Como configurar o LogkeLys

Iniciado por Deis, 20 de Fevereiro de 2012, 23:56

tópico anterior - próximo tópico

Deis

Olá pessoal, como que configurar o "Logkeys"

Já instalei o programa, mas lendo um tutoral eu não consegui saber onde que eu acesso a pasta ou local que ficou gravado o que foi teclado.

Tambem não consigo fazer com que o programa "LogkeLys" seja iniciado automaticamente quando eu ligo o computador.

Eu digitei Logkeys no pesquisar e não apareceu nada. Dei esse comando no terminal "which Logkeys" não aperceu nada.

Será que instalou?

O tutoral esta aqui:

http://blog.welrbraga.eti.br/?p=1130

Este comando instala: "sudo aptitude install logkeys"  Mas eu não consigo achar onde esta o programa.

Este comando: "sudo logkeys -s" inicia manualmente o programa, mas eu não sei onde fica o local que foi gravado o que foi teclado.

Este comando: "sudo invoke-rc.d logkeys start" inicia o programa no boot, mas tem que configurar 3 três variáveis, e eu não sei entrar nessas variaveis. Como tambem não sei configurar o teclado para que o programa o reconheça.

Enfim, eu preciso saber:

1º Saber se o programa foi instalado com esse comando: sudo aptitude install logkeys "por que eu não consegui achar esse porgrama"

2º Configurar o teclado para o programa "Logkeys"

3º Iniciar o programa  ao ligar o computador.

4º Saber onde que esta o local em que fica armazenado, gravado tudo que foi teclado.

irtigor

Tá instalado, não tem interface gráfica e, por padrão, o log fica em /var/log/logkeys.log
Informações retiradas do manual e do pacote.

Deis

Citação de: irtigor online 21 de Fevereiro de 2012, 16:22
Tá instalado, não tem interface gráfica e, por padrão, o log fica em /var/log/logkeys.log
Informações retiradas do manual e do pacote.

Como que eu faço para entrar em:  /var/log/logkeys.log

maranata@maranata-desktop:/var$ cd
maranata@maranata-desktop:~$ sudo su
root@maranata-desktop:/home/maranata# cd /var
root@maranata-desktop:/var# /var/log/logkeys.log
bash: /var/log/logkeys.log: Permissão negada
root@maranata-desktop:/var#

irtigor

logkeys.log é um arquivo, que fica no diretório /var/log.

Deis

Citação de: irtigor online 21 de Fevereiro de 2012, 20:58
logkeys.log é um arquivo, que fica no diretório /var/log.

Mas eu não sei como abrir esse arquivo "logkeys.log" no diretorio "/var/log"

irtigor

É texto puro, use o cat, less, nano, gedit... exemplos:
sudo less /var/log/logkeys.log
gksudo gedit /var/log/logkeys.log

Deis

Citação de: irtigor online 22 de Fevereiro de 2012, 00:01
É texto puro, use o cat, less, nano, gedit... exemplos:
sudo less /var/log/logkeys.log
gksudo gedit /var/log/logkeys.log

Obrigado por sua ajuda.

Com os comandos acima deu para saber que o teclado esta configurado e que esse comando: "sudo logkeys -s" inicia o programa manualmente, e esse "sudo logkeys -k" encerra o programa manualmente.

Agora como que eu faço esse procedimento abaixo?

Configurando o Logkeys para iniciar no boot

O pacote do Logkeys para o Ubuntu já possui um arquivo de configuração padrão (em /etc/default/logkeys) e o script de inicialização (em /etc/init.d/logkeys).

Para ativarmos o monitoramento desde o boot, nós devemos apenas alterar este arquivo de configuração que se parece com o mostrado abaixo:
$ cat /etc/default/logkeys
ENABLED=0
LOGFILE=/var/log/logkeys

# This should be updated according to your hardware
# Check README.Debian for more info
DEVICE=/dev/input/event5

Observe que temos três variáveis a serem modificadas:

ENABLED=0
Mude para ENABLED=1 para que no próximo boot o logkeys seja iniciado

LOGFILE=/var/log/logkeys
Se desejar que o arquivo de log seja criado em outro caminho altere-o aqui

DEVICE=/dev/input/event5
Altere o caminho para corresponder ao seu dispositivo de teclado, conforme explicado anteriormente.

Após alterar estas variáveis, salve o arquivo e então reinicie o seu computador ou então digite o comando abaixo para iniciar a gravação de teclas.
sudo invoke-rc.d logkeys start

Deis

Acho que eu entendi. Com o começo do comando explicado ateriormente; consegui abrir: "gksudo gedit /etc/default/logkeys"

Mas pede para salvar as alterações e pede para colocar um nome no documento.

