Router DI-524 e Ubuntu 11.04 " wired": sem acesso à internet

Iniciado por fbarbuto, 14 de Março de 2012, 21:31

tópico anterior - próximo tópico

fbarbuto

Tenho uma rede doméstica com dois computadores desktop "wired" e um laptop wireless. O laptop roda Windows7-64 bit, um dos desktops roda Windows Vista-32 bit e o outro Ubuntu 11.04-64 bit.  Meu velho roteador wireless marca Belkin queimou, e comprei um D-Link DI-524. Instalei o roteador, que estabeleceu imediatamente o acesso à internet no desktop Vista e no laptop (wireless).  Plug-and-play!  Fiz uns poucos ajustes na configuração do roteador (senhas, nome da rede, etc) seguindo o passo-a-passo do manual, e foi tudo. Mas, no desktop Ubuntu, não há conexão com a internet, embora houvesse com o roteador velho que queimou.

O curioso disso tudo é que o computador que roda Ubuntu "pegou" com sucesso um IP do DI-524, IP esse (192.168.0.192) coerente com o range de IPs fornecido pelo periférico (192.168.0.100 a 192.168.0.199).  Além disso, desse computador Ubuntu eu consigo enxergar a existência, na rede, do desktop Vista e também consigo acessar seus "shares" (folders públicos e impressora).  E vice-versa! Sei que isso significa muito pouco, mas me mostra que alguma conectividade há, ainda que local e restrita.  O que eu não sei é o que fazer para ter acesso à internet.

Alguém tem alguma dica?  Parece que falta pouco para eu chegar lá...

Grato desde já,

Fausto

zekkerj

CitarMeu velho roteador wireless marca Belkin queimou, e comprei um D-Link DI-524.
Ainda está no prazo pra trocar? Se for o DI-524 de 54Mbps, esse troço não presta...
E não caia no engodo de que "funciona no Windows", pq ele não funciona direito em sistema nenhum. Mais cedo ou mais tarde você vai ficar com o roteador travado, ou vai tentar conectar na rede e não vai conseguir, a menos de 30cm do roteador. Fraco, lento, pouco alcance. Tem vários modelos muito, muito melhores e mais baratos, inclusive da própria DLink.

CitarAlguém tem alguma dica?
A principal dica é trocar de roteador. Infelizmente nem sempre tem como né? Nesse caso, confirme se o problema é DNS:

ping -c 4 8.8.8.8

ping -c 4 www.google.com

Se o primeiro comando funcionar e o segundo não, o Ubuntu não está conseguindo resposta de DNS do roteador. Nesse caso você vai mudar a configuração da conexão de "IP automático por DHCP" para "somente endereço IP (DHCP)", e fornecer um outro servidor DNS que funcione direito, como os do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) e os do OpenDNS (208.67.220.220 e 208.67.222.222).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

fbarbuto

Oi Zekke,

Obrigado por responder.  É, desde que o problema se instalou que tenho descoberto via Google que o DI-524 é um roteador com bastante má fama... Não há quem o elogie.  Infelizmente não posso trocá-lo com base no que tenho lido dele, já que funcionar ele funciona (bem ou mal ainda não sei, mas não posso negar que funcione).

Mas olha, ontem fiz um progresso: descobri que o seguinte comando:

sudo dhclient3 eth0

me conecta à internet!  O problema é que esse comando não estabelece uma conexão permanente, e se eu rebootar o computador lá se vai embora a conexão até que eu execute o comando acima novamente.  Eu desconfiei que isso ia acontecer, por isto rebootei a máquina.  A questão agora é como
fazer essa conexão ficar permanente e imune a reboots.

Abraço e obrigado.

F.

PS: O meu modelo é o 150 e comprei-o faz dois dias apenas.

zekkerj

Sua máquina está em dia com as atualizações? Esse programa "dhclient3" já deveria ter sido desinstalado e substituído pelo isc-dhcp.

