nova conexão

Iniciado por carirygondim, 14 de Março de 2012, 00:55

tópico anterior - próximo tópico

carirygondim

Mudei o endereço e pedi novo Speedy. Usava um pc com Windows 7 e outro com Ubuntu 11.10. Usava um modem mais um switch. Tudo conectando normal.

Levei tudo para o novo apartamento, mas não consigo conectar o pc ubuntu com o velho cabo (que nunca tinha dado problema) que ligava o switch ao pc ubuntu. O pc windows conecta (e navega) normalmente ligando seu velho cabo do switch ao pc. Também conecta usando o cabo do pc ubuntu (que parecia estar ruim numa primeira experiência) ligando o switch ao pc windows (o mesmo cabo que não funciona para o pc ubuntu).

Tentei então ligar o pc ubuntu diretamente ao modem e conectou normalmente, chegando a fazer uma atualização demorada. Liguei então o pc ubuntu ao switch, agora usando o (velho) cabo do pc windows e ele conectou normalmente.

Resumindo o pc ubuntu não conecta usando seu velho cabo que o ligava ao switch, mas navega usando o velho cabo do pc windows (sem mudar configuração alguma para o modem, para a conexão, tudo automático).

Pode ser problema no cabo velho que o conectava ao switch, mas por que então ele conecta normal e automático com o cabo de switch do pc windows? por que então o pc windows conecta com o cabo de switch do pc ubuntu, sem problema algum?

zekkerj

Olá carirygondim,

Tente desligar a máquina Windows e conectar o Ubuntu, passando pelo switch. Se nessa situação você conseguir conectar, é pq seu modem não está roteado, e a nova conexão speedy limitou a apenas um IP simultâneo.

Se for isso, a solução é simples: rotear o modem ou adquirir um roteador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

selvaking

Coloca pra gente o máximo de informação que vc encontrar no seu switch pra ver se encontramos a ficha com as características dele na internet.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

carirygondim

Citação de: zekkerj online 14 de Março de 2012, 10:50
Olá carirygondim,

Tente desligar a máquina Windows e conectar o Ubuntu, passando pelo switch. Se nessa situação você conseguir conectar, é pq seu modem não está roteado, e a nova conexão speedy limitou a apenas um IP simultâneo.

Se for isso, a solução é simples: rotear o modem ou adquirir um roteador.

Obrigado pelo retorno e desculpe por demorar a responder.
O modem foi roteado por um técnico amigo.
Desligando a máquina windows e conectando apenas a máquina ubuntu acontecem duas situações: usando o velho cabo da máquina ubuntu ela não conecta; usando o velho cabo da máquina windows ela conecta então. Se, a partir da segunda situação, conectar a máquina windows usando o velho cabo da máquina ubuntu (que parece estar ruim) ela então conecta e as duas máquinas ficam conectando ao mesmo tempo.
Pelos testes o velho cabo da máquina ubuntu não funciona nessa máquina, apesar de funcionar para a máquina windows. Ao mesmo tempo o velho cabo da máquina windows conecta tanto uma máquina como a outra.

Por algum motivo o velho cabo da máquina ubuntu, usado durante 2 anos, não mais é compatível com tal máquina ubuntu. Melhor trocar o cabo por um novo e testar.

(Fica a máquina windows com seu velho cabo. Como as duas máquinas são distantes uma da outra não posso simplesmente inverter os cabos -- de acordo com os testes isso funciona, deixando as duas máquinas conectadas ao mesmo tempo, mas com uma próxima do modem e outra bem distante...)

zekkerj

Você disse que usa um switch. Tentou apenas trocar as portas do switch?

Quanto ao cabo, os cabos desgastam, principalmente quando mal feitos. Os defeitos de montagem são cumulativos com a distância; é comum vermos gente dizendo que fez um cabo de um metro que funcionou; quando fez um de 3 ou 4 metros da mesma forma, o cabo não funcionou. Assim, seu cabo de 2m pode estar fora da norma, e por isso funciona em uma máquina e não em outra.

