Como instalar o IRPF 2012 e Receitanet no Ubuntu 11.10

Iniciado por rodrigo.miguel, 24 de Fevereiro de 2012, 22:32

tópico anterior - próximo tópico

cristinafortes

Oi pessoal, tudo bom?  ;)

Eu estava dando uma olhada e achei um site falando sobre Imposto de Renda de Pessoa Física.
Encontrei um tutorial sobre IRPF 2012, espero ter ajudado.
Beijos Cris ;*

EdvaldoSCruz

Vlw pela dica, mas esse site não resolve nada, apenas diz como no site da própria receita federal explica, cristinafortes, mas o problema continua , mas como já enviei pela Plataforma do Windows, não preciso me preocupar com o receitanet2012 que não instalou no meu Ubuntu 11.10.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

unary

Citação de: sigur online 25 de Fevereiro de 2012, 11:31
Me tirem uma dúvida: o .deb é para instalar clicando nele, é isso? O .bin é para instalar executando pelo terminal, com o ./xxxx.bin?

amigo, ve se da pra ajudar...
baixei o receitanet.deb e receitanet.bin tentei instalar o .deb e não deu certo. ai tentei instalar o .bin e deu certo inclusive até já  transmiti....
unary@unary-iii:~/irpf_2012$ ls
irpf2012_1.0-0_all.deb  receitanet  Receitanet-1.01.bin  receitanet-1.01.deb
unary@unary-iii:~/chmod +x Receitanet-1.01.bin                           #para tornar executável

unary@unary-iii:~/irpf_2012$ ./Receitanet-1.01.bin                         #para executar

Aqui mostro o diretório com os arquivos instalados
unary@unary-iii:~/irpf_2012/receitanet$ Desinstalador  lib                  receitanet.dat
imagens        Receitanet-1.01.bin  receitanet.jar

Mas precisei instalar o JVM versão 1.6.0 e o Pixmap
como o IRPF já estava instalado  ex. /home/unary/Área de Trabalho/RFB-irpf2012_program.desktop
e o Imposto já estava pronto, foi só transmitir.

juracy

Caros amigos, não consigo instalar o IRPF 2012 no Ubuntu 1.0, tem alguma dica?

Andreson Goveia

O Receitanet (que faz a transmissão), Não funciona no openjdk!
Eu fiz o teste e tive que instalar o java/oracle para conseguir enviar

EdvaldoSCruz

Saibam o porque aconteceu de eu não conseguir instalar o receitanet2012 no Ubuntu 11.10 e já enviei, e tive que usar o windows para fazê-lo. Leiam essa matéria, nesse link abaixo:

Site: http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=31&t=539

Creio que muitos como eu, não conseguiram enviar por tal motivo, infelizmente, mas como instalar o Oracle Java 7 no Ubuntu via PPA, pois o OpenJDK não funciona 100%. Saibam como instalar, nesse link abaixo:

Referência: http://www.ubuntubrsc.com/instalando-oracle-java-7-ubuntu-ppa.html#.T16zfOIifWA

Viva o Ubuntu pessoal !!!!!!!  ;D
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Andreson Goveia

Olá Edvaldo Souza Cruz (acertei?, hehe)

Mas dá para instalar sim o receitanet e o Java oracle
é só adicionar o ppa:ferramroberto/java

È manda instalar :)

Está disponível para o 10.04, 10.10, 11.04 e 11.10
A ultima versão que esta lá é a 2.26

faugusto

olha gente achei um no Linux-Like uma das soluções: O pacote .DEB para IRPF2012 apesar de ter demorando para instalar funcionou, mas o receitanet nem .DEB nem RPM e so o bin com a solução do http://linuxlike.blogspot.com/2012/02/como-instalar-os-programas-irpf-2012-e.html?showComment=1331678970375#c5473005087167053688

é que tive sucesso mas POXA VIDA !!!!!!! sofre-se menos com WINDOWS nesta atividade que jã é um C... para fazer o IR.

fui

Jose Emilio

Como meu ubuntu deu pau aqui e estou sem tempo de arrumar,

estou usando o BL 11.10,   e não deu nenhum problema para fazer o IRPF-2011

instalei o programa e a receitanet clicando no arquivo tar ,  fiz o procedimento normal
e não deu nenhum êrro

tive que instalar o jawa tbm.

só não consegui importar os dados do IRPF de 2010 pq no ano passado,  eu tinha feito no XP

lfelipe

Prezados,

Conforme alguns já se manifestaram, eu também estou com problemas para instalar o Receitanet 2012.

Utilizo o Ubuntu 11.10 64 bits, e instalei o Java original, através do seguinte roteiro: http://linuxlike.blogspot.com.br/2011/10/como-instalar-o-java-oficial-no-ubuntu.html

Durante o processo de instalação, somente um passo não funcionou, que foi o comando: sudo update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/usr/java/jre1.6.0_29/bin/java" 1

Fora isso, o processo seguiu até o final, e indo ao site do Java (http://java.com/pt_BR/download/testjava.jsp), recebo a seguinte informação:

"A configuração do seu Java é a seguinte:
Fornecedor: Sun Microsystems Inc.
Versão: Java SE 6 Update 23
Sistema operacional: Linux 3.0.0-17-generic
Arquitetura: amd64"

Após instalar o Java pelo processo supra, consigo acessar o home banking do Banco do Brasil, e consegui também instalar o IRPF 2012, via arquivo .deb do site da Receita Federal.

