Ubuntu na partição estendida foi excluido.

Iniciado por PRSC, 11 de Março de 2012, 13:28

tópico anterior - próximo tópico

PRSC

Bom dia.

Ontém tive o desprazer de ver meu ubuntu sumir sem eu tocar nele.
Então fiquei com uma dúvida tremenda sobre a partição estendida, se ela é afetada quando se formata uma partição primaria.

Bom, tenho em um hd 4 partições, 3 primarias e 1 estendida onde está o ubuntu, e ontém formatei o win7 da segunda partição e primaria.
Fiz toda a instalação do win 7 e quando fui para recuperar o grub, só encontrava o MINT que estava em outro hd, fui no gparted e vi que a partição estendida (que é a 3ª do hd) estava vazia, mas como?

Eu renomeio os sistemas já para não errar, fui certo na partição do win7 e nem cheguei perto da estendida, como isso pode ter acontecido?
Se não me engano isso ja aconteceu pela segunda vez, mas da outra foi no trabalho a algum tempo, e na semana passada formatei no trabalho o win7 também e recuperei o grub normal, agora tenho que ver se deixei como estendida ou primaria a partição do ubuntu lá.

A dúvida é, será possivel acontecer isso por ser estendida ou foi azar meu, e como proceder da próxima vez?

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Tota

Ola

O fato da partição ser primária ou extendida não importa no problema que descreveu.

Se tentou encontrar sua partição Linux de dentro do Windows, não pôde vê-la simplesmente porque o Windows não reconhece partições GNU/Linux.

Para ver sua partição Linux, use o Live cd do Ubuntu.

[]'s

clodoaldops

-use um live-cd p/ ver se "enxerga" a partição do seu ubuntu
-mas provavelmente vc deletou algo por engano

PRSC

Citação de: Tota online 11 de Março de 2012, 17:06
Ola

O fato da partição ser primária ou extendida não importa no problema que descreveu.

Se tentou encontrar sua partição Linux de dentro do Windows, não pôde vê-la simplesmente porque o Windows não reconhece partições GNU/Linux.

Para ver sua partição Linux, use o Live cd do Ubuntu.

[]'s

Foi pelo live mesmo que vi, estava para recuperar o grub, no terminal só aparecia a partição do linux mint, e fui no gparted para confirmar e la estava a partição do ubuntu vazia, como se tivesse excluida.

Tenho total certeza do mundo que não deletei por engano a partição, como falei eu tenho as partições do win renomeada, não tinha como errar.
É um caso sinistro, hoje confirmo se o do trabalho está como primaria ou estendida, porque me lembrei bem, foi la que aconteceu isso a primeira vez, até quando aconteceu ontem aqui, imediatamente pensei, putz de novo isso  :o

Também acredito que não deveria ser alterado nada, mas aconteceu, agora o como ou porque sei la.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

clodoaldops

-já instalei e desinstalei  "zilhões" de distros no meu desktop que no momento tem ubuntu + mint + suse + fedora + BKP + swap
-e sempre que algo deu errado foi por bobeira minha
-um pequeno descuido e "xau-xau" partição
-apenas uma vez foi pq o hd teve um "piripaki" e tive que troca-lo