados.
Eu vou dar o boot pelo cd e vejo o q eu consigo fazer por lá...

Roberto Freitas

Citação de: luiscarlos online 18 de Março de 2012, 13:51
Eu também tive esse problema, quando eu pensava que não havia iniciado o sistema e apertava Ctrl+Alt+Del Ele reiniciava mas antes disso piscava a tela de login.

vc conseguiu resolver o problema?

luiscarlos

Citação de: Roberto Freitas online 19 de Março de 2012, 16:25
Citação de: luiscarlos online 18 de Março de 2012, 13:51

vc conseguiu resolver o problema?
Não, reinstalei o OS e o problema persistiu até que uma atualização resolveu tudo, hoje está redondinho meu Ubuntu.

Roberto Freitas

entendi... na verdade, eu descobri que apenas o monitor desliga logo após o início do boot.
conectei a um monitor e está tudo funcionando normalmente... mas ainda não consegui fazer o monitor do note funcionar...

zekkerj

Isso parece ser a resolução de vídeo que está incompatível com o monitor do note. Se bem que há um controle por teclado onde vc pode chavear entre monitor externo, interno ou ambos. Já tentou usar?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Roberto Freitas

Citação de: zekkerj online 25 de Março de 2012, 10:07
Isso parece ser a resolução de vídeo que está incompatível com o monitor do note. Se bem que há um controle por teclado onde vc pode chavear entre monitor externo, interno ou ambos. Já tentou usar?
então... eu voltei a pesquisar mais a fundo, e creio q deve ser um problema de incompatibilidade do gma 4500...

encontrei outros com o meu problema nesse link:
[link]http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,81992.msg453801.html#msg453801[/link]
vou ver se consigo resolver...
valeu pela atenção!