Problema na instalação do PDF-XChange Viewer via Wine

Iniciado por cabelo2004, 08 de Março de 2012, 10:04

tópico anterior - próximo tópico

cabelo2004

Pessoal,
está ocorrendo algo bastante estranho. Tenho a última versão do Wine instalada (1.4) e verifiquei que há compatibilidade do PDF-Xchange http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=11392&iTestingId=22854.
Mas quando tento instalar ele inicia o processo de instalação pedindo para selecionar a língua e em seguida dá erro:
"ERROR: This program requires Windows version 5.0 or later."
O problema estaria no Wine ou no PDF-XChange? Alguém já se deparou com esse erro antes? Me parece que não, pois não encontrei nada a respeito no site nem no google.
Conto com a colaboração de todos.
Valeu!

rjbgbo

há vários softwares na central de programas do ubuntu sobre pdf, que fazem a mesma coisa que esse, por exemplo xournal
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

imagenista

Sobre o erro de instalação não sei dizer, mas já instalei uma versão do PDF-Xchange e foi sem problemas.
Eu o usava como leitor padrão no windows, porque além de leve (comparado ao adobe reader)
permitia fazer anotações e sublinhar e destacar trechos do textos.

Desisti dele quando notei que as os destaques feitos nos texto ocultava o texto quando visualizado por outro leitor que não o PDF-Xchange.
Então, dezenas de pdf que eu fiz anotações e salvei só podiam ser lidos sem perda de informações no PDF-Xchange.
Ou seja, havia nele um comportamento típico dos softwares proprietários.
Isso foi decisivo para eu desistir dele.

Como disse o rjbgbo, o Xournal o substitui bem.

cabelo2004

Galera,
vou testar o Xournal, mas ele ainda me parece limitado em relação ao PDF-XChange. Eu testei a versão portable do PDF-XChange e funcionou normalmente via Wine. De toda forma ainda gostaria de compreender o erro ocorrido no Wine. Visto que se trata de um erro com pouquissimas informações a respeito, poderíamos tentar compreendê-lo melhor para aperfeiçoarmos o Wine e o Ubuntu. Alguém saberia dizer quais as limitações da versão portable para a executável?
Valeu!

cabelo2004

Citação de: imagenista online 08 de Março de 2012, 13:57
Sobre o erro de instalação não sei dizer, mas já instalei uma versão do PDF-Xchange e foi sem problemas.
Eu o usava como leitor padrão no windows, porque além de leve (comparado ao adobe reader)
permitia fazer anotações e sublinhar e destacar trechos do textos.

Desisti dele quando notei que as os destaques feitos nos texto ocultava o texto quando visualizado por outro leitor que não o PDF-Xchange.
Então, dezenas de pdf que eu fiz anotações e salvei só podiam ser lidos sem perda de informações no PDF-Xchange.
Ou seja, havia nele um comportamento típico dos softwares proprietários.
Isso foi decisivo para eu desistir dele.

Como disse o rjbgbo, o Xournal o substitui bem.

Imagenista,
o PDF-XChange não está mais apresentando o erro que você mencionou. Eu marquei vários arquivos em PDF nele e depois consegui ler no Evince, no Foxit e no Okular sem qualquer problema. Experimente novamente e veja se ele está funcionando para você também. Temos que reconhecer que o PDF-XChange é um leitor e editor de PDF bastante eficiente e leve, para mim o melhor que já usei, pois possui muitos recursos de marcação de texto.
Valeu!

cabelo2004

Pessoal,
eu valorizo muito a iniciativa de programadores de criar software livres. Acabei de testar o Xournal, e verdade seja dita, ele é muito limitado. Até o Okular tem ferramentas de marcação de texto melhores. De toda forma embora ainda não tenhamos uma versão do PDF-XChange para o Linux, a versão portátil está funcionando perfeitamente via Wine, sem necessitar de instalação e ocupando pouco espaço. Esta me parece a melhor alternativa para quem necessita de um bom leitor de PDF com recursos de marcação. O PDF-XChange também é um software livre e como eu disse anteriormente o erro mencionado pelo Imagenista (não conseguir ler os textos marcados em outros softwares) não está mais ocorrendo. Então fica a dica! E se alguém tiver alguma idéia do que pode ser o erro do Wine, eu aguardo sugestões, repetindo: "ERROR: This program requires Windows version 5.0 or later."
Valeu!