senha no ubuntu

Iniciado por GIl40, 18 de Fevereiro de 2012, 16:21

tópico anterior - próximo tópico

GIl40

Toda vez que preciso atualizar o ubuntu 11.10 ou instalar um novo ele pede autenticação, coloco a senha de acesso ao próprio Ubuntu, a minha senha, mas não funciona. A senha só funciona quando ligo o computador e ele pede a senha, coloco e entra o sistema operacional Ubuntu. O que pode estar acontecendo? Obrigado. 

Henrique1977

Citação de: GIl40 online 18 de Fevereiro de 2012, 16:21
Toda vez que preciso atualizar o ubuntu 11.10 ou instalar um novo ele pede autenticação, coloco a senha de acesso ao próprio Ubuntu, a minha senha, mas não funciona. A senha só funciona quando ligo o computador e ele pede a senha, coloco e entra o sistema operacional Ubuntu. O que pode estar acontecendo? Obrigado.  
Como  assim  não  funciona?  Você  tenta  instalar  programas  via  terminal  ou  não?  Se  tu  está  a  instalar  programas  via  terminal  é  normal  que  não  apareça  nada  quando  tu  digitas  tua  senha,  pois  é  para  tua  própria  segurança.
Se  for  quando  você  tenta  instalar  via  terminal,  tente  dar  enter  após  digitar  sua  senha.
Se  não  for  isso,  preste  maiores  informações  para  que  possa  ser  ajudado.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

clcampos

Habilitar a senha do root não é solução.

Para sua senha servir para o login, mas não para instalar aplicativos é porque você não faz parte do grupo admin do sistema.

O PC é seu? É do trabalho?

Você criou esse usuário na instalação do sistema?

Você mexeu no seu usuário? Tirou de algum grupo? Ou criou o usuário novo?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

garfo

O Ubuntu não vem com a conta root habilitada por padrão, e nem deve ser habilitada. Provavelmente alguém deve colocado restrições para o seu usuário. Contate o administrador.

Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

GIl40

Citação de: Henrique1977 online 18 de Fevereiro de 2012, 21:58
Citação de: GIl40 online 18 de Fevereiro de 2012, 16:21
Como  assim  não  funciona?  Você  tenta  instalar  programas  via  terminal  ou  não?  Se  tu  está  a  instalar  programas  via  terminal  é  normal  que  não  apareça  nada  quando  tu  digitas  tua  senha,  pois  é  para  tua  própria  segurança.
Se  for  quando  você  tenta  instalar  via  terminal,  tente  dar  enter  após  digitar  sua  senha.
Se  não  for  isso,  preste  maiores  informações  para  que  possa  ser  ajudado.
Atenciosamente,  Henrique1977.
Obrigado Henrique pelas informações, ainda mais em pleno feriado de carnaval.  E desculpe por alguns erros na pergunta. Na verdade eu quis dizer que consigo abrir o sistema operacional e trabalhar no computador usando a minha senha, mas na hora de fazer as atualizações de segurança (a janela de atualizações abre automaticamente) o sistema pede autenticação eu coloco e ele não aceita a senha (a mesma que uso pra trabalhar no Ubuntu e única que eu registrei). Se tento baixar um programa da própria suite do Ubuntu (Dashome) ele pede autenticação de acontece a mesma coisa. Espero ter esclarecido melhor a minha dúvida. Mais uma vez obrigado. Um abraço. Gilmar.

GIl40

Citação de: clcampos online 19 de Fevereiro de 2012, 01:29
Habilitar a senha do root não é solução.

Para sua senha servir para o login, mas não para instalar aplicativos é porque você não faz parte do grupo admin do sistema.

O PC é seu? É do trabalho?

Você criou esse usuário na instalação do sistema?

Você mexeu no seu usuário? Tirou de algum grupo? Ou criou o usuário novo?

Obrigado pela ajuda. O PC é da minha casa e só eu mexo nele. Criei o usuária na instalação do sistema, sim, e depois só configurei para que ele não ficasse pedindo senha cada vez que baixasse o protetor de tela e entrasse o modo de economia de energia ou coisa parecida. Agora só pede quando ligo o computador, mas na hora de autenticar as atualizações ele dá como autenticação errada qd eu coloco a mesma (e única senha que tenho) senha pra iniciar. Um abraço. GIlmar.

GIl40

Citação de: garfo online 19 de Fevereiro de 2012, 09:26
O Ubuntu não vem com a conta root habilitada por padrão, e nem deve ser habilitada. Provavelmente alguém deve colocado restrições para o seu usuário. Contate o administrador.

Só eu mexo no computador. Desculpe, mas sou totalmente leigo e pergunto: o que seria contatar o administrador?
Obrigado. Um abraço. Gilmar