Eu não coloquei nada porque minha duvida é a seguinte: Se eu der o nome "lua" por exemplo. Se eu precisar abrir de novo, eu vou usar esse mesmo comando: "gksudo gedit /etc/default/logkeys" ou por eu ter dado o nome de "lua" o comando sera outro?

irtigor

O nome deve ser logkeys, localizado no diretório /etc/default, isso não pode ser alterado (se pretende que essa configuração seja usada).
Como ele funciona como daemon, uma forma de iniciar com o sistema é sudo update-rc.d logkeys defaults

Deis

Citação de: irtigor online 22 de Fevereiro de 2012, 11:45
O nome deve ser logkeys, localizado no diretório /etc/default, isso não pode ser alterado (se pretende que essa configuração seja usada).
Como ele funciona como daemon, uma forma de iniciar com o sistema é sudo update-rc.d logkeys defaults

Ao digitar o comando, o terminal da esse retorno:

sudo update-rc.d logkeys defaults
System start/stop links for /etc/init.d/logkeys already exist.

O programa não esta iniciando com o sistema.

E eu acho que eu não salvei certo, Aqui: "gksudo gedit /etc/default/logkeys" não aprece nada gravado.

Aqui: "gksudo gedit /var/log/logkeys.log"  aparece o que foi gravado, mas só iniciando manualmente "sudo logkeys -s"

Você sabe qual comando mostra quais programas estão iniciando com o sistema?

Eu acho que quando eu salvei eu salvei em outro lugar e pode estar gravando em 2 lugares diferentes?

irtigor

A mensagem indica que ele já estava configurado pra inciar/parar. Remova a configuração que você havia feito e use o comando novamente (ou especifique o runlevel correto). Caso não saiba (pra remover o link)
sudo update-rc.d -f logkeys remove

Use os utilitários service e initctl, pra obter uma lista dos estados dos daemons.

Deis

Citação de: irtigor online 23 de Fevereiro de 2012, 00:08
A mensagem indica que ele já estava configurado pra inciar/parar. Remova a configuração que você havia feito e use o comando novamente (ou especifique o runlevel correto). Caso não saiba (pra remover o link)

Use os utilitários service e initctl, pra obter uma lista dos estados dos daemons.

irtigor, eu nesse momento eu fiquei perdido. Você poderia me alinhar?

Dei o seu comando e o terminal resposndeu isso:

[sudo] password for maranata:
Removing any system startup links for /etc/init.d/logkeys ...
   /etc/rc0.d/K20logkeys
   /etc/rc1.d/K20logkeys
   /etc/rc2.d/S20logkeys
   /etc/rc3.d/S20logkeys
   /etc/rc4.d/S20logkeys
   /etc/rc5.d/S20logkeys
   /etc/rc6.d/K20logkeys

Agora o que eu faço?

irtigor

Com isso, os links que indicavam o inicio/parada do programa, foram removidos. A minha sugestão foi, que depois disso, você digitasse:

Assim ele vai ser iniciado nos runlevels 2, 3, 4 e 5, e parado no 0, 1 e 6.

Deis

Citação de: irtigor online 23 de Fevereiro de 2012, 12:22
Com isso, os links que indicavam o inicio/parada do programa, foram removidos. A minha sugestão foi, que depois disso, você digitasse:

Assim ele vai ser iniciado nos runlevels 2, 3, 4 e 5, e parado no 0, 1 e 6.

[sudo] password for maranata:
Adding system startup for /etc/init.d/logkeys ...
   /etc/rc0.d/K20logkeys -> ../init.d/logkeys
   /etc/rc1.d/K20logkeys -> ../init.d/logkeys
   /etc/rc6.d/K20logkeys -> ../init.d/logkeys
   /etc/rc2.d/S20logkeys -> ../init.d/logkeys
   /etc/rc3.d/S20logkeys -> ../init.d/logkeys
   /etc/rc4.d/S20logkeys -> ../init.d/logkeys
   /etc/rc5.d/S20logkeys -> ../init.d/logkeys

Vou desligar e ligar novamente o pc para ver se o programa inicia junto.

Deis

Iniciei o computador e nesse comando: "gksudo gedit /var/log/logkeys.log" Parece que ficou salvo somente o que estava gravado antes; não muda nada sempre aparece a mesma coisa que foi gravada.

Eu to achando que eu salvei em diferente local.

Tem como saber onde tem outra pasta "logkeys.log"?

Ou é melhor começar do zero; desinstalar tudo e começar di novo?

Eu sou muito devagar para entender, as vezes nem desenhando eu consigo fazer. Qualquer coisa subentendida na esplicação eu não sei enxergar oque a esplicação quer dizer.