Instalação correta do Ubuntu

Iniciado por avramaral, 21 de Março de 2012, 17:26

tópico anterior - próximo tópico

avramaral

Olá pessoal... há uma ou duas semanas, criei um tópico aqui no fórum perguntando sobre a compatibilidade dos sistemas Ubuntu com os notebooks da dell lançados com sistema Ubuntu pré-instalado, ao invés do tradicional Windows. E obtive resposta bastante esclarecedoras acerca do assunto. E por essa boa receptividade, estou aqui mais uma vez com dúvidas de iniciantes:

Como sei que essa deve ser uma questão bem recorrente aqui no fórum, gostaria que me indicassem um link de post ou tutorial de como instalar corretamente o Ubuntu com dual-boot com o sistema Windows (partindo do pré-suposto que o hd está limpo, ou seja, instalação do zero). Já li algumas coisas a respeito... como particionamento para instalação do Ubuntu (por exemplo, criação de uma partição de swap para auxílio à memória RAM - apesar de ter lido em textos diferentes que para memórias maior de 2GB, essa partição já não é mais necessária)... que é necessário a instalação do Windows antes do Ubuntu, pois, caso seja feito o contrário, o acesso ao sistema linux fica comprometido pelo fato de o Windows não oferecer opção de  escolha de inicialização de SO.

Portanto gostaria de um link atualizado (o que é, e o que não é recomendado ser feito nesse tipo de procedimento), já que com uma nova versão do Ubuntu a cada 6 meses deve-se instalá-lo de modo que as atualizações sejam possíveis sem comprometer os arquivos pessoais, bem como programas instalados (tenho mais uma dúvida sobre esse ponto: quando se atualiza para uma nova versão do Ubuntu os softwares continuam instalados na máquina?)

Vale a pena instalar o 11.10 agora e atualizar para a versão 12.04 assim que ela for lançada (a máquina que adquiri vem com uma versão mais antiga do que essas do Ubuntu instalada), ou é melhor esperar a 12.04 para instalá-la de primeira?

Atenciosamente,

André Victor Ribeiro Amaral

Ioca100

#1
Colega, seja bem-vindo ao nosso convívio, vamos lá:
Existe no live cd do Ubuntu o Gparted usado para particionar o hd, bota para rodar (testar o Ubuntu) , quando o sistema entrar, vá ao terminal e digite: sudo gparted
aí vc particiona , uma primeira parte para o Windows(melhor ser o primeiro a ser instalado) formatado em NTFS, depois vc deixa uma para o sistema /(raiz) pode ser uns 20 gigas ou menos , formatada em Ext4, outra para o teu Home(partição/pasta pessoal onde vão ficar teus documentos/dados/videos etc.em Ext4 e a outra de uns 2 gigas para o Swap(+ ou - a memória virtual do Windows).
Veja esse link: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19226.0.html
Usuário Linux- 449417

Warhead

Saudações.

Vou dar algumas sugestões baseado no uso que faço dos Sistemas e de algumas coisas que tornam o dual-boot funcional.

-Com o Live CD o Ubuntu, particione seu hd em duas divisões. Uma para Win e outra para Ubuntu. Retire o CD do Ubuntu.
-Faça a instalação do Window$$$ (não resisto a i$$o). De acordo com o relato do amigo, pressuponho que saiba instalar o S.O. proprietário.
-Agora recoloque o live CD Ubuntu e inicie a instalação.
-Como sabemos os HD´s suportam apenas três partições primárias. Portanto o particionamento do espaço reservado para o Ubuntu deverá ficar como segue:
A partição onde será colocado o Sistema raiz, /, deverá ficar como partição primária. Use algo como 40 GB ou um pouco mais, se tiver espaço aí.
A partição seguinte será a partição lógica, com todo o espaço restante.
Agora separe a partição lógica em duas partes:
Uma parte será a SWAP, ou área de troca, que será importante em ações como Suspender o Sistema e outras. Portanto é sim necessária.
O tamanho recomendado, e, de acordo com os teste que fiz, funciona melhor deverá ser igual ao dobro da memória RAM.
A outra parte, ou tudo que sobrou de espaço, no HD será usado para a home, /home. Que será o local onde ficarão os arquivos e configurações de aplicações.
A /home não precisa ser formatada quando se instala outra versão do Ubuntu, portanto será sempre a mesma e poupará a realocação de arquivos.
Lebre sempre de indicar em cada reinstalação para usar a partição /home sem formatar. Isto será feito no momento de instalar qualquer versão, escolhendo a opção de particionar manualmente o HD.
-Continue com os passos seguintes da instalação.

Quanto a questão de instalar agora o 11.10 ou esperar o 12.04, eu digo que não perca tempo.
Inicie sua experiência o quanto antes.
Mais ainda. De acordo com os usuários mais experientes no Linux, sempre é bom esperar umas semanas antes de instalar uma versão recém-lançada. Isto se deve ao fato de que as atualizações e correções vão sendo implementadas durante os primeiros dias de uso pelo público.

Para atualizar de uma versão para outra, recomenda-se fazer a instalação limpa, ou seja, formate a partição raiz e instale o novo S.O.
Lembrando que as partições SWAP e /home não precisam de formatação e podem ser reutilizadas.

Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.