Ubuntu 11.10 não habilita banda larga móvel

Iniciado por Litr0s, 16 de Fevereiro de 2012, 13:15

tópico anterior - próximo tópico

Litr0s

Já conectei e configurei meu nokia 7020, que uso como modem 3g da vivo, as configurações da rede estão certas e o celular é detectado como modem, porém quando clico em habilitar banda larga móvel nada acontece, era pra ficar marcada a opção, como acontece com as outras redes, a com fio e wireless funcionam direitinho, mas não tive jeito de habilitar a banda larga móvel, já usei o ubuntu 9.10, e agora quero migrar novamente, mas minha única internet é essa 3g.

Tota

ola

O nokia 7020 é um aparelho de telefone celular, logo para fazer o tethering, voce deve configurar na aba de redes com fio, e não na aba de banda larga movel

como o celular já esta conectado à rede para o funcionamento de seus programas internos, ele vai te fornecer uma conexão por cabo ou bluetooth, mas jamais a de modem

Verifique se seu modem lhe fornece uma conexão de rede (eth0, eth1, etc ) e conecte por ela

[]'s

Litr0s

Amigo, ele tem a função de funcionar como modem 3G e está conectado via USB, eu já usei ele no windows o no ubuntu 9.4, o problema não é com o celular, e sim com a função de habilitar a rede banda larga móvel, que não consigo habilitar e consequentemente não conecto a internet.

Tota

ahh entendi,

Desculpe a minha ignorância, é que eu achei que a aba banda larga movel sómente habilitaria o script para se usar o pppoe, que seria então utilizado para discar para a operadora de celular nos modems especificos que não têm a parte de telefonia de voz.

Nos aparelhos celulares que possuem a função de tethering eu sempre entendi que usar pppoe não seria necessário, visto o telefone já estar conectado à rede e servir apenas como um hub na ligacão telefone-computador, fornecendo para o computador um IP de rede interna.

Porém novamente minhas desculpas, então vamos aguardar algum usuario mais experiente aparecer e nos ajudar a conectar um aparelho celular por pppoe

[]'s

Litr0s

sim, mas obrigado pela intenção, eu vi no Viva o Linux um tópico com o mesmo problema, mas não tinha a solução =/

Tota

Só para tirar a dúvida, poste o resultado de ifconfig -acom o celular conectado e com a função modem pronta.

Com isto o forum pode ajudar com mais propriedade

[]'s

zekkerj

Olá Litr0s (e Tota),

Eu imagino que você quer fazer essa conexão via Network Manager (Gerenciador de Redes). Esse sistema depende, pra reconhecer os dispositivos, que eles se identifiquem via DBus. A maioria dos drivers já faz isso, mas a forma como eles fazem define a forma como o dispositivo vai funcionar no final das contas.

Por exemplo, eu já vi dispositivos que depois de identificados criam uma ou mais portas seriais virtuais. É o caso do meu modem 3G Onda MSA405HS, que cria as portas ttyUSB0, ttyUSB1 e ttyUSB2. Outros vão criar dispositivos ttyACM*; e eu já vi um modem (Sony MD300) se identificar como "usb0", depois de conectado, e conectar via DHCP interno.

Talves seja o caso de observar o funcionamento de seu telefone, quando conectado, talvez forçar um ou outro módulo que falte (é comum ver gente com problemas devido ao módulo "usbserial" não ser carregado corretamente, por exemplo).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Litr0s

Meu problema não é com o celular, e nem com a conexão, o sistema mostra a conexão da vivo normalmente, mas não consigo é habilitar a rede banda larga móvel, 
quando clico em habilitar rede sem fio, a opção fica marcada e habilita a rede, e com a conexão a cabo a mesma coisa, porém na banda larga móvel, eu clico e a opção não fica marcada, e nem indo no gerenciador de rede consigo habilitá-la.

Tota

Ola zekkerj,

O usuario Litr0s quer porque quer que o celular dele seja habilitado na aba Banda larga movel do NM.

Ele conseguia fazer no 9.04, mas não atentou para o fato de que isto mudou nos Ubuntu mais recentes.

Já tentei explicar isto a ele, que esta aba habilita os scripts para o protocolo pppoe que aparentemente ele não precisa.

Desta forma, vamos aguardar ele postar os comandos de rede para podermos visualizar como o celular dele foi configurado para tethering, que, como você sabe, é um procedimento bem diferente de usar modem 3G sem telefonia.

Aliás (off topic ) é bem possível que façamos um sorteio de brindes aqui no forum em abril próximo. Você com suas poucas 10.124 mensagens é um sério candidato a levar de goleada a mochila(possivelmente) do Ubuntu na categoria de usuario com mais postagens em suporte tecnico. Boa sorte.