Ative a conexão e confirme que as atualizações estão todas instaladas. Pode ser que resolva seu problema.

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

fbarbuto

Oi Zekke,

Eu não quis dar upgrade para 11.10. Tenho lido pessimos comentarios a respeito dele.  Como 11.04 meu computador encontra-se em dia com as atualizacoes, sim.  Estou aguardando a versao 12 que sai agora em Abril e tera' suporte de 5 anos.

Nao sei o que faz o comando dhclient3.  Um amigo me mandou uma receita de bolo que vou tentar hoje de noite para ver se a configuracao de acesso se mantem.  O importante e' que consegui algum acesso 'a internet.  Como estava nao era possivel continuar.  Se eu conseguir alguma solucao definitiva eu posto aqui.

Obrigado,

F.

zekkerj

CitarEu não quis dar upgrade para 11.10.
Esse comando que eu passei não te atualiza pra 11.10, ele atualiza teus pacotes mesmo que tenha que remover algum --- coisa que o "apt-get upgrade" não faz.

fbarbuto

Zekke,

Muito obrigado e desculpe a noobice.  Executei os comandos e não há nada a remover, adicionar, atualizar, nada.

Uma boa notícia é que resolvi meu problema.  O meu arquivo /etc/network/interfaces continha:

auto lo
iface lo inet loopback

E eu mudei para:

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

Agora tudo voltou ao normal.

Grato pela ajuda. Espero que esse thread aqui ajude muita gente na mesma situação.  Coincidentemente, no meu trabalho também estamos sem internet.  Um switch queimou.  No mesmo dia que meu roteador queimou também.  Disse um profissional de TI que está realizando a manutenção que esses eventos podem estar relacionados com a recente super-atividade do sol, as manchas solares, etc.  Não sei se há base nisso, mas é muito estranho.

F.

zekkerj

Retorne as linhas que você tirou, elas são necessárias. O pedaço que vc acrescentou também. Seu arquivo deve ficar assim:

auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

Esclarecendo... a presença das duas primeiras linhas não te atrapalhava, mas a falta das duas últimas sim.
Dois efeitos colaterais que vc pode notar: um, o gerenciador de redes vai dizer que essa interface eth0 é "não-gerenciável". Não que isso faça alguma diferença. ;)
E dois, se vc ligar/rebootar a máquina com a rede desconectada, ela vai demorar bastante pra iniciar, pq vai ficar esperando a configuração da rede.

CitarDisse um profissional de TI que está realizando a manutenção que esses eventos podem estar relacionados com a recente super-atividade do sol, as manchas solares, etc.
Espero que vc não tenha acreditado. ;D

sigur

Citação de: zekkerj online 15 de Março de 2012, 22:24
Retorne as linhas que você tirou, elas são necessárias. O pedaço que vc acrescentou também. Seu arquivo deve ficar assim:

auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

Esclarecendo... a presença das duas primeiras linhas não te atrapalhava, mas a falta das duas últimas sim.
Dois efeitos colaterais que vc pode notar: um, o gerenciador de redes vai dizer que essa interface eth0 é "não-gerenciável". Não que isso faça alguma diferença. ;)
E dois, se vc ligar/rebootar a máquina com a rede desconectada, ela vai demorar bastante pra iniciar, pq vai ficar esperando a configuração da rede.

Opa, estou me intrometendo na discussão hein. Ainda não consegui fazer meu tplink funcionar na internet, só na rede local.

Pois bem, quando tiver essa demora ao dar o boot sem a rede, como fazer para cancelar e continuar a ligar, ou seja, para parar de tentar configurar a rede? Dá pra fazer um control+c?

CitarDisse um profissional de TI que está realizando a manutenção que esses eventos podem estar relacionados com a recente super-atividade do sol, as manchas solares, etc.
Espero que vc não tenha acreditado. ;D

Coitado do Sol.