Usando o Remastersys, como posso criar imagem com programas q ñ são instalados?

Iniciado por mkmr, 24 de Fevereiro de 2012, 23:39

tópico anterior - próximo tópico

mkmr

Quero salvar meu sistema com a opção "Dist" do Remastersys,
para personalizar o Ubuntu e instalar em outras máquinas, porém
tenho alguns aplicativos como o Aptana Studio por exemplo que
não são instalados, são apenas uma pasta com o arquivo executável,
como posso salvar isso junto no Remastersys? sabendo que a opção
"Dist" somente salva programas instalados?

Obs.: não quero fazer Backup de meus arquivos pessoais.

JPGA

Estou com o mesmo problema. Quero fazer uma copia do meu ubuntu, mas o jogo Regnum não vai junto com a copia. Qdo instalo. tenho q instalar o jogo de novo e é um saco.
J.P.G.A.

jkmsjq

@mkmr

Já pensou em colocar o programa dentro da pasta opt (/opt) e depois de instalado fazer apenas um link para a área de trabalho?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

nomade

Já pensou se usar o modo backup que além dos programas mantém também os arquivos. Deve funcionar. Mas vai ficar enorme.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

JPGA

É, no meu caso a opção backup nao funciona mais pq já instalei muita coisa e meu sistema tá redondinho. Vou entar a opção de instalar na /opt, mas qdo o programa for executar, vai precisar de permissão? já que /opt fica na pasta /. Outra coisa, como cria esse link? nao gosto de programas poluindo a area de trabalho, só uso a barra do unity ou o dash.
Valeu pela ajuda.
J.P.G.A.

akaikust

CitarÉ, no meu caso a opção backup nao funciona mais pq já instalei muita coisa e meu sistema tá redondinho. Vou entar a opção de instalar na /opt, mas qdo o programa for executar, vai precisar de permissão? já que /opt fica na pasta /. Outra coisa, como cria esse link? nao gosto de programas poluindo a area de trabalho, só uso a barra do unity ou o dash.
Valeu pela ajuda.

Eu geralmente uso o nautilus como root : sudo nautilus

Aí você já adiciona as permissões graficamente e marque para executar como um programa.

Para criar o link, basta clicar com o botão direito no aplicativo e clicar em " Criar Link ".

JPGA

Citação de: akaikust online 15 de Junho de 2012, 08:24
CitarÉ, no meu caso a opção backup nao funciona mais pq já instalei muita coisa e meu sistema tá redondinho. Vou entar a opção de instalar na /opt, mas qdo o programa for executar, vai precisar de permissão? já que /opt fica na pasta /. Outra coisa, como cria esse link? nao gosto de programas poluindo a area de trabalho, só uso a barra do unity ou o dash.
Valeu pela ajuda.

Eu geralmente uso o nautilus como root : sudo nautilus

Aí você já adiciona as permissões graficamente e marque para executar como um programa.

Para criar o link, basta clicar com o botão direito no aplicativo e clicar em " Criar Link ".

Sim, entendi akaikust, mas veja bem, eu instalo o jogo Regnum, ele cria uma pasta em/home/joaopaulo/regnum e quando escolho a opção dist, o remastersys não copia o programa, já q a pasta usuário não é copiada. Aí te pergunto: esse "criar link" resolve o problema?
J.P.G.A.

jkmsjq

Citação de: JPGA online 16 de Junho de 2012, 10:47
Sim, entendi akaikust, mas veja bem, eu instalo o jogo Regnum, ele cria uma pasta em/home/joaopaulo/regnum e quando escolho a opção dist, o remastersys não copia o programa, já q a pasta usuário não é copiada. Aí te pergunto: esse "criar link" resolve o problema?

Se pasta /home não é copiada, o link não funcionará posteriormente.
Por isso mesmo o meu conselho de instalar o programa na pasta /opt que fica dentro da pasta raiz (/). Utilizando a opção DIST do Remasterisys você terá uma cópia de toda a partição raiz do Ubuntu, inclusive os jogos. Única coisa que faltará será a pasta com as configurações do jogo, que fica justamente na partição /home, mas para isso, você pode fazer um back-up simples dela num pendrive.

JPGA

Sim, mas minha dúvida é: Se eu digo pro programa q ele tem q ser instalado na pasta /opt, então mesmo q eu faça backup da pasta /home, o programa vai usar esta pasta? já que os parâmetros de funcionamento estão indicando para /opt.

Valeu pelos esclarecimento desde já.  ;D
J.P.G.A.

jkmsjq

Citação de: JPGA online 16 de Junho de 2012, 20:14
Sim, mas minha dúvida é: Se eu digo pro programa q ele tem q ser instalado na pasta /opt, então mesmo q eu faça backup da pasta /home, o programa vai usar esta pasta? já que os parâmetros de funcionamento estão indicando para /opt.

Valeu pelos esclarecimento desde já.  ;D

Se após a instalação do S.O. com o DIST você recolocar a pasta de configurações do jogo criada da /home original na pasta /home recriada, sim, ele vai reconhecer e utilizar essas configurações.

O mesmo princípio é utilizado com as configurações do Firefox, Thunderbird e etc...