Uma alternativa seria você refazer as pontas do cabo, trocando os dois conectores. Procure o auxílio de uma pessoa com experiẽncia em montagem de cabos nisso.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

carirygondim

Citação de: zekkerj online 17 de Março de 2012, 09:18
Você disse que usa um switch. Tentou apenas trocar as portas do switch?

Quanto ao cabo, os cabos desgastam, principalmente quando mal feitos. Os defeitos de montagem são cumulativos com a distância; é comum vermos gente dizendo que fez um cabo de um metro que funcionou; quando fez um de 3 ou 4 metros da mesma forma, o cabo não funcionou. Assim, seu cabo de 2m pode estar fora da norma, e por isso funciona em uma máquina e não em outra.

Uma alternativa seria você refazer as pontas do cabo, trocando os dois conectores. Procure o auxílio de uma pessoa com experiẽncia em montagem de cabos nisso.

Embora a primeira opção tenha sido mudar a ponta do cabo, resolvi mudar todo o cabo. É melhor pois na casa atual fica um cabo muito pequeno para conectar da sala, onde estão o modem e o switch, até o quarto.
(Testei as várias portas do switch sem resultado.)
Faltou grana geral, mas devo fazer todos os testes até o dia 05 de Abril. Por enquanto estou usando o pc windows de empréstimo quando posso.
(Desculpe a demora...) Depois dou um retorno.

Obrigado!

carirygondim

Desculpem pela demora.
Comprei um cabo novo para ligar o pc-linux ao switch (e, portanto, ao modem). A conexão foi realizada muitas vezes e pude navegar livremente.
Mas aparecem dois problemas (que podem ser um só): primeiro, quando cai a conexão (o que é frequente) o pc-windows retoma a navegação assim que o modem tem o sinal (a luzinha led) correspondente a Internet, enquanto o pc-linux demora mais precisando, via de regra, desligar o modem e religar para voltar a navegar; segundo, aparece por algum motivo o pc-linux sem navegar, quando o pc-windows está navegando (acho que a conexão caiu antes e a navegação foi retomada pelo pc-windows mas só retorna no pc-linux depois do procedimento desligar o modem e religar).
Pensei em resetar o modem e configurar tudo novamente. Mas não sei fazer isso. (E o pessoal do pc-windows resiste a tal procedimento, dizendo que o problema é no linux, logo mudem o linux...) Posso chamar (e pagar) uma pessoa para reconfigurar o modem através do pc-windows (ele não sabe fazer isso pelo linux). Vale a pena reconfigurar o modem?
Desde já obrigado pelo apoio que recebi.

zekkerj

Ainda acho que vc deveria comprar um roteador.

carirygondim

Citação de: zekkerj online 21 de Abril de 2012, 17:10
Ainda acho que vc deveria comprar um roteador.

O modem é D-Link  adsl2+ ethernet router  
                                                     DSL-500B

É descrito como "Roteador para conexões adsl2 e adsl2+".

Não vejo sentido em comprar outro roteador. Não seria suficiente tal "modem roteador" junto com o switch? (Qual seria o tipo de roteador a comprar? O que tenho é o modem mais switch -- deveria substituir o switch pelo novo roteador?)

Prefiro tentar verificar a placa de rede pois o pc-linux vem apresentando outras falhas como desligamento (talvez devido a grande variação de tensão, mesmo tendo um estabilizador no break, que suporta uma variação maior de tensão que o estabilizador comum). Será que vale a pena?