[]'s

zekkerj

Mas se eu entendi, esse celular dele está trabalhando como se fosse um modem 3G, certo? Não vejo outra aba onde ele entre no NM, que não a de banda larga móvel. Você não está confundindo com a aba DSL?

PS/OFF: 10K? Baralho, tanto assim já?  :o
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Tota

Ola

Pelo meu entendimento, nenhum celular trabalha como um modem 3G.

1) Ao ligar o aparelho ele automaticamente se loga na rede de telefonia, ok.

2) Ao habilitar o 3G no telefone, este se loga na rede de internet 3G automaticamente utilizando os protocolos já existentes no telefone.

3) Não é possivel ( modo avião ) se desconectar o telefone ( a parte de telefonia ) e manter a rede 3G ativa (como modem )

4) Isto posto, Um telefone celular habilitado na rede de telefonia e automaticamente já logado na rede de dados (via pppoe) poderá oferecer o serviço de tethering, quer seja, um laço para uma conexão externa (hub) cujo DHCP (geralmente no escopo 10.10.x.x) é fornecido pelo aparelho de telefone celular ao computador hospedeiro.

5) Não vejo como um telefone possa criar uma conexão analógica tty (serial) visto ele fornecer um endereço digital (ethX) para a interconexão do laço. Isto nos modems sem a parte de telefonia é obrigatório para a compatibilidade de serviços de discagem, mas não nos telefones que fornecem serviços de tethering, caso contrário seria necessário o telefone se deslogar da rede celular para executar nova discagem na rede ( #99, etc, etc,)

Sempre que conectei para tethering meus telefones celulares (Nokia, SonyEricsson, iPhone,etc) , recebi uma conexão por exemplo: ethX ( minha placa fica na eth0 ) pois o tethering dispensa a conexão pppoe ( point to point protocol over ethernet ) pois ele já fez previamente esta conexão.

O mesmo se faz com bluetooth (wlanX por ex.) e pelo mesmo princípio.

Por este pensamento, o uso da aba Banda larga móvel ( apenas um script para habilitar o protocolo pppoe ) é desnecessário quando em tethering, visto o telefone já ter se conectado, já fornecer um endereço IP ao hospedeiro que necessita apenas entender o cabo de conexão USB do telefone como uma outra placa de rede e que é exatamente o que sempre ocorreu aqui comigo, seja no Windows, Mac ou Linux.

Basta um ifconfig para se examinar o problema.

Por favor, desconsidere os pormenores ( você é cobra no assunto ) pois desejo ser corrigido se eu estiver errado em minha linha de conhecimento e com isto eu possa melhorar e dar um upgrade em minha massa cinzenta ;D

[]'s

Off topic => veja no seu perfil ou clique na aba => Home do forum, desça até => estatisticas e clique em => Mais estatisticas
Veja quem está nos TOP 10

zekkerj

Citar5) Não vejo como um telefone possa criar uma conexão analógica tty (serial) visto ele fornecer um endereço digital (ethX) para a interconexão do laço. Isto nos modems sem a parte de telefonia é obrigatório para a compatibilidade de serviços de discagem, mas não nos telefones que fornecem serviços de tethering, caso contrário seria necessário o telefone se deslogar da rede celular para executar nova discagem na rede ( #99, etc, etc,)
Sabe o mais engraçado? Não é obrigatório. Lembra que eu comentei sobre o modem Sony MD300? Ele não cria uma interface serial, ele cria uma interface que funciona exatamente como uma ethernet.

Segundo o que eu conversei com o Dan Williams ("cappo" da lista de Desenvolvedores do Network Manager --- http://mail.gnome.org/mailman/listinfo/networkmanager-list), o modem 3G genérico usa a interface serial por questão de simplicidade. E todos esses procedimentos --- discagem, ppp, etc --- são internos ao modem. Nada disso vai pra operadora!!!

E se não vai pra operadora, se fica tudo interno ao modem, a conclusão é imediata: trocando o firmware do modem, pode se mudar a forma como ele "conversa" com o computador. É o caso desse modem Sony, ele vem com um firmware que ao invés de criar interfaces seriais, cria uma interface ethernet virtual.

Tota

Exatamente porisso conectar pela aba banda larga movel a meu ver ser desnecessária

[]'s

zekkerj

... ou, outra leitura seria que... a recíproca também pode ser verdadeira, não? Um telefone também pode oferecer a mesma interface de modem 3G ao computador, não? O que impede?

Tota

Nada impede. como também nada impede os modems 3g de fazerem ligações telefonicas, basta um programa escrito para isto. ( lembra do programa para windows 3.1 que fazia isto da Qualcomm, "transformava" os modems analogicos da época para usar como telefone no computador?)