Apache + Tomcat

Iniciado por Marcelo Roberto, 15 de Março de 2012, 13:52

tópico anterior - próximo tópico

Marcelo Roberto

Olá amigos,

Fiz uma pesquisa antes de criar esse novo tópico e só vi algo próximo mas que não são suficientes para me ajudar no meu problema.

Tenho instalado o Apache no meu Ubuntu 11.10 (Desktop) com o MySQL. Ambos funcionam em perfeito estado na porta 8080 conforme configurei.

Agora eu estou entrando na área do JAVA e preciso instalar o Tomcat para fazer meus estudos. Instalei o Tomcat 7 que estava disponível na Central de Programas do Ubuntu junto com o JDK 7. Tenho instalado também o Eclipse. O único problema é que não sei como iniciar o serviço do Tomcat. Não tenho nenhum aplicativo para iniciar o serviço. Será que é possível ter os dois na mesma máquina instalada? O Apache e o MySQL iniciam o serviço automaticamente... e o Tomcat? Como eu acesso ele no browser e onde ficam as pastas dele?

Obrigado por enquanto galera.

Abraço!  ;D

selvaking

Citação de: Marcelo Roberto online 15 de Março de 2012, 13:52
Tenho instalado o Apache no meu Ubuntu 11.10 (Desktop) com o MySQL. Ambos funcionam em perfeito estado na porta 8080 conforme configurei.
Os dois serviços na mesma porta? tem certeza?
E preferível que continuem na porta default deles. Apache na porta 80 e mysql na 3306.
Coloca a saída do comando:
netstat -antp
Citação de: Marcelo Roberto online 15 de Março de 2012, 13:52
Agora eu estou entrando na área do JAVA e preciso instalar o Tomcat para fazer meus estudos. Instalei o Tomcat 7 que estava disponível na Central de Programas do Ubuntu junto com o JDK 7. Tenho instalado também o Eclipse. O único problema é que não sei como iniciar o serviço do Tomcat. Não tenho nenhum aplicativo para iniciar o serviço. Será que é possível ter os dois na mesma máquina instalada? O Apache e o MySQL iniciam o serviço automaticamente... e o Tomcat? Como eu acesso ele no browser e onde ficam as pastas dele?
Sim. É possível ter os dois na mesma máquina instalados. (Apache e Tomcat)
O tomcat vc deve criar um script para ele iniciar como serviço.
Por sinal eu tenho este que esta no fim do texto.
salve-o como "tomcat".
A variável CATALINA_HOME vc deve colocar de acordo com o seu sistema, aonde se encontra a pasta do Tomcat.
use o comando seguinte para encontrar a pasta:
find / -name tomcat

caso queira testar o script é só executar o comando abaixo, após ter mudado a variável:
sudo bash tomcat start

Caso goste do script é só copiar ele pra pasta /etc/init.d e modificar suas permissões.
Para adicionar o script como um serviço, use o comando:
update-rc.d /etc/init.d/tomcat defaults 20

QQ dúvida é só fazer pergunta!

#! /bin/sh

CATALINA_HOME=/usr/local/tomcat # A variável é usada para se referir ao caminho completo do TOMCAT

case "$1" in
  start)
$CATALINA_HOME/bin/startup.sh
;;
  stop)
$CATALINA_HOME/bin/shutdown.sh
;;
  status)
echo "Não tem status"
;;
  restart|reload|force-reload)
$CATALINA_HOME/bin/shutdown.sh&&
$CATALINA_HOME/bin/startup.sh
;;
  *)
#echo "Usage: $0 {start|stop|restart|reload|force-reload}" >&2
echo "Usage: $0 {start|stop|status|restart|force-reload}" >&2
exit 1
;;
esac

exit 0
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Marcelo Roberto

Olá selvaking... obrigado pela resposta.

Infelizmente não consegui achar a minha pasta do tomcat. No comando find ele não encontrou nada com o nome tomcat mas encontrou várias pastas dizendo que a permissão estava negada. Consequentemente não consegui fazer nada do restante.

Eu verifiquei se estava instalado mesmo o Tomcat 7, entrei na central de programas do ubuntu e ele estava com o visto de instalado corretamente. Então desinstalei e instalei novamente mas mesmo assim o find teve o mesmo problema.

Em relação ao apache eu preciso que ele fique na 8080 já que outras pessoas acessam o meu sistema para trabalharmos em conjunto no escritório. A idéia então seria deixar o Tomcat na 80 e o Apache na 8080. Se não for possivel fazer os dois para 8080.

Tem alguma outra maneira de eu instalar através do apt por exemplo? Estou achando que está com problema esse da central de programas.

Mesmo assim obrigado por enquanto. Grande abraço!

jpaulo7

Marcelo as pastas do tomcat7 na minha máquina são:

/etc
/etc/cron.daily
/etc/cron.daily/tomcat7
/etc/init.d
/etc/init.d/tomcat7
/etc/logrotate.d
/etc/logrotate.d/tomcat7
/etc/tomcat7
/etc/tomcat7/Catalina
/etc/tomcat7/Catalina/localhost
/etc/tomcat7/catalina.properties
/etc/tomcat7/context.xml
/etc/tomcat7/logging.properties
/etc/tomcat7/policy.d
/etc/tomcat7/policy.d/01system.policy
/etc/tomcat7/policy.d/02debian.policy
/etc/tomcat7/policy.d/03catalina.policy
/etc/tomcat7/policy.d/04webapps.policy
/etc/tomcat7/policy.d/50local.policy
/etc/tomcat7/server.xml
/etc/tomcat7/tomcat-users.xml
/etc/tomcat7/web.xml
/usr
/usr/share
/usr/share/doc
/usr/share/doc/tomcat7
/usr/share/doc/tomcat7/README.Debian.gz
/usr/share/doc/tomcat7/changelog.Debian.gz
/usr/share/doc/tomcat7/copyright
/usr/share/tomcat7
/usr/share/tomcat7-root
/usr/share/tomcat7-root/default_root
/usr/share/tomcat7-root/default_root/META-INF
/usr/share/tomcat7-root/default_root/META-INF/context.xml
/usr/share/tomcat7-root/default_root/index.html
/usr/share/tomcat7/defaults.md5sum
/usr/share/tomcat7/defaults.template
/var
/var/cache
/var/cache/tomcat7
/var/lib
/var/lib/tomcat7
/var/lib/tomcat7/common
/var/lib/tomcat7/common/classes
/var/lib/tomcat7/conf
/var/lib/tomcat7/logs
/var/lib/tomcat7/server
/var/lib/tomcat7/server/classes
/var/lib/tomcat7/shared
/var/lib/tomcat7/shared/classes
/var/lib/tomcat7/webapps
/var/lib/tomcat7/work
/var/log
/var/log/tomcat7

O tomcat7 roda na porta 8080 para mudar a porta do tomcat é no arquivo /etc/tomcat7/server.xml e para restartar o tomcat é o comando:  /etc/init.d/tomcat7 restart
O apache roda na porta 80  para alterar a porta do apache é no arquivo /etc/apache2/ports.conf para restartar o apache é o comando: /etc/init.d/apache2 restart 

Espero ter ajudado.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." Albert Einstein