A volta por cima! (vamos ficar contra a pirataria)

Iniciado por mdunguel, 21 de Fevereiro de 2012, 21:13

tópico anterior - próximo tópico

mdunguel

Senhores boa noite.
Todos nós sabemos de como estão às coisas com relação a sites de compartilhamento de arquivos.
Um dos maiores sites para download de programas compartilhados foi tirado do ar.
É chegada à hora de nós, usuários de Linux, focar nossas forças e dedicação para que o mundo Linux cresça ainda mais entre os usuários domésticos.
Inúmeras licenças de software são caríssimas para um usuário comum, pirataria nem pensar, então porque não desenvolvermos programas para Linux com requintes e recursos dos softwares proprietários.
Nós podemos!!
Desta forma nosso querido Linux, que está cada vez mais fácil de operar e de se instalar, principalmente com a distribuição ubuntu, poderá futuramente ser o sistema operacional para desktop doméstico, dando-se, em fim, adeus as licenças caras para software.
Foco também para área de entretenimento onde infelizmente poucos jogos rodam em Linux.
Para uma grande maioria dos usuários doméstica, que curte jogar em seus PCs, essa seria uma excelente área de desenvolvimento, criatividade e inovação.
Então vamos a luta e viva o nosso Linux!!!!

garfo

Protestar sentado confortavelmente na frente do computador é fácil, mas programar que é bom... nada.


::)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

mdunguel

É por isso que coloquei essa mensagem.
Para convocar aos grandes programadores focarem seus esforços no Linux.

Metalbobolic

Citação de: mdunguel online 21 de Fevereiro de 2012, 21:29
É por isso que coloquei essa mensagem.
Para convocar aos grandes programadores focarem seus esforços no Linux.


Infelizmente, não terá frutos!!!!

90% quer dinheiro e ponto, alguns na hora de folga pode dar uma mãozinha de leve..princiapalmente aqui no Brasil...

garfo

Cara, deixa eu ver se entendi...

Você, por meio de um fórum de internet, quer convocar os "grandes programadores" do Linux para fazer softwares "com requintes e recursos dos softwares proprietários" assim do nada? Os "grandes programadores" (rsrs) irão fazer softwares do naipe de Photoshops ou Final Cuts de graça pro Linux, só por convocação sua?

rsrs... Amigo, na boa, acorda pra vida. O mundo não é colorido e "free" como você imagina não.

Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

garfo

#5
Citaralguns na hora de folga pode dar uma mãozinha de leve..princiapalmente aqui no Brasil...

Lendo isso lembrei imediatamente desse artigo:

http://meiobit.com/13440/mais-um-exemplo-do-que-e-o-software-livre/

Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

mdunguel

Então porque as campanhas contra o pagamento superfaturado de produtos.
Cito os grupos musicais que vendem seus Cds por valores simbólicos e que estão contra as gravadoras.
Estes preferem ganhar na quantidade contra algumas empresas que optão por ganhar na unidade.

pheidenreich

Eu procurei o linux por ser uma alternativa, pra não ficar preso a cracks, loaders e etc.. O linux não precisa ser 100% free, até porque filantropia não vai pagar as contas de quem criam os softwares, mas acredito que possa ser mais justo (o custo das coisas) e que não precisamos ficar nas mãos de 2 ou 3 empresas que exploram e mantem todos no cabresto.

garfo

CitarO linux não precisa ser 100% free, até porque filantropia não vai pagar as contas de quem criam os softwares, mas acredito que possa ser mais justo (o custo das coisas) e que não precisamos ficar nas mãos de 2 ou 3 empresas que exploram e mantem todos no cabresto.

Aí sim. Até que enfim algo coerente com a realidade.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

irtigor

Acho que isso não vai mudar nada, nem ninguém.

Quanto a sua comparação:
Quem disponibiliza de graça, busca uma divulgação difícil (e cara) de se conseguir no formato tradicional. Isso gera dinheiro indiretamente (com shows, por exemplo).
Quem disponibiliza "por valores simbólicos", geralmente tá ganhando mais com esse preço menor; porque cortou atravessadores (as gravadoras tradicionais), ou trocou por opções mais baratas, como a amazon ou apple.

Parte disso é explicado pelo efeito cauda longa (long tail).

Sobre os programas, até existem aqueles que são mantidos (por muito tempo inclusive), sem gerar nenhum beneficio financeiro direto pro mantenedores, mas pro médio/longo prazo é saudável existir uma fonte e doações funcionam pra poucos. Fora que esses (programas mantidos no custo 0), geralmente sobrevivem porque seus desenvolvedores amam o que fazem, e nesse caso um apelo é desnecessário.

clebson

Não vejo problema nenhum e um programador cobrar pelo seu trabalho.

Wagnesio

A questão é a seguinte, a "volta por cima" não pode ser simplesmente uma convocação. É natural que a ideia de um projeto para atrair usuários para o Linux nos pareça interessante, mas é dificil partir do zero, os "grandes programadores" dificilmente iriam aceitar participar de um projeto que sem nenhuma estrutura.

Projetos sólidos baseados na ideia do software livre existem muitos, talvez contribuir para um deles, mesmo que somente para divulgação pode trazer mais frutos do que essa chamada à programadores.
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

sigur

Eu penso assim: determinados tipos de softwares são específicos para ganhar dinheiro. Logo, não vejo porque ele deve ser gratuito. Por exemplo, um programa tão bom quanto (ou até melhor) que o famoso photoshop?! Tudo bem, tem o gimp, mas um super poderoso, com infinitos recursos e tal, que quase 'fala e anda' de tão poderoso, não tem como ser gratuito. Pois quem o usa irá ganhar dinheiro com ele. Por exemplo, grandes agências de publicidade, que cobram uma fortuna para fazer campanhas de shampoo, por exemplo. Eles tem totais condições de pagar pelo programa.

Agora, um editor de texto, coisa simples, pro usuário comum escrever uma receita de bolo, isso sim deve ser gratuito.

Eu vejo que hoje em dia, no linux, tem programas ótimos. A maioria dos usuários (domésticos, vamos assim dizer) só querem saber de internet e facebook. Haja visto a quantia de dúvidas que surgem no forum sobre como personalizar isso, como deixar com a cara daquilo, etc... ou seja, o pessoal quer é uma aparência bonitinha, mesmo que ordinária. A minoria está realmente usando o linux em um computador para trabalho.

Eu uso, no trabalho e em casa. Mas, o que mais preciso, é o texlive e internet e pronto.

Acho que os programas simples, pequenos, esses terão vida longa, pois sempre tem o pessoal que gosta de programar, para fazer ajustes aqui e ali. Agora, coisa grande, acho que ainda levará tempo para começar a surgir algo sólido.

Abraços

clodoaldops

acho que se houvesse jogos 3D atuais p/ linux estes  tbem deveriam ser pagos
-uma vez que não pagamos nada pelo SO
-nada mais justo que pagar pelo games que deram trabalho p/ serem feitos

jkmsjq

Se programadores ou hackers de fim de semana colaborassem com o desenvolvimento do LibreOffice, Inkscape, GIMP, Scribus, Blender entre outros, todo o mundo GNU/Linux teria uma maior aceitação em geral dos usuários dos softwares proprietários. Aí sim, teriam resultados muito melhores do que começar um projeto novo, do zero!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz