Ubuntu poderá ter menus de volta às janelas, mas de forma diferente

Iniciado por jkmsjq, 22 de Fevereiro de 2012, 19:09

tópico anterior - próximo tópico

jkmsjq

A polêmica interface do Unity trouxe vários problemas ao mudar radicalmente o comportamento do Ubuntu. Um dos problemas é leve, mas existe: o menu universal no topo da tela, exatamente como no Mac OS X. A barra superior é alterada de acordo com a janela em uso, exibindo o menu principal dela.
O menu ali tem seus efeitos positivos, oferece um ganho de espaço na tela e traz uma experiência interessante. Mas muita gente não gostou da mudança. Até porque é necessário levar o mouse para o alto, percorrendo uma distância muito maior. Isso fica pior ainda em telas grandes.
No mundo do Mac o problema parece não existir, já que o menu sempre foi no topo. E os programas já foram projetados pensando nisso, concentrando o fluxo de trabalho principal na interface da janela. Tudo parece mais nativo, mais direto, mais natural. Já no caso do Ubuntu a situação não é exatamente a mesma: ter o menu no topo da tela não era o comportamento padrão, e não é dos programas em si - ao rodá-los no GNOME ou KDE o menu aparece no lugar de sempre. A troca exige uma adptação que muita gente quer evitar. Esse desconforto nem sempre é visível, mas existe também no Mac ao usar programas portados de outras plataformas, sem tanta integração ao ambiente. Como no Mac sempre foi assim os usuários não estranham, mas no caso do Ubuntu houve uma certa resistência durante a troca, que parece persistir - com menor força - até hoje. Falando nisso, os botões da barra de título à esquerda também foram inspirados no Mac, sendo esta uma das maiores críticas logo que o Ubuntu adotou essa posição.

Leia na íntegra: http://www.hardware.com.br/noticias/2012-02/ubuntu-menus.html
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

GersonPietroski

Mas eu gosto assim.  :-\
Eles falam que não é nativamente assim desde o começo, mas tem que se adaptar ué, como no texto mesmo disse, a resistência contra esses menus está diminuindo... daí eles mudam e todos tem que se adaptar de novo? Que não mexam nos menus e nem nos botões de fechar/maximizar/minimizar... isso é uma das coisas que eu acho mais chato de se acostumar. Hoje quando vou mexer no Windows sempre fico perdido quando vou fechar alguma janela. ;D auheahe
E tem mais uma, se eles fizerem isso, daí a barra de cima vai ficar vazia. '-'

garfo

Aí quando *todo mundo* tiver acostumado com o Unity, vem a Canonical e inventa uma nova interface diferente de tudo que já se viu, e complicando mais uma vez a usabilidade do usuário...

Também vem o Gnome 4, totalmente redesenhado.

Assim fica difícil, Linux.  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

evil_queen

To vendo que esse 12.04 vai ser um bela bomba...
Os caras inventam, inovam, fazem estardalhaço, aí a comunidade chia e eles voltam atrás.
Se for pra desistir, então que nem mude.
Agora cada versão vem diferente, e a gente tem que se adaptar, sendo que a melhor ainda foi a interface do 11.04 (que eu me mantenho usando).
Aí, ao invés de gastar energia melhorando a estabilidade e o sistema em geral, perdem tempo desfazendo o que foi feito, e deixando tudo pesado, instável e lento.
Gosto muito do unity, mas to começando a perder a paciência com as constantes mudanças antichoradeiras, porque ele está ficando cada vez mais esquisito.