Outra coisa: vale a pena configurar a conexão (chamada de wired conexion 1 no linux) pelo linux? E toda a conexão, me refiro ao modem, pelo pc-linux? (como falei em outra mensagem o técnico que disponho só sabe mexer com pc-windows...)

carirygondim

Novamente a questão de um roteador: a empresa mandou 2 modems novos e um deles está ainda empacotado. Se for questão de experimentar pode-se (vale a pena?) trocar o modem e verificar se o que está usando apresenta algum problema.

zekkerj

CitarNão vejo sentido em comprar outro roteador. Não seria suficiente tal "modem roteador" junto com o switch? (Qual seria o tipo de roteador a comprar? O que tenho é o modem mais switch -- deveria substituir o switch pelo novo roteador?)
Se fazer funcionar, pra você, não é motivo suficiente, eu posso te dar mais alguns:
1. Um roteador com wireless pode te liberar da necessidade de passar cabos pela casa.
2. O DSL-500B não é switch; o roteador normalmente vai te suprir com as portas de switch que vc precisa.
3. O DSL-500B, se estiver mesmo roteado (e eu acho que não está), vai estar trabalhando com menos estabilidade que no modo bridge.

carirygondim

"3. O DSL-500B, se estiver mesmo roteado (e eu acho que não está), vai estar trabalhando com menos estabilidade que no modo bridge."

Eu pensei que o modem estivesse roteado. Acho que a chave para os problemas é estabilidade como na frase citada acima.

É bom lembrar que naveguei livremente hoje sem qualquer problema no pc-linux, ao mesmo tempo que o pessoal navegou sem qualquer problema no pc-windows. Parece mais problema de estabilidade mesmo.

Gostaria de saber porque vc acha que o DSL-500B não está roteado. Afinal ele permite a navegação simultânea do pc-windows e do pc-linux, falhando algumas vezes para a navegação do pc-linux (enquanto o pc-windows continua navegando) -- que volta a navegar quando desligo, espero um pouco e religo o DSL-500B. Tal falha não aconteceu hoje, mas já aconteceu outros dias.

zekkerj

CitarGostaria de saber porque vc acha que o DSL-500B não está roteado.
Se vc descartou da falha ser de outras fontes, seria a única explicação pra vc ter comportamento diferente de um sistema pro outro.

carirygondim

Citação de: zekkerj online 24 de Abril de 2012, 11:11
CitarGostaria de saber porque vc acha que o DSL-500B não está roteado.
Se vc descartou da falha ser de outras fontes, seria a única explicação pra vc ter comportamento diferente de um sistema pro outro.

Seguindo teu conselho pedi para rotear o modem, resetar e rotear. Como houve uma grande queda na conexão (por mais de um dia) para os dois pc então terei que avaliar o resultado do roteamento -- já que a conexão voltou e não parecer ter problemas diferenciando um pc do outro. Ademais mudei a versão para o Ubuntu 12.06 -- e tenho que testar isso também.

Valeu demais da conta.
Vou avaliar o resultado.
(Somente a partir do dia 05 tenho condição financeira de colocar uma placa de vídeo e melhorar o desempenho do pc-linux, ele está instável...)

carirygondim

Já passou um certo tempo e não houve mais problemas.
Resumindo: o modem foi resetado e roteado, o problema geral de conexão (que caiu por mais de um dia) foi resolvido pela empresa (Telefônica), alguns problemas secundários foram resolvidos por um técnico amigo e foi instalado (upgrade) o Ubuntu 12.04 .

Valeu a ajuda.

... 08/05/12 - após as 18:30

Alarme falso. Liguei há pouco o pc-linux e ele não conectou. Verifiquei o modem e todas as "luzinhas" estavam ligadas incluindo a que denota conexão. Liguei então o pc-windows e ele conectou normalmente. Desliguei o modem, esperei um pouco e religuei o modem: o pc-linux voltou a conectar (e o pc-windows continuou a conectar). A conexão caiu mais de uma vez no pc-linux mas se manteve (sempre) no pc windows.
O problema continua: o pc-linux falha na conexão num momento em que o pc-windows não está falhando.

(Já ia passar para outra etapa, limpando o pc-linux, instalando novo cooler e uma placa de vídeo que já tenho há muito... Agora tenho que resolver esse problema de conexão que só acontece com o pc-linux.)