Liberando mais memoria ram

Iniciado por Leonardo Sales, 06 de Março de 2012, 10:50

tópico anterior - próximo tópico

Leonardo Sales

Pessoal, uso um programa ''draftSight''.
A questão é : quando estou usando o programa, aparentemente vai tudo bem, mas quando uso alguns comandos, o consumo de memoria aumenta demais para o processo do programa, e chega até 90 mb, por aí. E o programa fica travado, porem tem mais memoria disponivel, já que o laptop em questao dispoe de 3 gb de memoria...imagino que se mais memoria fosse liberada para o processo, o programa 'rodaria' com mais tranquilidade.

Queria saber se tem como liberar mais memoria para tal processo, sei la, aumentar a prioridade.

Obrigado desde já.

zekkerj

Não seria alguma configuração do próprio programa? Pq com 3GB, não seria limitação do espaço de endereçamento, que acontece quando vc usa o sistema de 32 bits.

Vc tem swap? Quanto?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Leonardo Sales

Não entendo bem o é Swap, mas já vi sim essa partição no meu laptop.
Queria anexar uma imagem aqui da minha do meu monitor de sistema, mas nao estou sabendo anexar. Então vou tentar mostar em palavras como aparece o meu monitor.

Na aba 'processos':

Nome do processo     estado            %cpu    memória   
draftsight.bin             executando      100      91,1mib

Na aba 'recursos'

Cpu1 = 16,8%      Cpu2 100%

Memória 602,4 mib de 2.9 Gb               Swap 0 byte de 3 gb

Me desculpe, mas nao sei como anexar imagem aqui.

Obrigado

zekkerj

A informação que vc passou parece indicar que seu sistema não está usando swap. Pq isso acontece? Pq o sistema decidiu que não precisa, pq nenhum processo pediu mais memória do que ele consegue oferecer só com a memória física.

O que eu concluo disso? Que se esse processo não está usando mais memória, é pq não quer. Talvez vc deva entrar em contato com o desenvolvedor e tentar saber porquê.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

phillipehugo

Isto é uma lenda que acompanha o windows e já veio pro linux ?

Em sistemas antigos como o 95,98 era precario o gerenciamento de ram tendo de se usar substitutos para o do windows como o clássico Rambooster (mais velho que a fome). Isto já foi desmistificado em versões mais atuais dos SO em geral.

Quanto mais ram tiver mais deixe ela ser usada, se voce limpa a ram do sistema ele tende a ficar mais lento pois se tem 3gigas deixe o usar 3gigas, estes programas por exemplo fazem um rodizio de minutos em minutos se voce tem 3 gigas ele limpa 1giga por exemplo, pelo uso seu sistema nunca iria puxar mais que 2 gigas nem em aplicativos de tela cheia, por causa do "trapalhão" do programa que faz o usuário achar que "reduzindo" o uso da ram algum programa vai ficar mais rápido ao contrário ficará lerdo pois voce está impedindo a distribuição de ram entre todos programas do SO deixando menos livre que ficam alocadas inutilmente sem uso (memória ram tem de ser usada), dá uma buscada na internet que você acha um texto mais completo que este resumo meu simplificado.

Você tem um CPU de 2 cores está usando um SO 64bits ou 32bits ?

Leonardo Sales

Pois é zekkerj , não tinha pensado nisso. Já li em um desses foruns por ae falando sobre esse programa, que em um computador esse programa funcionava legal, ja em outro travava. Por isso imagino, que poderia ser algo como uso da memoria ,sei la. Engraçado, que o programa só apresenta defeito em dois comandos.

phillipehugo, meu OS é 32 bits, unbutu 11.10. O programa travaria em 64 tbm será ?

Obs: nesse mesmo computador ja usei Autocad 2009 no tempo q usava windows, e rodava. Já no linux, que o desempenho do meu laptop ficou bem melhor , trava. Fico achando que deve ser erro mesmo do programa, porem tenho minhas duvidas.

Tota

Ola

(Links marcados em azul, basta clicar)

Acompanhando o topico desde o inicio, pude notar que este pacote (draftsight.bin) está utilizando 100% de apenas um processador.

Posso inferir que ele foi projetado para apenas um nucleo, e mesmo a 100% de uso não deveria travar, pode ficar extremamente lento, mas travar, não, porém caso seja isto, pouco existe a fazer, onde a reintalação do pacote ou utilizar uma versão mais atualizada se for o caso pode ajudar.

Caso contrário, pensando no problema, uma das formas de contornar esta limitação do pacote, seria alterar a prioridade de execussão do mesmo em relação ao sistema como um todo.

O GNU/Linux possui o comando <nice> para isto.

Para testar, com o pacote draftsight já aberto, experimente clicar em => Painel Inicial

Lá digite na lupa => monitor

Escolha => monitor do sistema

Localize as entradas do pacote draftsight em => processos e clique sobre com o botão direito do mouse.

Escolha => alterar prioridade

Com isto voce altera o "nice" temporariamente até o reinicio do sistema.

Escolha uma prioridade mais alta que a ajustada pelo sistema

teste o daftsight para ver se "trava". Caso aconteça, mate o processo pelo monitor do sistema

Reinicie novamente o pacote e vá alterando a prioridade de execussão até ajustar o mesmo (ou não)  :(

Caso funcione e seja satisfatório para seu uso, leia na rede sobre o comando <nice> e após conhecer como ele funciona e as suas consequencias para o sistema, crie um atalho acionando o pacote draftsight com o nice escolhido.

Caso não resolva, tente (em Ingles e necessário cadastro gratuito) o forum do draftsight => https://iam.3ds.com/service/social/

Finalmente, como citou "aba processos", "aba recursos" acredito que obteve as informações via monitor do sistema, porém não confie nele visto ele ter um bug não resolvido a tempos em informar errado o consumo de ram e o tempo de processos de pacotes. Utilize em terminal o comando topmuito mais confiável.

[]'s e boa sorte

zekkerj

Pode me tirar uma dúvida que está me matando, Leonardo? O que esse programa faz?

Leonardo Sales

zekkerj, é um autocad gratuito, melhor que librecad e qcad, os quais estao disponiveis na central de programas. Até os comandos são o mesmo do autocad, pra facilitar a vida de que migra. estudo engenharia e preciso desse programa no linux.

Tota, li agora seu post, segui suas instruções, usei o comando pra ver se algo mudava, ainda assim percebi uma cpu usada a 100%;
Na questão de alterrar prioridade, tentei o que vc me orientou, apareceu a seguinte mensagem quando tentei por exemplo alterar para '-1' a prioridade.
"Não é possível alterar a prioridade do processo de PID 3186 para -1.Permissão negada"
Agora pq será q essa mensagem aparece?

zekkerj

Um usuário comum não pode diminuir o valor de prioridade de um processo, só aumentar.

Tota

A idéia seria aumentar a prioridade, assim outros pacotes deixariam este rodar com mais folga.

[]'s

zekkerj

Sim, sim.
Pra esclarecer, a melhor prioridade é a menor.

Leonardo Sales

mas como posso fazer pra ter acesso a aumentar essa prioridade, que é por os numeros negativo.
não estou tendo acesso.

zekkerj

Estamos te recomendando fazer o contrário: diminuir a prioridade, pra que o processo não comprometa o funcionamento do sistema.

Só o super-usuário pode diminuir o "niceness" de um processo, mesmo que seja pra voltar ao "niceness" normal que o usuário aumentou.