Entretanto, quando tento instalar o Receitanet, via arquivo .deb, a Central de Programas do Ubuntu abre e fecha sozinha, não instalando o programa.

Via comando dpkg -i, recebo a seguinte resposta:

luis@Note-02:~/Downloads$ sudo dpkg -i '/home/luis/Downloads/receitanet-1.01.deb'
[sudo] password for luis:
(Lendo banco de dados ... 187299 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Preparando para substituir receitanet 1.01 (usando .../Downloads/receitanet-1.01.deb) ...
Desempacotando substituto receitanet ...
dpkg: problemas de dependência impedem a configuração de receitanet:
receitanet depende de java-virtual-machine; porém:
  Pacote java-virtual-machine não está instalado.
dpkg: erro processando receitanet (--install):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Processando gatilhos para desktop-file-utils ...
Processando gatilhos para bamfdaemon ...
Rebuilding /usr/share/applications/bamf.index...
Processando gatilhos para gnome-menus ...
Erros foram encontrados durante o processamento de:
receitanet

Tentei baixar o arquivo .bin e instalar, mas no Terminal, após o comando "sudo ./Receitanet-1.01.bin", o prompt do Terminal volta para uma linha em branco, sem apresentar qualquer resposta, e também não instalando o programa.

Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo, e de que forma corrigir?

Obrigado!

antoniodosantosor

Não resta dúvida que no Windows é mais prático a instalação e no ano passado o utilizei para fazer e enviar a declaração. Este ano, seguindo dicas do Forum, embora com trabalho, reinstalando o Java e outros, com muito gosto utilizei o Ubuntu para toda a lida no imposto de renda, inclusive a transmissão pelo ReceitNet. Todas as declarações enviadas com sucesso. Isto significa que estamos nos aprimorando no Ubuntu. Obrigado

rodrigo.miguel

Citação de: lfelipe online 03 de Abril de 2012, 16:58
Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo, e de que forma corrigir?

Obrigado!

Baixe o Receitanet-1.01.bin (.BIN!) em http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2012/declaracao/download-programas.htm

Depois:

cd ~/Downloads/
chmod +x Receitanet-1.01.bin
sudo ./Receitanet-1.01.bin

Ref: http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/02/como-instalar-os-programas-irpf-2012-e.html

Lu_br

Gente, eu preciso instalar o programa Carnê Leão no Ubuntu (última versao) e estou encontrando uma dificuldade imensa! Todos os tutoriais e fóruns em que busco trazem soluções apenas para o IRPF2012 (ano base 2011) e nada a respeito do Carnê Leão.

O fato é que no site da Receita Federal http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/CarneLeao/2011/Java/ProgLeaoMultiplataforma2011.htm eles mandam baixar o Leão2011v2.0.zip. Eu baixei e descompactei na pasta Downloads. No arquivo baixado, existe um "Leia-me" em que a Receita manda instalar, no Linux, o arquivo Exec.sh. Mas o que acontece é que eu não consigo instalar esse arquivo por nada nesse mundo. Já fiz os caminhos recomendados no http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/02/como-instalar-os-programas-irpf-2012-e.html  e por fim tentei esse, a seguir, mas também não funcionou:

luciana@luciana-laptop:~$ cd ~/Downloads
luciana@luciana-laptop:~/Downloads$ sudo dpkg -i exec.sh
[sudo] password for luciana:
dpkg: erro processando exec.sh (--install):
impossível acessar arquivo: Arquivo ou diretório não encontrado
exec.sh

Eu já instalei o Receitanet (e foi bem tranquilo). Agora falta o Carnê Leão. Por favor, alguém sabe como instalar esse diacho programa?

Super obrigada! :)

rodrigo.miguel

Citação de: Lu_br online 09 de Abril de 2012, 16:27

...

luciana@luciana-laptop:~$ cd ~/Downloads
luciana@luciana-laptop:~/Downloads$ sudo dpkg -i exec.sh
[sudo] password for luciana:
dpkg: erro processando exec.sh (--install):
impossível acessar arquivo: Arquivo ou diretório não encontrado
exec.sh

Eu já instalei o Receitanet (e foi bem tranquilo). Agora falta o Carnê Leão. Por favor, alguém sabe como instalar esse diacho programa?

O arquivo exec.sh não é um pacote deb. É um script! Logo, o comando que você usou não vai funcionar!

A sequencia de comandos correta é:

cd ~/Downloads
unzip LEAO2011v2.0.zip
cd LEAO2011/
chmod +x exec.sh
./exec.sh

Traduzindo os comandos acima: acessar a pasta onde você salvou o arquivo zip (neste caso, Downloads); descompactar o arquivo; acessar a pasta descompactada; dar permissão de execução para o script; executar o script.

Lu_br

Menino, que maravilha!

Deu certo!