Instalação em Hd externo

Iniciado por cleberm, 13 de Março de 2012, 16:12

tópico anterior - próximo tópico

cleberm

Boa tarde a todos.

Tenho um Not Acer 5920 e alguns meses atras ele queimou a controladora de HD. Ele estava encostado pelo fato de ter comprado outro. Dai me lembrei que poderia rodar o Ubuntu pelo pen drive via USB. Pela USB esta rodando em modo Live CD e muito bem. Ai vem a questão.... Comprei 1 HD externa (Sansung) e tentei instalar e rodar o Ubuntu na HD mais não estou conseguindo, o computador não reconhece. *****Nota o Not tem boot via USB HDD, USB Key, etc...****
Já parcionei de varias maneiras, procurei trocar o grub para que ele reconhece-se a HD como a Bootavel e sem nenhuma alteração. So consigo em modo Live CD no Pen.

Quem puder me ajudar agradecerei muito, pois ainda sou leigo no assunto. O pouco que conheco foi procurando na internet e acredito, pelo pouco que ja vi desta plataforma, que ela é igual ou ate mesmo melhor do que o windows. Pela pouca esperiencia, estou gostando muito, os comandos lembram o antigo DOS. **** Saldosista. kkkkk*****

Desde já, grato pela atenção

clodoaldops

-qdo instalar o ubuntu no hd tenta instalar o grub na propria partição e não na MBR
-e configure a bios a dar boot pelo hd-externo

selvaking

Citação de: cleberm online 13 de Março de 2012, 16:12
Ai vem a questão.... Comprei 1 HD externa (Sansung) e tentei instalar e rodar o Ubuntu na HD mais não estou conseguindo, o computador não reconhece. *****Nota o Not tem boot via USB HDD, USB Key, etc...****
O que o computador não reconhece?
Você consegue fazer a instalação?
Se consegue fazer a instalação até o final, é ao rebootar que não acontece nada?

Citação de: cleberm online 13 de Março de 2012, 16:12
Já parcionei de varias maneiras, procurei trocar o grub para que ele reconhece-se a HD como a Bootavel e sem nenhuma alteração. So consigo em modo Live CD no Pen.
se vc consegue fazer a instalação e o sistema não inicia, Coloca a saída do comando:
sudo fdisk -l
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

cleberm

Bom dia a todos

Selvaking, eu consigo fazer toda a instalação.
No final, reinicio e retiro o pen drive do live cd e a maquina não da o boot pelo hd externo. Ja troquei a sequencia de boot, ou melhor, esta configurado para dar boot pelo USB HDD, USB Key, USB FSD e USB CD-Rom.
Esse comando eu vejo as partições, é isso?
Se for, a HD ext esta assim:
  /dev/sdb1 ext4/
  /dev/sdb5 ext5/home
  /dev/sdb6 swap

Em primeiro, aparece o pendrive como /dev/sdb.

Clodoaldops, eu iniciei o computador pelo live cd e dei uma olhada nas partições da hd ext, o grub esta nela dentro da pasta boot. É isso mesmo?
A bios esta configurada para dar boot somente dos dispositivos USB.

Mais uma vez, agradeço a todos.

selvaking

Citação de: cleberm online 14 de Março de 2012, 08:17
Selvaking, eu consigo fazer toda a instalação.
No final, reinicio e retiro o pen drive do live cd e a maquina não da o boot pelo hd externo.
Para um pouco pra pensar. Vc instala todo o sistema e no final vc retira o pendrive para depois reiniciar. O que acontece? Vc instala o GRUB no pendrive e após retira-lo o sistema fica sem GRUB. Instalar de um pendrive tem suas peculiaridades. Na realidade seriam dois HD's. O primeiro instalando o sistema no segundo. Na hora de instalar o GRUB vc deve escolher o dispositivo que vc fez a instalação (/dev/sdb) e a flag bootável deve ser marcada na formatação.
Ja troquei a sequencia de boot, ou melhor, esta configurado para dar boot pelo USB HDD, USB Key, USB FSD e USB CD-Rom.
Esse comando eu vejo as partições, é isso?
Se for, a HD ext esta assim:
  /dev/sdb1 ext4/
  /dev/sdb5 ext5/home
  /dev/sdb6 swap

Em primeiro, aparece o pendrive como /dev/sdb.
Prefiria que vc colocasse o resultado exato do comando. É um raio-X da sua tabela de partição.

Clodoaldops, eu iniciei o computador pelo live cd e dei uma olhada nas partições da hd ext, o grub esta nela dentro da pasta boot. É isso mesmo?
A bios esta configurada para dar boot somente dos dispositivos USB.

PQ vc não instala o sistema pelo live-cd sem o pendrive?
Os arquivos do GRUB ficam na pasta boot, mas o GRUB se instala no MBR e/ou SETOR DE BOOT da partição. Toda vez que se chama o programa grub-install ele instala o grub na MBR e/ou SETOR DE BOOT da partição(São os primeiros 512 bytes do HD e/ou partição, ou seja, o primeiro setor).
a pasta /boot/grub é só um backup. Ela guarda tbm o menu de boot (/boot/grub/grub.cfg) e só.

Experimenta iniciar o micro por um LIVE-CD e sem o pendrive.
faça a instalação do sistema e veja o que acontece.

Linux User #323049

cleberm

Bom dia

SelvaKing, desculpe não ter respondido antes. Esta sem net aqui.
Eu refiz a instalação pelo CD, e continua a mesma coisa. Vou postar a sudo fdisk - l que vc solicitou.

Disk /dev/sda: 500.1gb 500107706368 Bytes
255 Heads, 63 sectors/track, 60801 cylinder, total de 976772864 sectores
Unidades=sectores de 1 * 512=512 bytes
I/O Size(minimum/optimal): 512 bytes/512 bytes
Identificador do disco: 0X000b7AE3

Dispositivo Boot Inicio Fim blocos ID Sistema

/dev/sda1 * 2048  292968447  146483200 83  linux
/dev/sda2    292970494  976771071  341900289  5  Estendido
/dev/sda5    292970496  585936895  146483200  83 linux
/dev/sda6    585938944 976771071  195416064  82  linux swap/solaris

Mais uma vez, obrigado

selvaking

Se não deu nenhum erro na instalação do grub, me parece que a instalação no HD externo foi perfeita.

Digamos que a instalação tenha sido perfeita.
Arruma outro micro que tenha boot por USB, configura o SETUP e espeta o seu HD externo.
Veja se ocorre o boot.

Ou vc pode fazer a instalação até em outro micro e depois vc conecta o HD no seu notebook.

Vamos ver se conseguimos isolar o problema.

posta o resultado deste comando:
sudo dd if=/dev/sda bs=512 count=1 2> /dev/null | hexdump

Linux User #323049