Gimp + Photoshop + Fontes

Iniciado por Alex Ferreira, 14 de Agosto de 2006, 12:23

tópico anterior - próximo tópico

Alex Ferreira

Pessoal,

Estou migrando do Windows para o Linux. Tenho projetos no photoshop para realizar e o problema é o seguinte:
- Quando abro PSD(do Photoshop) no Gimp, as fontes viram imagens, isso é normal do Gimp ou consigo trazer como fonte também?
- A interface tem como ficar como o photoshop ou não ficar em janelas separadas?

Obrigado!!!

agente100gelo

CitarQuando abro PSD(do Photoshop) no Gimp, as fontes viram imagens, isso é normal do Gimp ou consigo trazer como fonte também?

Pode ser que não tenha encontrado a fonte instalada. Tente instalar a fonte.

CitarA interface tem como ficar como o photoshop ou não ficar em janelas separadas?

Existe uma modificação chamada GimpShop. Dê uma pesquisada no fórum. Eu prefiro do jeito que é ;)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Alex Ferreira

O problema das fontes é q independente q tenha no sistema, ela já vem em formato de imagem(bitmap) e não como fonte.
também já vi o gimpshop, mas também contunua com o mesmo modelo de janelas.:(

aniquilator

A única maneira de instalar fontes do Windows que preste, é só se vc instalar o Kubuntu e instalar as fontes por lá, pelo gnome é impossível, tentei de todas as formas instalar a Tahoma, só consegui instalar pelo Kubuntu, depois ela aparece no Gnome.

Xterminator

Citação de: aniquilator online 15 de Agosto de 2006, 15:40
A única maneira de instalar fontes do Windows que preste, é só se vc instalar o Kubuntu e instalar as fontes por lá, pelo gnome é impossível, tentei de todas as formas instalar a Tahoma, só consegui instalar pelo Kubuntu, depois ela aparece no Gnome.

Se você não conseguiu não quer dizer que seja impossível afinal se fosse assim
como eu iria trabalhar no meu inkscape sem todas fontes que baixo do DAFONT
e também tenho as fontes MS instaladas sem problemas como as outras trocentas que eu instalo todo dia exemplo esta do desenho...
http://www.deviantart.com/deviation/19531100/?qo=22&q=by%3Axterminador+sort%3Atime+-in%3Ascraps
bom já expliquei aqui como se faz, se não quiser fazer poque tem que usar o terminal aí já é outra história :-)

aniquilator

Citação de: Xterminator online 15 de Agosto de 2006, 16:30
Citação de: aniquilator online 15 de Agosto de 2006, 15:40

Se você não conseguiu não quer dizer que seja impossível afinal se fosse assim
como eu iria trabalhar no meu inkscape sem todas fontes que baixo do DAFONT
e também tenho as fontes MS instaladas sem problemas como as outras trocentas que eu instalo todo dia exemplo esta do desenho...
http://www.deviantart.com/deviation/19531100/?qo=22&q=by%3Axterminador+sort%3Atime+-in%3Ascraps
bom já expliquei aqui como se faz, se não quiser fazer poque tem que usar o terminal aí já é outra história :-)

Aonde vc explicou como instala?

dyool

podes instalar algumas fontes do windows no windows fazendo:

sudo apt-get install msttcorefonts

raphabonelli

Esta é uma forma de instalar as core fonts do Windows.

Mas você também pode instalar fontes de um CD ou que vc tenha no HD com facilidade. Basta criar uma pasta dentro do diretório /usr/share/fonts/ com um nome que vc goste (my_fonts, extra_fonts ou algo assim). Se você não tiver o direito de escrever na pasta, isto pode ser alterado com um simples comando no terminal, ou no caso de ogeriza ao terminal, basta digitar sudo nautilus, navegar até a pasta, clicar com o botão direito do mouse, selecionar PROPRIEDADES, e na aba PERMISSÕES passá-la para o seu usuário.

Agora basta colocar as fontes que você quiser ali dentro, e para atualizar o cache de fonts digitar no terminal "fc-cache -f" sem aspas.

Só sinto falta de um aplicativo no estilo FontNavigator para fazer este processo.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

aniquilator

Citação de: rbonelli online 17 de Agosto de 2006, 08:36
Esta é uma forma de instalar as core fonts do Windows.

Mas você também pode instalar fontes de um CD ou que vc tenha no HD com facilidade. Basta criar uma pasta dentro do diretório /usr/share/fonts/ com um nome que vc goste (my_fonts, extra_fonts ou algo assim). Se você não tiver o direito de escrever na pasta, isto pode ser alterado com um simples comando no terminal, ou no caso de ogeriza ao terminal, basta digitar sudo nautilus, navegar até a pasta, clicar com o botão direito do mouse, selecionar PROPRIEDADES, e na aba PERMISSÕES passá-la para o seu usuário.

Agora basta colocar as fontes que você quiser ali dentro, e para atualizar o cache de fonts digitar no terminal "fc-cache -f" sem aspas.

Só sinto falta de um aplicativo no estilo FontNavigator para fazer este processo.
Até que enfim alguém explicou como se faz isto pelo Ubuntu, pq este negócio de "sudo apt-get install msttcorefonts" é muito fraqunho, a fonte principal que é a Tahoma  não instala e sim instala um monte defonte que não serve pra nada.

Xterminator

Então amigo aniquilator, as fontes instaladas pelo msttcorefonts são as fontes fornecidas livremente pela MS, as outras fontes do Windows se você tem a Licença do mesmo, é só pegalas do diretório de fontes do seu windows e instalar no linux...
como eu disse já tinha respondido bem aqui, em um tópico criado com outro critério
mas no final acabaram por fazer esta pergunta que de certa forma não ficou off-topic
recomendo dar um lida no tópico inteiro :-)
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=818.msg3657#msg3657

Padronização das aplicações (administrativas) do Gnome.
« Responder #5 em: 22 de Setembro de 2005, 21:28 »
   Responder com citaçãoCitar Modificar mensagemModificar Apagar MensagemApagar
simples crie um diretório somente para suas fontes...

cd /usr/share/fonts
sudo mkdir TTF

coloque as fontes que vc quiser ttf no diretório...
e rode

sudo mkfontdir -o fonts.dir
sudo mkfontscale -o fonts.scale
sudo mkfontdir
sudo fc-cache

se tudo der certo elas estarão disponíveis na próxima sessão , na atual vc pode vê-las instaladas mas ainda não utilizavéis, nos programas já abertos :-( mas nos novos que são abertos já ficam disponíveis.

aniquilator

Muito bom, os moderadores deveriam deixar isto em tópico fixo!!!!! Tem muita gente se matando como eu para achar, na pesquisa não achei este tópico.

Xterminator

Citação de: aniquilator online 17 de Agosto de 2006, 11:22
Muito bom, os moderadores deveriam deixar isto em tópico fixo!!!!! Tem muita gente se matando como eu para achar, na pesquisa não achei este tópico.

Eu acho que deveriam fazer um mini guia de modo gráfico para isto, não prometo fazer porque estou sem tempo, mas se der vou fazer o esquema via nautilus com screenshots e coloco no meu blog.

Muzgo

Olá!!

Consegui resolver o problema das fontes aqui também!!

Coloquei a pasta com as fontes adicionais no usr/share/fonts usando o comando "sudo nautilus"... depois foi só atualizar o cache e correr pro abraço!! Esse era meu último motivo pra usar o Windows de vez em quando... agora não tenho mais nenhum!!  ;)

Com esse fórum não tem desculpa pra não usar o Ubuntu!!