Após instalar ubuntu 8.04 windows xp não da boot

Iniciado por moreira19, 14 de Fevereiro de 2012, 22:20

tópico anterior - próximo tópico

moreira19

Olá sou novo no universo linux!!!
Tenho um hd de 250 GB que possuia 2 partições, utilizando um programa reduzi a partição de backup para poder criar uma
exclusiva para o linux.
Após apanhar um pouco instalei o ubuntu.
Agora não consigo dar boot no windows xp sp3!!(console de recuperação instalado)
Pesquisei no google e segui o as  instruções do wiki.ubuntu:
"Como adicionar uma entrada para o Windows no menu

Antes de alterar o Grub faça uma cópia de segurança. Depois abra o arquivo para edição:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Assumindo que /dev/hda1 é a localização da partição Windows: Adicione as seguintes linhas no fim do arquivo

title           Microsoft Windows
root            (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader     +1 "

Reiniciei o computador cliquei no titulo Microsoft Windows e apareceram uns comandos em Inglês.
Não sei o que faço para poder restaurar o boot do windows!!
A partição de backup que utilizo no windows xp está OK mas a unidade C: não aparece no ubuntu!!!
Gostartia muito de poder usar os dois Sistemas Operacionais no mesmo computador.
Desde já agradeço a atenção.

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1       12748   102398278+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2           12749       29009   130610524+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda3           29010       30401    11181240   83  Linux
??? ::)

garfo

Para recuperar o boot do Windows XP:

- Tenha o CD do Windows Xp em mãos
- Inicie-o e naquela tela azul que aparece para instalar o Windows, tecle R
- Vai aparecer o prompt de comando e a numeração do seu HD onde está instalado o Windows (1:, 2:, 3:, etc.), digite o número do respectivo HD.
- Digite "fixmbr" e pronto.
- Digite "exit" para sair. O sistema vai reiniciar normalmente.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

moreira19

Coloquei o cd do windows xp pressionei F2 para recuperar mas creio que pelo fato do cd ser pirata apareceu
a seguinte mensagem:
"Insira o Disquete Rotulado Disco de recuperação automatizada do sistema Windows"
o que pode ser feito?

jorge505

Colega, por que você resolveu instalar o versão 8.04?
Abraços  :)

moreira19

É que quando fiz curso técnico de computadores (em 2008) um colega de sala que vivia falando do linux e do ubuntu
me indicou o site onde se pede o cd ai desde essa época estou na espectativa de instalar o ubuntu.
No momento estou atualizando-o.

Tota

Citação de: moreira19 online 14 de Fevereiro de 2012, 22:46
Coloquei o cd do windows xp pressionei F2 para recuperar mas creio que pelo fato do cd ser pirata apareceu
a seguinte mensagem:
"Insira o Disquete Rotulado Disco de recuperação automatizada do sistema Windows"
o que pode ser feito?

Ola

O que pode ser feito... Bem, utilizar a opção correta de recuperação do win xp, voce esta na opção errada. O correto é console de recuperação, e não recuperação automatizada do sistema.

[]'s

moreira19

Como acesso o console se assim que ligo o computador e ele sai da tela da bios ja carrega o grub?
Já tentei pressionar F5 F8..

garfo

Você sabe dar boot pelo CD, certo? Creio que deu o boot pelo CD quando instalou o Ubuntu 8.04. Pois então, é a mesma coisa com o Windows. Tem que setar a bios para dar boot pelo CD, aí coloque o CD do Windows no drive e o computador inicializará pelo CD do Windows (e não pelo HD).  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Tota

"console de recuperação" é do Windows, não do Ubuntu.

Deixe passar o "tecle F2 para recuperação automatizada do sistema", depois disto é que aparece a opção de entrar no console de recuperação do Windows.

[]'s

moreira19

sim sei dar boot pelo cd sempre modifico na bios.
ok vou por o cd e deixar passar da parte do f2.
sim sei que o console é do windows.
Vou tentar aqui ^^

moreira19

Tentei restaurar e nºao da certo!!!!
A instalaçao do windows nao reconhece a particao onde ele estava apenas a minha ntfs de nackup!!!
Atualizei o ubuntu como o proprio sistema sugeriu para  versao 10. alguma cooisa.
Ao reinicar e logar no ubuntu o mesmo trava ai na terceira vez que reiniciei aparece somente a palavra grub.
Estou escrevendo atravez do rescue do kaspersky possuo esse cd e ele possue um pequeno linux eu acho,
onde posso navegar com o mozila!!!
Vou tentar recuperar o windows galera!!
Nunca pensei que daria tanta dor de cabeça!!!
Na minha mente era apenas deixar uma partiçao para o ubuntu instalar e ao ligar o computador perguntaria qual sistema
eu gostaria de usar mas pra chegar ai ta dificil!!
Agradeço eventuais ajuda!!! hehe
Desculpe alguns erros no teclado!!

Dionnatan

Se eu puder dar um conselho, instale a nova versão do Ubuntu, 11.10, logo sai a nova LTS também. ele vai reconhecer o seu XP e vai ficar tudo certo,, alem de ter um sistema e programas mais atualizados.  8)

moreira19

Fiz o download da vers'ao atual via torrent no site do ubuntu br gravei os arquivos no cd e ele nao esta dando boot!!!
To tentando restaurar meu sistrema de arquivos ntfs mas estou a beira de formatar e por o windows de novo.
hehe to cansando de tentar restaurar o windows.
De qualquer modo preciso saber como fazer para ter os dois sistemas no mesmo micro!!

irtigor

Como você gravou? Tem que usar a opção "gravar como imagem" (ou o equivalente do seu programa de gravação).

Pra recuperar o windows, como já falaram, use o "fixmbr". Depois reinstale o grub (pra poder usar o Ubuntu).

Se puder, use o 10.04 ou 11.10, o 8.4 usa o grub legacy (e já teve o suporte pra desktop encerrado).

marcolino

Caro moreira19,

Q dor de cabeça hein!

mas não fique preocupado. vc só tem q arrumar uma cópia do sistema operacional UBUNTU 10.10 íntegra. veja se consegue com algum colega ou se sua máquina tiver condições grave nela mesma. antes de iniciar a instalação da nova versão do sistema, certifique-se de que a mídia está isenta de erros (integridade do CD).
se tdo estiver ok, siga com a instalação. escolha idioma, opção de teclado, localização, fuso horário, etc. a parte mais importante é a escolha do volume para instalar o sistema. vc terá várias opções, inclusive instalar o sistema lado a lado com o Windows. pode ser de forma automática, assistida, conduzida. ou então manual, em q vc mesmo escolhe a partição em q quer instalar o sistema. essa partição deve ser classificada como pasta raiz, representada pela "/". depois deve fazer uma partição "swap" (funciona como uma memória virtual do windows).
boa sorte e não se desespere ! Linux é muito legal, vale a pena. faço tdo q o windows poderia fazer, melhor (sem precisar fragmentar, fazer manutenção, programas q travam facilmente, boot mal sucedido, etc) e sem custo algum.

marcos antonio